BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

sábado, 6 de dezembro de 2008

Edição de 06-12-2008 (Não deixe passar)

Esta postagem de hoje vale por duas. Por isso demorou a sair. Vale a pena conferir.

Frase de efeito

“O homem que diz que “comeu” uma mulher é um mentiroso. Na verdade, ele é que foi “engolido” por uma mulher, pelo menos em parte. Para bom entendedor, meia palavra basta.”

Autor desconhecido



*****

Everybody´s talking


Já não me prendo mais tanto ao passado como antigamente. O presente pode não me oferecer muitas possibilidades de ser feliz. Mesmo assim, tento tirar dele o maior proveito possível. Tento vivenciar a contemporaneidade da melhor maneira possível. Eu me atualizo muito, dentro ou fora de casa. Vejo a vida como ela é agora, pois pode ser que um dia eu sinta saudades deste momento, do modo de vida em 2008, assim como sinto uma ponta de saudades do estilo de vida nas décadas de 80 e 90, e pessoas mais velhas sentem vontade de voltar aos anos 50, 60 ou 70. Minha juventude está escorrendo entre meus dedos. Daqui a vinte anos, talvez alguém ainda diga que era feliz em 2008 e não sabia.

Mais uma vez viajei na minha linha de raciocínio maluca e vim parar nesta postagem, quando menos esperava. Algumas vezes ouvi na Tempo FM de Fortaleza uma versão em formato jazz da canção “Everybody´s talking”, cantada por uma mulher. Até agora não consegui descobrir quem é a intérprete e por isso não consegui achar esta versão para baixá-la. Tudo bem, me contentei com a versão original country de Harry Nilson, do final dos anos 60. Descobri que a música fez parte da trilha sonora de um filme lançado na época chamado “Perdidos na noite”, cujo título original é “Midnight Cowboy”. O longa metragem, estrelado por John Vogt, pai de Angelina Jolie, fala sobre um cidadão que sai do interior do Texas para morar em Nova Iorque e vai vestido de caubói, achando que vai abalar. Coitado, quebra a cara ao descobrir que as coisas não são tão fáceis assim por lá.

Acabei de vê-lo pela primeira vez, via Youtube, onde ele se encontra dividido em onze partes. Precisava saciar minha curiosidade de procurar a clássica cena em que um homem caminhava desolado, deprimido e indiferente à multidão pelas ruas de Nova Iorque, ao som de “Everybody´s talking”. Não sei explicar o porquê, mas eu me identifiquei com aquela cena, que já foi copiada em outros filmes e em comerciais. Às vezes eu me sinto assim que nem ele naquela ocasião, vagando pelas ruas sem rumo certo. Eu me identifiquei também com a letra da música, apresentada a seguir.

Everybody's talking at me
I don't hear a word they're saying
Only the echoes of my mind

People stopping staring
I can't see their faces
Only the shadows of their eyes

I'm going where the sun keeps shining
Thru' the pouring rain
Going where the weather suits my clothes
Backing off of the North East wind
Sailing on summer breeze
And skipping over the ocean like a stone


http://letras.terra.com.br/harry-nilsson/28424/.

Outra coisa que me chamou a atenção foi que o cara parecia meu amigo Felipe, que há algumas semanas foi a uma festa à fantasia vestido de caubói achando que ia arrasar. Levou até uma tira de corda para jogar sobre as garotas. Queria que você visse. É muito hilário esse cidadão paquerando. Brincadeiras à parte, a gente fica sacaneando o cara, mas ele geralmente consegue o que quer.

Este filme conseguiu me emocionar. Aqueles pobres coitados, assim como eu, estavam tentando achar seus verdadeiros lugares no mundo. A diferença é que eu ainda tenho um lar e ainda tenho de quem me valer. Mesmo assim, ainda tenho esta dúvida: onde é o meu lugar???

Estranhamente, depois que comecei a estudar medicina, tornei-me mais sensível ao sofrimento humano. Mas isto é outra história.

Não achei a tal clássica cena. Na verdade, os protagonistas passam por vários “altos-e-baixos”. Durante as fases de baixos é que o caubói aparece vagando pela cidade sem saber o que fazer, mas o fundo musical geralmente é um som melancólico de gaita. A canção de Harry Nilson aparece mais nas fases de altos.

