BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

domingo, 29 de junho de 2008

Na chuva, na fazenda



 

Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda

Kid Abelha


Compositor: Hyldon

Não estou disposto
A esquecer seu rosto de vez
E acho que é tão normal
Dizem que eu sou louco
Por eu ter um gosto assim
Gostar de quem não gosta de mim...

Jogue suas mãos para o céu
Agradeça se acaso tiver
Alguém que você gostaria que
Estivesse sempre com você
Na rua, na chuva, na fazenda
Ou numa casinha de sapê...

Não estou disposto
A esquecer seu rosto de vez
E acho que é tão normal
Dizem que sou louco
Por eu ter um gosto assim
Gostar de quem não gosta de mim...

Jogue suas mãos para o céu
Agradeça se acaso tiver
Alguém que você gostaria que
Estivesse sempre com você
Na rua, na chuva, na fazenda
Ou numa casinha de sapê...(3x)

De sapê!...

http://kid-abelha.lyrics.com.br/letras/116744/.


 

Pensamento de 29062008

"O que eu ouço, eu esqueço. O que eu vejo, eu lembro. O que eu faço, eu entendo."

Confúcio

Evangelho de 29062008

A afirmação de Pedro

Mt 16,13-19

Jesus foi para a região que fica perto da cidade de Cesaréia de Filipe. Ali perguntou aos discípulos:
- Quem o povo diz que o Filho do Homem é?
Eles responderam:
- Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum outro profeta.
- E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? - perguntou Jesus.
Simão Pedro respondeu:
- O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo.
Jesus afirmou:
- Simão, filho de João, você é feliz porque esta verdade não foi revelada a você por nenhum ser humano, mas veio diretamente do meu Pai, que está no céu. Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu; o que você proibir na terra será proibido no céu, e o que permitir na terra será permitido no céu.

Palavra da Salvação, Glória à Vós, Senhor.

Nesta narrativa, presente nos três evangelhos sinóticos, está em questão a identidade de Jesus. Dois títulos se confrontam: Filho do Homem e Cristo. Jesus, com freqüência, identifica-se como o "Filho do Homem". Por outro lado, os discípulos originários do judaísmo identificam Jesus como o "Cristo". O "Filho do Homem" é uma expressão que aparece quase uma centena de vezes no profeta Ezequiel, exprimindo a condição humana comum e frágil de alguém que coloca toda sua confiança em Deus. "Cristo", que é sinônimo de messias ou ungido, é um título aplicado abundantemente a Davi, ou a um seu descendente, no Primeiro Testamento, estando associado à idéia de um chefe poderoso e dominador.
Em seguida à "profissão de fé" de Pedro, vem o anúncio da Paixão, no qual Jesus se revela frágil e vulnerável à violência dos opressores, descartando qualquer disputa de poder. E, ainda ligado ao mesmo tema, seguem-se as condições para seguir Jesus: renunciar aos projetos de glória deste mundo, consagrando sua vida ao serviço dos oprimidos e excluídos em uma comunhão de amor que é a comunhão com Jesus e o Pai.
Na primeira e na segunda leituras, temos as memórias de Pedro e Paulo, que entregaram suas vidas a serviço do anúncio do evangelho de Jesus.

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=21%2f06%2f2008&EvangelhoID=2590.


 


 


 


 


 

Notícia tosca

Gambá deixa unidades da UFRGS sem luz

Da redação

Um incidente no último fim de semana derrubou a energia em algumas unidades da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): um gambá entrou na rede elétrica.

A extensão do estrago causado pelo animalzinho não foi divulgada - segundo o jornal gaúcho "Zero Hora", após a invasão do gambá, um "outro problema teria ocorrido no sistema", causando um blecaute nas faculdades de Odontologia, Medicina, Psicologia e Bioquímica que dura até esta segunda-feira (02).

Além das faculdades, o restaurante universitário, a editora, a gráfica e a Farmácia Popular da UFRGS também ficaram no escuro. E os telefones, mudos.

Tia Izildinha, que era uma universitária politicamente engajada em maio de 1968, acha que a sabotagem causada pelo gambá gaúcho foi mais eficiente que algumas ocupações de reitorias por aí.

http://noticias.uol.com.br/tabloide/tabloideanas/2008/06/02/ult1594u1288.jhtm.


 

Liga de Saúde da Família no Ceará seleciona estudantes

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizarão de 2 a 4 de julho o processo seletivo para o projeto Liga de Saúde da Família. Os estudantes interessados poderão se inscrever para a seleção até 1º de julho, na coordenadoria de extensão do campus do Porangabuçu. São oferecidas 42 vagas para estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Educação Física, Farmácia e Psicologia, sendo sete vagas por curso.

