BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Dia de São Valentim









Eu pretendia começar a discorrer sobre outro tema. Porém, como ontem foi dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim, vou escrever sobre o amor. Antes disso, vou contar sucintamente a história do santo.



São Valentim viveu no Século III, em Roma, quando o Cristianismo ainda era proibido e o imperador Claudius proibiu casamentos durante as guerras, porque os casamentos impediam os jovens de se alistarem no Exército. Valentim era padre e continuou a celebrar casamentos. Por causa disto e por ser cristão, foi condenado à morte e decapitado em 14 de fevereiro de 278 DC. Então esta data foi adotada como Dia dos Namorados no Hemisfério Norte. No Brasil, o dia 12 de junho, foi escolhido nos anos 50 por comerciantes paulistas, pela proximidade com o dia 13, dia de Santo Antonio, conhecido como santo casamenteiro.



Meu objetivo é inquirir o conceito de amor. Pode-se defini-lo em palavras? Talvez não possa ser verbalizado, mas ele pode ser sentido. Será? Se você diz que ama alguém, já se perguntou se o que você sente é amor de verdade?



Nós, homens, temos o mau hábito de julgarmos as mulheres apenas pela aparência. Muitas vezes, olhamos para uma mulher bonita, nem precisa ser tão bonita quanto a Grazi Massafera, por exemplo, e nossa imaginação começa a trabalhar a mil. Começam a surgir primeiras, segundas, terceiras, enésimas intenções, enfim, fazemos mil planos, achando que a felicidade está nas mãos de uma só pessoa, que teremos um futuro promissor ao lado dela, porque é a mulher da nossa vida. Baseados em quê chegamos à estas conclusões? Muitas vezes essas coisas não acontecem de uma hora para outra. Esses sentimentos estranhos podem surgir depois de algum tempo de convívio com uma colega de escola, de faculdade ou de trabalho. De repente, começamos a pensar nelas com mais freqüência, a desejar estarmos sempre perto delas e achar que nossa felicidade é só esta. As garotas podem não ser tão lindas, mas para nós não existem outras. Muitas vezes nem as conhecemos direito. Ignoramos seus passados e presentes. Não sabemos como e onde vivem, o que fazem quando não estamos por perto, enfim, não sabemos se realmente valem a pena, se são para nossos bicos e se são as pessoas certas para nós. Às vezes, elas mal falam conosco. Enquanto isso, nós ficamos queimando de paixão por dentro e alimentando nosso mundinho. Macho, de que adianta você estar cheio de sentimentos aparentemente maravilhosos, e mesmo que os expresse, não ter o poder de mudar o mundo sozinho, porque o mundo e ela permanecerão indiferentes a este sentimento? Você dificilmente terá força de tornar este sonho em realidade e é pouco provável que ela queira ajudá-lo nesta tarefa.



Acredite, meu chapa, este sentimento patológico pode ser qualquer coisa do mundo, menos amor. Isto faz um mal danado, atrasa ou destrói nossa vida. Para se desintoxicar disso, não é fácil. Eu posso falar assim porque já passei por isso. Um dia, se Deus quiser, ainda construo uma clínica de desintoxicação de fantasias ruins.



Pode acontecer também que o homem e a mulher sejam bons amigos. Até que ele começa a se interessar mais por ela e a pede em namoro. Então recebe a resposta clássica: "Acho que você está se confundindo, porque só gosto de você como amigo." Por um lado, ele não está se confundindo, porque ele a conhece o suficiente para achar que vale a pena gostar dela (às vezes, ela nem vale a pena, mas ele gosta dela mesmo assim, sem saber o porquê). Por outro lado, ele está mesmo se confundindo, porque ele não tem certeza se o que sente por ela é mesmo amor ou apenas afinidade. A necessidade do contato mais profundo com alguém do sexo feminino faz o homem sentir-se atraído pela mulher que estiver mais próxima e achar que eles dão certo juntos. Mas isso não quer dizer que ele a ame.



