BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Edição de 15-12-2008

Viagem mágica e misteriosa?!

Hoje faz dez anos do meu retorno da primeira viagem que fiz sozinho, ocasião em que fui à Natal fazer vestibular para medicina. Tudo bem que eu conheci o lugar, mas mesmo assim foi perda de tempo. Estava despreparado, desconcentrado, desequilibrado e inseguro. Estava atirando no escuro. Não sabia ao certo o que eu queria na vida. Por isso, não tentei medicina em casa. Mas isto já é outra história. Depois eu falo mais sobre isto.

Aquela viagem à Natal não foi grande coisa, embora eu tenha sentido vontade de voltar. Mas eu tinha a mania de construir minhas casas nas areias, como dizia o Evangelho. Talvez nas areias do Morro do Careca. Por isso elas afundaram ou desmoronaram. Falando em Morro do Careca, eu consegui escalá-lo, o que já era proibido na época. Então não tente fazer o mesmo. Dizem que Natal é uma das capitais mais tranqüilas e com melhor qualidade de vida. Ainda penso na possibilidade de me mudar para lá. Até pensei que lá eles tivessem horário de verão, porque ouvi uma emissora de rádio que anunciava as horas sempre adiantadas.

Na verdade, a maioria das pessoas estava lá apenas a passeio. Fizeram muitas festas. Talvez apenas eu estivesse realmente interessado em passar, mesmo não tendo chance alguma de tornar aquilo realidade e mesmo sem saber se valia a pena ser médico. Aí uma pessoa me disse mais o menos assim: ”Não se deve pedir a Deus para passar no vestibular. Se Ele achar que você vai ser feliz, Ele vai te ajudar.” E ajudou mesmo, alguns anos depois.

Enquanto estava lá, acordava todos os dias às cinco da manhã, com a TV ligando sozinha, as faixas verticais coloridas aparecendo e uma música tocando, além de o telefone chamando. Dormia pouco, mas não me sentia cansado.

Não me lembrei de sondar bem o ambiente em que estava inserido. Devia ter conhecido melhor o lugar e as pessoas, começando pelo hotel. Eu ainda guardo algumas fotos. Só não posso mostrar alguma delas aqui, pois não as tenho escaneadas. Ainda bem, porque elas ficaram muito ruins.

Eu devia ter deixado para fazer aquela viagem em uma ocasião mais adequada, por um motivo mais decente, como um congresso ou uma lua-de-mel, por exemplo.

Aquela viagem não foi tão mágica e misteriosa como você deve estar pensando, embora eu tenha visto muita coisa engraçada. Mesmo assim, pus este título na postagem porque a data merece ser lembrada, pois foi a primeira vez que viajei sozinho, coisa que agora eu faço rotineiramente. Naquele tempo, eu já tinha vontade de fugir da rotina que eu vivia, de ir embora, ou de desaparecer. Achei que lá seria meu melhor refúgio. Mas eu me arrependo de não ter comprado um exemplar de algum jornal de lá, para guardar de lembrança. Mas agora, com a Internet, isto não é mais necessário: http://tribunadonorte.com.br/.

Para comemorar, deixo um clipe de “Magical Mystery Tour”.





*****

Evangelho de 15-12-2008

Mateus 21, 23-27

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 23Jesus voltou ao Templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: “Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?”
24Jesus respondeu-lhes: “Também eu vos farei uma pergunta. Se vós me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço estas coisas. 25Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?”
Eles refletiam entre si: “Se dissermos do céu, ele nos dirá: ‘Por que não acreditastes nele?’ 26Se dissermos: ‘Dos homens’, temos medo do povo, pois todos têm João Batista na conta de profeta”. 27Eles então responderam a Jesus: “Não sabemos”. Ao que Jesus também respondeu: “Eu também não vos direi com que autoridade faço estas coisas”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/index.php?&dia=15&mes=12&ano=2008.



*****

Um comentário:

RENATA CORDEIRO disse...

Amiguinho:
Publiquei no Galeria e nos meus outros Blogs. Apareça.
Beijos ternos,