No ato da inscrição, o estudante deve entregar a ficha de inscrição preenchida (disponível nas páginas www.prex.ufc.br e www.sms.fortaleza.ce.gov.br); carta de intenção, descrevendo as razões de participar do projeto; histórico escolar; currículo simplificado (incluindo os projetos e pesquisas desenvolvidas pelo estudante) e uma foto 3x4. A seleção constará de análise de carta de interesse e histórico escolar, além das entrevistas, marcadas para os dias 3 e 4 de julho.

O projeto Liga de Saúde da Família foi criado para fortalecer a construção de práticas interdisciplinares na atenção básica. Um dos pré-requisitos do processo seletivo é o estudante ter participado do curso de extensão comunitária

Fonte: Jornal O Povo (Ceará) - 21/06/2008

http://www.sbmfc.org.br/comunicacao/noticias/274d0f9b-de3e-4727-8460-8c671a1ed8de.aspx.

Evangelho do dia 28062008

Jesus cura o empregado de um oficial romano

Mt 8,5-17

Quando Jesus entrou na cidade de Cafarnaum, um oficial romano foi encontrar-se com ele e pediu que curasse o seu empregado. Ele disse:
- Senhor, o meu empregado está na minha casa, tão doente, que não pode nem se mexer na cama. Ele está sofrendo demais.
- Eu vou lá curá-lo! - disse Jesus.
O oficial romano respondeu:
- Não, senhor! Eu não mereço que o senhor entre na minha casa. Dê somente uma ordem, e o meu empregado ficará bom. Eu também estou debaixo da autoridade de oficiais superiores e tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Digo para um: "Vá lá", e ele vai. Digo para outro: "Venha cá", e ele vem. E digo também para o meu empregado: "Faça isto", e ele faz.
Quando Jesus ouviu isso, ficou muito admirado e disse aos que o seguiam:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nunca vi tanta fé, nem mesmo entre o povo de Israel! E digo a vocês que muita gente vai chegar do Leste e do Oeste e se sentar à mesa no Reino do Céu com Abraão, Isaque e Jacó. Mas as pessoas que deviam estar no Reino serão jogadas fora, na escuridão. Ali vão chorar e ranger os dentes de desespero.
E Jesus disse ao oficial:
- Vá para casa, pois será feito como você crê.
E naquele momento o empregado do oficial romano ficou curado.
Jesus foi à casa de Pedro e viu a sogra dele de cama, com febre. Jesus tocou na mão dela, e a febre saiu dela. Então ela se levantou e começou a cuidar dele.
Depois do pôr-do-sol, o povo levou até Jesus muitas pessoas que estavam dominadas por demônios. E ele, apenas com uma palavra, expulsava os espíritos maus e curava todas as pessoas que estavam doentes. Jesus fez isso para cumprir o que o profeta Isaías tinha dito:
"Ele levou as nossas doenças
e carregou as nossas enfermidades."

Palavra da Salvação, Glória à Vós, Senhor.

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=21%2f06%2f2008&EvangelhoID=2590.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

"Formação de médico ignora SUS", diz estudo do Instituto Oswaldo Cruz.

O Estado de S.Paulo
27/06/2008
VIDA&
Formação de médico ignora SUS
Só 5% dos alunos querem trabalhar em pequenas cidades, onde está a maioria dos projetos de Saúde da Família.

(Eu estou nesses 5%, modéstia à parte. Tenho interesse por cidades do interior, não apenas por causa das oportunidades de emprego e dos salários, mas por causa da qualidade de vida. Não tenho grande apego à capital. Só venho à Fortaleza de vez em quando para ver meus pais. Mas não julgo mal meus companheiros. Eles construíram muito de suas vidas na capital.)


Alexandre Gonçalves

 Apenas 5% dos estudantes de medicina desejam trabalhar em pequenas cidades do interior. Essas regiões concentram a maioria dos projetos de Saúde da Família, capazes de resolver 70% dos problemas de saúde da população. A informação é parte de uma pesquisa do Instituto Oswaldo Cruz (IOC).
 O médico Neilton Oliveira, autor do estudo, entrevistou 1.004 estudantes do internato de 13 cursos de Medicina em Goiás, Tocantins, Alagoas, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
 Segundo a pesquisa, 63% dos alunos pretendem atuar como médico especialista depois de formados. "Esse é o ideal de muitos: ser um grande especialista, altamente remunerado", afirma Oliveira. "Na contramão, o SUS demanda profissionais dispostos a atuar na atenção integral da saúde." Apenas 12% dos alunos entrevistados acreditam que suas faculdades consideram as necessidades do SUS na hora de montar o currículo do curso de Medicina.