Não sei explicar o porquê de, geralmente, o homem ser atraído pela mulher primeiro. Talvez aconteça com elas também, mas não sei explicar, porque não sei como elas pensam.



Quando o homem e a mulher se unem porque acham que dão certo um com o outro e que vale a pena experimentar, pode ser que deste namoro por afinidade surja de fato o amor. Não sei explicar como pode acontecer, embora eu ache que isso já aconteceu comigo.



Para mim, o amor deve ser saudável, recíproco e espontâneo. Deve fazer bem à saúde do corpo e da mente. Deve ser bilateral. Não adiantar um dos dois amar e o outro apenas gostar. Para mim, não tem graça o sujeito amar alguém e fazer mil e uma manobras para tentar fazer que ela o ame e depois pensar que conseguiu conquistá-la. Tenho minhas dúvidas sobre o valor da conquista. Conquistar alguém me parece artificial. É como forçar alguém a me amar, como se a hipnotizasse ou enfeitiçasse. Além disso, geralmente a mulher se retrai, pode ficar arisca e agressiva, ao perceber que está sendo flertada. Nem todas estão abertas a esse tipo de experiência. E as que estão, prefeririam não estar.



O ideal seria que o amor surgisse espontânea e simultaneamente nos corações das caras-metades. Melhor seria se nós amássemos apenas aquelas que nos amassem por acaso. Não acredito muito na sedução porque o melhor que se pode conseguir é a simpatia dela e fazer que ela aprecie sua companhia por algum tempo. Se ela me viu, me conheceu e não demonstrou interesse, é porque não devo servir para ela. Não adianta forçar a barra, nem sei se vale a pena forçar a barra com ela.



Se alguma mulher teve paciência para ler este texto até agora, peço que me perdoe, se pareço estar pondo em dúvida sua capacidade de amar. Mesmo assim, peço a você o mesmo que peço aos homens, certifique-se de que o seu sentimento é mesmo amor. Qual o seu conceito de amor mesmo?



Nós, homens, se vamos nos lançar ao jogo da sedução, devemos mudar nosso paradigma de ação. Por que será que a única coisa que nos faz dirigirmo-nos às mulheres e conhecê-las é a aparência física? Não que isso não seja relevante, mas não deve ser nosso foco principal, porque a beleza física pode se perder com o tempo. Sei que é agradável ter uma mulher linda e sensual em seus braços, mas não deseje uma garota só para usá-la como se fosse um troféu. Fuja das mais concorridas.




"Quando por alguém fores convidado às bodas, não te assentes no primeiro lugar, para que não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu, e, vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o derradeiro lugar. Mas, quando fores convidado, vai e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, assenta-te mais para cima. Então, terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa. Porquanto, qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado."



Lucas 14.8-11






Um dia desses, recebi uma mensagem em Power Point entitulada "Vá atrás de quem você ama". E eu completo: desde que ela o ame. A moral da mensagem era mais ou menos esta: saiba diferenciar aquilo que você ama daquilo que você deseja e decida qual o mais importante.



Depois de tanta verborragia sobre o amor, a única conclusão que pude tirar é que precisamos de uma investigação semiológica mais profunda para diagnosticar o que sentimos realmente.



Fall in Love with someone, don´t do it without someone.



Em inglês, você se apaixona com alguém. Então, não se apaixone sozinho.



"Mulheres nasceram para serem amadas, não para serem entendidas."



Vinícius de Moraes



"And in the end, the Love you take is equal to the Love you make."



The Beatles



"Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas coisas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais e as que se não vêem são eternas".



(II Coríntios 4:18)







Um comentário:

Ynot Nosirrah disse...

Eu prefiro ir atrás de quem me ama, pois é pouco provável que eu ganhe algo, indo atrás de quem eu amo, haja visto que talvez esta pessoa não se importe com isto.