Agora, deixo com vocês alguns “trailers” do filme e um videoclipe da canção principal. Se você quiser ver o filme completo, clique em
http://br.youtube.com/results?search_query=midnight+cowboy&search_type=&aq=o
e dirija-se ao Youtube, onde vai encontrá-lo dividido em onze partes, de dez minutos cada, ou quatorze partes, cujo tempo de cada uma ignoro.
Se quiser saber mais sobre a película, dirija-se ao blog de Renata Cordeiro (http://poemasscancoes.blogspot.com/2008/12/crtica-perdidos-na-noite-midnight.html). Fiz o seguinte comentário na postagem dela:

“Bravo, Renatinha. Você nos surpreendendo como sempre. Muito obrigado por atender meu pedido. Ainda estou vendo o filme, parte por parte, pelo Youtube, e assim, bem como através desta postagem, descubro que ele é muito melhor do que eu imaginava. Meus amigos talvez me considerem brega por ver um filme assim, mas não saber que filme foi lançado semana passada. Mas não estou nem aí. Estou feliz.
Como você disse, a terra da liberdade pode escravizar pessoas na miséria. Que o digam pessoas que saíram do Nordeste para "tentar a sorte" em São Paulo. Que o digam pessoas que tentam entrar de todas as maneiras nos EUA. Não basta ir para um lugar assim que tudo melhora de uma hora para outra. Será que meu lugar estaria reservado em um lugar assim? Dificilmente. Um dia desses eu comentei em meu blog que queria ir embora, ir para um lugar diferente e começar uma vida nova. Mas fugir para onde? Dificilmente me adaptaria fora do Brasil e se eu fosse morar nos Estados Unidos, Deus me livre de Nova Iorque.
Renatinha, muitissimo obrigado. Deus te abençoe. Em breve vou falar também sobre este filme.”


Em tempo: um outro filme no qual eu vi uma cena parecida foi em “Forrest Gump”, no qual o protagonista empurra um amigo seu em uma cadeira de rodas pelas ruas de Nova Iorque, ao som de “Everybody´s talking” e quase são atropelados. Mais uma vez, um ser marginalizado pela sociedade aparece cuidando de outro ser na mesma situação.


OK


OK


OK


OK


OK


*****

Notícias das entidades médicas

Estou pondo esta porque ontem foi um dia especial, Dia do Médico de Família e Comunidade.


5 DE DEZEMBRO – DIA DO MÉDICO DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

A data é referência a 5 de dezembro de 1981, quando foi criada a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade - SMBFC.
O Ceará passou a ser o primeiro Estado do Brasil a Instituir oficialmente o Dia 05 de Dezembro como o Dia do Médico de Família e Comunidade.
O Dia do Médico de Família e Comunidade foi instituído por um Projeto de Lei de autoria do Deputado Estadual Hermínio Resende e sancionado pelo Governador Cid Ferreira Gomes em 04 de setembro de 2007. A Lei nº 13.966, de 04/09/07 dispõe sobre a instituição do Dia do Médico da Família e Comunidade no Estado do Ceará e foi publicada no Diário Oficial em 28/09/2007.
Segundo o deputado, a promulgação da lei é uma homenagem justa a estes especialistas, que prestam seus serviços às famílias inseridas nas comunidades em que atuam.
“Instituir em nosso Estado o dia 5 de dezembro como o Dia do Médico de Família e Comunidade é prestigiar e incentivar estes profissionais e reconhecer o papel que vêm desempenhando na implantação de uma política pública de saúde que realmente traz uma melhora na qualidade de vida de toda a nossa população”.

SBI LANÇA PROGRAMA GESTAÇÃO POSITIVA
A Sociedade Brasileira de Infectologia lançou dia 1º de dezembro, o projeto "Gestação Positiva", com o patrocínio do laboratório Abbott e apoio da Associação Médica Brasileira (AMB) e Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). De alcance nacional, o projeto visa atender médicos ginecologistas, obstetras, pediatras e infectologistas de todo o país.
O projeto contará com a consultoria técnica de infectologistas da SBI especializados no acompanhamento e tratamento de gestantes soropositivas. Por meio de um tele-atendimento, o serviço poderá ser utilizado no momento em que o médico tiver algum tipo de dúvida quanto ao tratamento e uso de anti-retrovirais em gestantes e lactantes infectadas pelo HIV, seja do consultório, do hospital, de casa, no momento em que estiver atendendo ou assistindo um paciente, enquanto estiver estudando ou pesquisando, ou, simplesmente quando surgir uma dúvida.
Respostas às dúvidas consideradas mais freqüentes serão esclarecidas já no primeiro contato; casos especiais receberão resposta por e-mail em até 24 horas. O telefone é 0800 7771080 (ligação gratuita).
CRISE NA SAÚDE. TV GLOBO ENFATIZA A FALTA DE MÉDICOS NO INTERIOR
A crise na saúde no Brasil foi tema de matéria principal da edição de 25/11 do Bom Dia Brasil, noticiário que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h15min, pela TV Globo. A reportagem da jornalista Sandra Passarinho, com comentários de Alexandre Garcia, descreve a situação nos hospitais públicos e dá ênfase a problemas como a falta de médicos nas cidades do interior, a relação médico-paciente e a falta de condições de trabalho oferecidas aos profissionais. A reportagem foi pautada a partir de um estudo desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais, a pedido do Ministério da Saúde.
Em seu comentário, Alexandre Garcia sai em defesa da categoria médica, dizendo, entre outras coisas, que "diante da incapacidade de administrar a saúde pública, os governantes preferem culpar os médicos, para quem não dão meios de trabalho".