(Já é possível ser especialista no interior. Muitas faculdades médicas do interior já oferecem cursos de pós-graduação, principalmente lato sensu (residência). Sem contar que a presença destas faculdades pode facilitar o acesso à educação continuada. A carência de especialistas no interior é muito grande, especialmente em determinadas áreas. Eu acredito que o currículo de meu curso foi baseado no SUS, porque ele enfatiza bastante o PSF, do começo ao fim.)

Oliveira afirma que a maior parte das faculdades da área restringe a prática aos hospitais associados às universidades. "Os alunos precisam vivenciar a realidade das unidades básicas de saúde. Precisamos trazer o conhecimento científico e acadêmico para o dia-a-dia da população."
 Ana Estela Haddad, diretora de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, concorda com o diagnóstico de Oliveira. "É preciso que a educação médica se estabeleça definitivamente em novos cenários, onde as práticas assistenciais estejam ocorrendo: nas unidades básicas de saúde e não somente no hospital", afirma.
 Algumas faculdades já adotam modelos alternativos com a ajuda do Pró-Saúde, programa do ministério que financia instituições dispostas a aproximar seus estudantes dos centros de saúde.
 Na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por exemplo, os alunos atuam na rede básica no 4º e no 5º anos. Duas turmas já se formaram com o novo currículo. "A experiência nos centros de saúde mostra ao aluno que é possível fazer boa medicina na atenção básica", afirma a coordenadora do curso de Medicina da Unicamp, Angélica Zeferino.
 A Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi ainda mais radical. "Os alunos freqüentam, desde o primeiro ano, as unidades básicas de saúde", explica Abel Soares, coordenador do internato médico.
 Ana afirma que o ministério está produzindo um documento com os resultados já observados do Pró-Saúde.
Valorização
 Para o coordenador da Comissão de Ensino Médico do Conselho Federal de Medicina (CFM), Genário Barbosa, mudanças curriculares só resolvem uma parte do problema. "É preciso valorizar o profissional que trabalha com saúde da família", afirma Barbosa. "Se fizermos isso, os estudantes vão se interessar pela área."
 A estudante do 4º ano de Medicina na Unicamp, Etienne Cordeiro, deseja fazer residência em ortopedia. Ela aponta a falta de estrutura nas cidades pequenas como um fator que desestimula a ida de profissionais jovens. Pamella Nakvasas, colega de Etienne, também quer ser ortopedista. As duas valorizam a experiência no Centro de Saúde Barão Geraldo, em Campinas. "Quando atendemos no pronto-socorro do hospital, criamos poucos vínculos com o paciente", afirma Pamella. "Adquirimos essa experiência no centro de saúde."
 No ano passado, dos 110 alunos formados pela Unicamp, 15 resolveram não prestar residência. Preferiram trabalhar no SUS alguns anos antes de escolher uma especialidade. "Isso nunca tinha acontecido antes", comemora Angélica. "Mas, sem dúvida, o estudante ainda se sente pouco animado com uma carreira onde o profissional é pouco valorizado."
Panorama
 5% dos alunos de Medicina querem ir para pequenas cidades
 63% dos estudantes desejam se especializar
 12% dos entrevistados, apenas, dizem que faculdades atendem às necessidades do SUS.

http://www.sbmfc.org.br/comunicacao/noticias/53330ccd-9402-4809-ac46-419de4be66f4.aspx.


 


 

PSF de BH é referência nacional e internacional

    Vou pesquisar mais sobre a atenção primária na capital mineira. Há tempos que me sinto tentado a ir morar lá.

"Referência nacional e internacional, o Programa de Saúde da Família (PSF) de Belo Horizonte representa hoje o eixo estruturante do Sistema único de Saúde na cidade. é o maior programa de Atenção Básica do Brasil, com maior cobertura por Equipes de Saúde da Família em grandes centros. Atualmente, o PSF beneficia cerca de 76% da população da capital mineira, o que representa 1,8 milhão de habitantes.

Em Belo Horizonte, a Atenção Básica é formada pelos 145 centros de saúde, que são a principal porta de entrada para os serviços do SUS-BH. O atendimento é feito pelas 508 equipes de Saúde da Família, formadas por profissionais como médicos, enfermeiros, agentes comunitários, auxiliares de enfermagem, dentistas, psicólogos, entre outros profissionais.

De acordo com a gerente de Assistência da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Gesteira, as equipes estabelecem estratégias de organização para conhecer e acompanhar a população da sua área de abrangência, levando em consideração as necessidades de cada comunidade e procurando resolver seus problemas. Sônia explica também que o PSF atrai os profissionais por oferecer maior potencial para o cuidado com os pacientes. "O programa possibilita ampliação de cobertura, contratação de profissionais generalistas e a presença do Agente Comunitário de Saúde (ACS), que tem contato direto com as famílias", frisa.

A médica do Centro de Saúde Paraíso, região Leste da cidade, Ana Cristina Fonseca Espínola, relata com satisfação sua experiência no Programa de Saúde da Família. "Eu tinha especialização em ginecologia e mastologia. Há seis anos conheci a proposta do PSF e gostei muito. Comecei a trabalhar no centro como médica generalista e minha área de atuação foi ampliada. Tenho a oportunidade de atender toda a família de um mesmo paciente e também de acompanhar o diagnóstico de cada um", explica.

A Agente Comunitária de Saúde, Mara Cristina da Silva Gomes, trabalha no Centro de Saúde Vera Cruz, Região Leste, há oito anos. Ela resume como é trabalhar no Programa de Saúde da Família. "Eu acho que o PSF abriu as portas para o usuário. O contato pessoal com as famílias é fundamental para conhecer a história de cada paciente e para direcionar a demanda de cada um ao centro de saúde", disse."


Boletim Saúde Secretaria Municipal de Saúde  nº 16 - de 23 a 29 de junho de 2008

http://www.sbmfc.org.br/comunicacao/noticias/b2bc736b-9543-4e14-aa60-b33b25688bf1.aspx.

O barato que sai caro

Divulgado durante a última Assembléia Mundial de Saúde, em maio deste ano, o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Fórum Mundial de Economia (FME) revelou que a perda de renda acumulada com a queda de produtividade e os custos com tratamentos de doenças entre os empregados no Brasil pode chegar a US$ 49,2 bilhões entre 2005 e 2015.
 Os novos dados mostram uma sensível piora nas projeções dos custos com doenças crônicas no local de trabalho.
 Problemas cardíacos, câncer, diabetes e doenças respiratórias poderão gerar prejuízos da ordem de US$ 9 bilhões por ano em 2015, de acordo com o estudo. O número é mais de três vezes maior que o estimado no relatório anterior, datado de 2005, que era de US$ 2,7 bilhões.
 O impacto humano das doenças crônicas também é desastroso e, segundo o relatório, os países em desenvolvimento serão os mais afetados. Brasil, Rússia, Índia e China irão perder mais de 20 milhões de vidas produtivas anualmente por causa de doenças do coração e câncer. No mundo todo, essas doenças são responsáveis por mais de 60% de todas as mortes, e a projeção divulgada é de que chegará a 47 milhões o número de mortes anualmente nos próximos 25 anos.
 Para evitar tanto prejuízo econômico e humano, felizmente, não é preciso esperar por nenhuma grande descoberta científica. A ameaça das doenças crônicas pode ser superada usando um caminho que já existe e todo mundo conhece: prevenção. Adotar estilos de vida mais saudáveis, sem tabaco, com prática de atividades físicas e alimentação balanceada. Além de efetivas, essas soluções apresentam uma ótima relação custo-benefício.
 Felizmente, multinacionais como ArcelorMittal, Pepsi Cola, Nestlé, Unilever e Pfizer lançaram, durante a última assembléia, um apelo para que governos e empresas promovam programas de saúde em seus locais de trabalho.
 Ao mesmo tempo, o Instituto Nacional de Saúde e Excelência Clínica britânico (Nice, na sigla em inglês) fez o mesmo apelo na Inglaterra.
 No Brasil, o número de mortes ocasionadas por doenças crônicas é assustador, principalmente se considerarmos que a maioria dos casos é possivelmente evitável. Por ano, são 400 mil mortes e os custos com tratamento chegam a R$ 11 bilhões, segundo o Ministério da Saúde. Precisamos chamar a atenção para a necessidade de uma ação abrangente e integrada como meio de se alcançar sucesso na luta contra essas perdas. Economizar com prevenção em saúde é o barato que sai caro.
Dr. Gilberto Ururahy -  médico.

Fonte: O Globo (RJ) - 27/06/2008 - Editoria de Opinião

http://www.sbmfc.org.br/comunicacao/noticias/567163c6-641e-465c-82e1-868e4f2ad160.aspx.


 

sábado, 28 de junho de 2008

Assembléia Legislativa do Ceará transcreve artigo da Presidente da SBMFC

A Assembléia Legislativa do Estado do Ceará requereu a inscrição os Anais da Casa, do Artigo "Atenção Primária", da presidente da SBMFC, Dra. Maria Inêz Padula Anderson, publicado no Jornal O Povo, no dia 29 de abril. O requerimento, feito pelo Deputado Roberto Cláudio, Vice-líder do Governo, ressalta que "no artigo em apreço, a articulista comenta a imnportância e também analisa os resultados da Estartégia de Saúde da Família (ESF), que é o modelo assistencial de AtençãoPrimáriqa à Saúde definido pelo Sistema Único de Saúde (SUS)".  A SBMFC e a presidente do jornal, Luciana Dummar, foram comunicadas da iniciativa pela presidência da ALEC.