Fonte: Imprensa FENAM

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA REJEITA PROJETO QUE BENEFICIA DIPLOMAS CUBANOS
A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados rejeitou, na manhã do dia 26 de novembro, o Projeto de Decreto Legislativo 346/07 que facilita o reconhecimento de diplomas de médicos brasileiros formados em Cuba. O governo e o Ministério da Educação se sensibilizaram pelos argumentos das entidades médicas que sempre defenderam a necessidade de um tratamento uniforme – e de acordo com a lei – para todos os estudantes brasileiros que cursam medicina no exterior.
O relator da Comissão, deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), também afirmou que não há razão para tratar brasileiros que estudam em Cuba de maneira diferente dos que têm diplomas em outros países. O projeto dispensava estudantes da Escola Latinoamericana de Medicina (Elam) de realizar um exame específico, que é exigido hoje para qualquer portador de diploma de Medicina estrangeiro.
“O acordo com Cuba excluía os onze mil estudantes que estão na América Latina e apenas contemplava uma única escola, que por sinal só formou duas turmas até hoje”, salienta o presidente do CFM.

Fonte: CFM

Estas e outras notícias em http://www.amc.med.br/.

Código de Ética censura brindes para médicos
A prática comum entre médicos de aceitar viagens, inscrições em congressos e brindes da indústria farmacêutica deverá ser proibida pelo novo Código de Ética Médica, previsto para entrar em vigor no próximo ano. Um grupo importante do Conselho Federal de Medicina (CFM), que agora começa a discutir o novo texto, defende que esse comportamento passe a ser considerado formalmente como infração ética. “Médico tem de deixar de ser garoto-propaganda”, afirmou o vice-presidente do CFM, Roberto Luiz d’Ávila. “Sinto-me envergonhado com a atitude dos colegas.”
http://www.sbmfc.org.br/comunicacao/noticias/4c2fd551-7cf8-4924-b3fe-2546cb2199e0.aspx.

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) vem por meio desta apoiar a recomendação do Instituto Nacional de Câncer (INCA) que desaconselha exame de PSA ou toque retal de rotina sem discutir riscos e benefícios com os pacientes. Sabe-se que a realização de exames não é isenta de risco e os seus benefícios ainda não são comprovados. Vale lembrar que o US Preventive Services Task Force (USPSTF), grupo norte americano que se dedica a avaliar os rastreamentos necessários, revisou os estudos em 2008 e chegou a mesma conclusão do INCA. No video disponibilizado gratuitamente através do link http://www.ahrq.gov/audio/vidStream/clips/prostateCancer.asx um dos médicos de família vinculados ao referido grupo orienta a melhor forma de debater o tema com os pacientes sem focar exclusivamente no medo da doença.

Estas e outras notícias em http://www.sbmfc.org.br/Pages/HomePage.aspx.


*****

Em tempo

Hoje é meu 11º aniversário de crisma. Você não sabe o que é crisma? Então descubra aqui:
http://www.capela.org.br/Catecismo/crisma.htm.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Crisma.
http://saiu.com.br/crisma-simbolos-e-gestos/.


*****

Evangelho de 06-12-2008

Mateus 9,35–10,1.6-8
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade.
36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”
10,1E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade.
Enviou-os com as seguintes recomendações: 6“Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/index.php?dia=6&mes=12&x=19&y=7.





*****

2 comentários:

Morango com leite condensado disse...

"Mesmo assim, ainda tenho esta dúvida: onde é o meu lugar???"

Faço minhas as suas palavras...Às vezes me faço essa pergunta e junto com ela tb me pergunto que missão realmente é a minha nessa terra.

Bjos

Cleo disse...

Ynot Nosirrat, tentei o link na tua página e abriu aqui no Infinito, tá certinho, o que será que houve? tentei em outros blogs que tbm tem o link este e dá certo na minha página. Sinceramente não sei o que deu errado.

quanto a tua postagem, excelente. O filme, o teu texto. E é isso mesmo, não adianta ir prá outro lugar, tentar achar nosso caminho. se trocamos de lugar, levamos nós mesmos junto, todas as nossas dúvidas, anseios, sonhos, desespero e o que quer que seja. então temos que primeiro tentar achar nosso mundo dentro de nós. aí sim poderemos escolher qualquer lugar para estar, estaremos bem, pois estamos bem . penso que seja isso.

Beijos e bela semana.
Cleo