Abaixo, o texto da Dra. Maria Inêz Padula Anderson, que também pode ser lido no link do jornal http://www.opovo.com.br/opovo/opiniao/784442.html..

Jornal O POvo - Ceará - 29 de abril de 2008
Editoria de Opinião - artigo
"Atenção primária", por Maria Inez Padula Anderson

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é o modelo assistencial de Atenção Primária à Saúde definido para o SUS


 
29/04/2008 00:35


Compreende-se hoje, com maior clareza no Brasil, a importância da Atenção Primária à Saúde. É neste nível de atenção onde tudo se inicia. Aqui devem ser desenvolvidas - de forma integrada e articulada - ações de educação, promoção, prevenção, recuperação e reabilitação para os problemas mais prevalentes de saúde. O foco não são as partes do corpo ou os sistemas orgânicos, mas, sim, as pessoas, as famílias, a comunidade e seus processos de adoecer e preservar a saúde.

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é o modelo assistencial de Atenção Primária à Saúde definido para o SUS. Nos últimos 10 anos, a ESF atingiu a marca de implantação e funcionamento de 27 mil equipes de Saúde da Família, com mais de 80 milhões de pessoas cobertas, o que representa cerca de 50% da população brasileira. A estas equipes, formadas por médicos de família, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de Saúde, foram acrescidas, a partir de 2002, as equipes de Saúde Bucal.

Os resultados da ESF têm sido relevantes, modificando, de forma significativa, indicadores de morbimortalidade, com ampliação da cobertura assistencial de gestantes, puericultura, doenças crônico-degenerativas, cobertura vacinal, aleitamento maternos, entre outros. Os princípios e preceitos da ESF, à semelhança de outras experiências exitosas, têm servido de inspiração para diferentes países reverem e adequarem seus modelos de Atenção Primária à Saúde.

No Brasil, estudo do Ministério da Saúde evidencia que a expansão do ESF está associada à relevante queda das taxas de Mortalidade Infantil (de 22,4%, em 1998, para 18,8%, em 2003), da Mortalidade Infantil pós-neonatal (9,2%, em 1998, para 6,5%, em 2003), ao aumento da cobertura vacinal (39,5% para 64,2% no mesmo período), além de resultados positivos também em relação ao aleitamento materno. Outros estudos demonstram os benefícios do ESF na melhoria de vários indicadores e de diferentes agravos à saúde: maior detecção de doenças crônicas como Diabetes Melito e Hipertensão Arterial.

Entretanto, a ESF ainda enfrenta grandes desafios e um dos principais é a qualificação dos profissionais. Somente com a qualificação poderemos ter uma maior resolubilidade da atenção e assim ampliar á área de atuação influenciando positivamente a reorganização do Sistema de Saúde.

Neste sentido, o 9° Congresso Brasileiro de MFC apresenta-se como um espaço de revisão, obtenção de novos conhecimentos e troca de experiências para profissionais que, pelas características do seu processo de trabalho, não têm acesso fácil a meios de educação permanente ou continuada. Além disso, é espaço aberto para gestores de saúde e educação apresentarem e debaterem os avanços, os desafios e as estratégias de enfretamento e aperfeiçoamento da ESF.


Maria Inez Padula Anderson é presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade

Questão semanal

A pigmentação irreversível da retina levando à cegueira está associada ao uso de altas doses de:
a) haloperidol;
b) levomepromazina;
c) olanzapina;
d) risperidona;
e) tioridazina.

CLIQUE PARA VER RESPOSTA.


Ou acesse:
www.portaloraculo.com.br/medicina/index.php?p=pergresp&sortear=S&idJogoPR=3233.



Portal Oráculo -
www.portaloraculo.com.br.


 

É possível recuperar horas de sono?

    Acho que nós da área de saúde deveríamos refletir mais sobre isso. Nós dizemos aos outros que eles devem dormir bem, mas nós mesmos não dormimos que preste, por mil motivos.


 

Digamos que você perdeu duas horas de sono todas as noites da semana passada por causa de um grande projeto que tinha que entregar na sexta-feira. No sábado e no domingo, conseguiu ficar na cama até mais tarde, e dormiu quatro horas a mais. Na segunda-feira pela manhã, você se sente tão bem que só bebe uma xícara de café em vez das duas habituais. No entanto, não se deixe enganar por todo esse vigor: você ainda está carregando um fardo pesado de horas não dormidas – ou o que os especialistas chamam de "débito de sono". Nesse caso, algo como seis horas, ou quase uma noite inteira.

O débito de sono é a diferença entre a quantidade de sono que você deveria obter e aquela que você realmente consegue ter. É um déficit que aumenta cada vez que perdemos alguns minutos extras de nosso sono diário. "As pessoas acumulam o débito de sono sem perceber", explica o psiquiatra William C. Dement, fundador da Clínica do Sono da Stanford University. Estudos demonstram que, a curto prazo, essa deprivação leva a uma piora na visão, problemas na hora de dirigir e dificuldades para se lembrar das coisas. Os efeitos a longo-prazo incluem obesidade, resistência à insulina e doenças cardíacas. E a maioria dos americanos sofre de deprivação crônica de sono.

Uma pesquisa realizada em 2005 pela National Sleep Foundation, nos Estados Unidos, indica que, em média, os americanos dormem 6,9 horas por noite – 6,8 horas durante a semana e 7,4 horas nos finais de semana. Geralmente, os especialistas recomendam oito horas de sono por noite, apesar de algumas pessoas precisarem de apenas seis horas, enquanto outras requerem dez. Isso significa que, em média, os americanos estão perdendo uma hora de sono todas as noites – ou mais de duas semanas por ano.

Veja mais em http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/e_possivel_recuperar_horas_de_sono_.html.


 

Dicas de segurança e de qualidade de vida

  • "Cheque visado dado em pagamento por desconhecidos, fora do expediente bancário, deve ser confirmado pelo banco sacado antes de ser aceito como dinheiro em espécie."
  • "Devemos buscar uma melhor qualidade de vida também no trabalho: transforme seus problemas em oportunidades de desenvolvimento, desenvolva o senso de equipe e busque o diálogo transparente e produtivo com colegas e gestores."

terça-feira, 24 de junho de 2008

Pensamento do dia 24062008


"Foi numa noite igual a essa que tu me deste o teu coração. O céu estava, assim em festa, porque era noite de São João. Havia balões no ar, xote e baião no salão. E no terreiro o teu olhar, que incendiou meu coração."

Luiz Gonzaga


 

FELIZ SÃO JOÃO!!!

Evangelho do dia 24062008

    Dia 24 de junho. Reza a lenda que é o dia mais longo do ano. Pode ser por causa do solstício de inverno no Sul e de verão no Norte. Deve ter sido uma das inspirações para a série "24 Horas". Para mim, dias longos podem acontecer em qualquer época do ano. Há dias em que acordo cedo e durmo tarde.


 

O nascimento de João Batista

Lc 1,57-66.80

Chegou o tempo de Isabel ter a criança, e ela deu à luz um menino. Os vizinhos e parentes ouviram falar da grande bondade do Senhor para com Isabel, e todos ficaram alegres com ela. Quando o menino estava com oito dias, vieram circuncidá-lo e queriam lhe dar o nome do pai, isto é, Zacarias. Mas a sua mãe disse:
- Não. O nome dele vai ser João.
Então disseram:
- Mas você não tem nenhum parente com esse nome!
Aí fizeram sinais ao pai, perguntando que nome ele queria pôr no menino. Zacarias pediu uma tabuinha de escrever e escreveu: "O nome dele é João." E todos ficaram muito admirados. Nesse momento Zacarias pôde falar novamente e começou a louvar a Deus. Os vizinhos ficaram com muito medo, e as notícias dessas coisas se espalharam por toda a região montanhosa da Judéia. Todos os que ouviam essas coisas e pensavam nelas perguntavam:
- O que será que esse menino vai ser?
Pois, de fato, o poder do Senhor estava com ele.
O menino cresceu e ficou forte de espírito. E viveu no deserto até o dia em que apareceu diante do povo de Israel.

Palavra da Salvação, Glória à Vós, Senhor.

João é o seu nome

Com o nascimento de João Batista, temos uma nova etapa na realização do projeto libertador e vivificante de Deus, já iniciado com as concepções de Isabel e Maria. A concepção de Isabel, em idade tardia e o nome comum "João" atribuído ao menino, sem semelhantes entre os parentes, ferindo a tradição sacerdotal, apontavam para uma vocação profética extraordinária do menino.
Longe do Templo, nos desertos, João viverá, fortalecido pelo Espírito. João abre os horizontes para a missão universal de Jesus, sem fronteiras nacionalistas ou raciais. Jesus, em seu ministério, consagra o anúncio do Reino de justiça e do perdão inaugurado por João.

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=21%2f06%2f2008&EvangelhoID=2590.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

Meninos e meninas aprendem de forma inteligente

    Faz algum sentido. Elas costumam mesmo reparar mais nas coisas. Além disso, costumam anotar mais. Sem querer ser preconceituoso, mas eu quase não vejo moças usando palm-tops. A maioria delas ainda prefere o bom e velho caderninho de doze matérias. Estou tirando isso pelas minhas companheirinhas de faculdade. Elas adoram anotar tudo. Nós, marmanjos, quase não escrevemos.

08/03 - 16:59

É biológico: meninas e meninos aprendem de forma diferente

Só agora os pesquisadores puderam comprovar que, quando o assunto é linguagem, o cérebro feminino e masculino funciona de maneira totalmente diferente.

Da redação

Todo mundo suspeitava: no quesito linguagem, as mulheres dão um banho nos homens. Só agora, no entanto, os cientistas podem afirmar sem rodeios que existe uma "base biológica" para a falação feminina.

Pela, primeira vez, e de forma bastante clara, pesquisadores da Northwestern University e da University of Haifa, em Israel, conseguiram comprovar que as áreas do cérebro associadas à linguagem são mais ativadas nas meninas do que nos meninos.

"Nossas descobertas sugerem que o processamento da linguagem é mais sensóreo nos meninos e mais abstrato nas meninas e isso pode ter implicações importantes na forma como eles e elas aprendem", avalia Douglas D. Burman, pesquisador associado da Northwestern.

Os estudos foram realizados com equipamentos ultramodernos que ressonância magnética que mapearam a atividade cerebral de 31 garotas e 31 garotos de 9 a 15 anos, enquanto eles desenvolviam atividades relacionadas ao uso da linguagem, escrita e oral.

Os jovens se viram diante de dois tipos de situação: as palavras, por exemplo, podiam ser apresentadas por escrito ou oralmente, ou seja, ou elas liam, mas não ouviam, ou ouviam, mas não podiam ler as palavras apresentadas.

Os pesquisadores, de certa forma, esperavam que as áreas do cérebro das meninas relacionadas à linguagem (ou ao pensamento abstrato expresso através da linguagem, para usar a expressão mais cientificamente correta) aparecessem nos medidores muito ativadas. Quanto mais ativadas estivessem essas áreas, melhor elas se sairiam nos testes.

Mas ficaram bastante surpresos ao constatar que, no caso dos meninos, os melhores desempenhos não estavam associados à ativação dessas áreas, ao contrário, os meninos se saíam melhor nos testes se outras áreas, relacionadas à percepção visual e auditiva do cérebro, estivessem bastante ativadas.

Isso significa que os meninos precisam ver ou ouvir uma palavra para associá-la a outras, enquanto as meninas captam o significado das palavras de forma mais abstrata, mesmo, digamos, por escrito. Na prática, a diferença explicaria porque as mulheres adoram o "contexto", enquanto os homens parecem ir mais "direto do ponto".

Imagine por exemplo que você perguntou para uma mulher onde fica o banco. Ela provavelmente diria algo como: "vire à direita na pracinha, depois à esquerda na confeitaria e, em seguida, à direita no posto de gasolina. Logo depois da esquina onde está a banca de jornais, fica o banco". Todas essa informações são importantes para ela – e se você também for mulher, para você também – porque ela precisa desses conceitos para formar o "mapa" que a fará chegar até o banco.

Dê esse tipo de instrução para um homem e ele vai ficar distraído, ou, mesmo, irritado com tanto blábláblá...para ele bastaria algo como...ah, sim, ele jamais perguntaria nada, certo?

A notícia foi adaptada a partir do conteúdo disponibilizado pela Northwestern University na ScienceDaily, em 8 de março de 2008, no endereço: 
http://www.sciencedaily.com/releases/2008/03/080303120346.htm

http://delas.ig.com.br/mesdamulher/noticias/2008/03/08/e_biologico_meninas_e_meninos_aprendem_de_forma_diferente_1221160.html

 

Beleza a serviço da vida

    Pelo menos para alguma coisa útil elas servem. Mas isso traz à tona uma importante discussão ética. Até que ponto o ser humano tem direito de decidir sobre a vida e a morte de outros seres vivos? Temos o direito de nos considerarmos senhores do destino do Universo e de tudo que há nele só porque ainda nos consideramos os únicos seres racionais que existem? Por mim, nem extermínio, nem esterilização. Não tenho autoridade de tirar do cachorro algo que Deus lhe deu. Nem quero me imaginar na situação dele, vivendo sem o dom da fertilidade. Deve haver outras maneiras menos agressivas de controlar a taxa de natalidade dos animais domésticos. Quem defende a castração de animais devia defender também o aborto compulsório e sistemático de mulheres pobres. Chega de eugenia. Basta!!!


 

Modelos participam de mobilização contra o extermínio de animais

A favor da vida e contra a crueldade com animais. Preocupadas com o extermínio de cães e gatos e com a superpopulação desses animais nas cidades, representantes da Fundação Lara Resende, de caráter ambiental, deram início, na sexta-feira, a um movimento em prol da esterilização. O primeiro passo da organização não-governamental, formada por modelos nacionais e internacionais, foi pedir o apoio da bancada estadual do Partido Verde. Na sede do PV, no Bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte, a presidente da entidade, Ana Lara Resende, entregou ao deputado Agostinho Patrús Filho um documento contendo as bases do Projeto Ético de Controle da Fauna Urbana. "Muitos municípios ainda usam o extermínio como forma de controle sanitário. Ele é ineficaz, caro e antiético", afirmou Ana.

Um dos objetivos da fundação, criada em 2007 em São João del-Rei, na Região do Campo das Vertentes, é construir, em Belo Horizonte, uma clínica de esterilização para atendimento gratuito. As modelos se espelham na experiência bem sucedida da cidade argentina de Almirante Brown, que fica a 20 quilômetros de Buenos Aires. "Ali é feita a cirurgia mais rápida e barata que se tem notícia, pois dura, em média, de cinco a dez minutos. Dois veterinários, contratados pela prefeitura, fazem 70 esterilizações por dia, além de vacinações e vermifugações. A técnica usada é a do flanco, sem necessidade de pós-operatório", informou a diretora institucional da fundação, Tatiana Giacoia.

"Queremos que Belo Horizonte saia na frente no país", disse Tatiana, explicando que nenhuma capital brasileira tem uma política específica para esterilização dos animais. "A maneira como o poder público trata o assunto, via extermínio, com ações de captura e canis, é paliativa. Não resolve a causa do problema. Por isso, precisamos estimular a castração, a educação para a guarda responsável e a adoção dos cães e gatos". Ela explicou que um casal de cães pode gerar em dez anos, direta e indiretamente, milhares de filhotes: "O problema é que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), nunca se conseguiu eliminar 15% da população canina em qualquer parte do planeta".

Preocupadas com a situação em BH, as integrantes da fundação pedem apoio da classe política para a construção da clínica. "Vai ser muito mais do que um centro de atendimento. Terá a característica de uma clínica-escola. Na capital, há em torno de 500 mil animais, sendo que são recolhidos, por semana, de 200 a 300 deles para extermínio. Para a esterilização começar a dar resultado, seria necessário a cirurgia em, no mínimo, 100 animais por dia, nas nove regionais de BH", contou a diretora lembrando que, nessa campanha, a fundação conta com ajuda de modelos e de celebridades.

Audiência

Certo de que se trata de um problema de saúde pública, o deputado disse que vai conversar com o vice-prefeito de Belo Horizonte, Ronaldo Vasconcellos (PV) e ampliar o seu raio de ação. "Vou fazer um requerimento à comissão de meio ambiente da Assembléia Legislativa e solicitar uma audiência pública, com a participação de todos", adiantou o parlamentar. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a prefeitura está construindo dois centros de esterilização – um na Regional Noroeste e outro na Oeste. Atualmente, está em funcionamento, no Bairro São Bernardo, na Região Norte, do centro de controle de zoonoses.

Estiveram também presentes à reunião as modelos Luíza Narducci, Desirée Rugani, Rayana Bartholo, Rafaele Vizoli e Débora Gobatco, das agências Ford e Why.

http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_2/2008/04/12/em_noticia_interna,id_sessao=2&id_noticia=58687/em_noticia_interna.shtml.

Por onde anda a dengue?

    Nunca mais ouvi falar. Ou os meios de comunicação se cansaram de falar no assunto, ou resolveram canalizar a atenção para outros assuntos ou a incidência diminuiu. Pode até ter diminuído mesmo, pelo menos no Ceará, pois a quadra invernosa está acabando.

    Leia mais em http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=548253.


 

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Alanis Morissette – Thank you




 

Composição: Alanis Morisette / Glen Ballard

How 'bout getting off of these antibiotics?
How 'bout stopping eating when I'm full up?
How 'bout them transparent dangling carrots?
How 'bout that ever elusive kudo?

Thank you, India
Thank you, terror
Thank you, disillusionment
Thank you, frailty
Thank you, consequence
Thank you, thank you, silence

How 'bout me not blaming you for everything?
How 'bout me enjoying in a moment for once?
How 'bout how good it feels to finally forgive you?
How 'bout grieving it all one at a time?

Thank you, India
Thank you, terror
Thank you, disillusionment
Thank you, frailty
Thank you, consequence
Thank you, thank, you silence

The moment I let go of it was
The moment I got more than I could handle
The moment I jumped off of it was
The moment I touched down

How 'bout no longer being masochistic?
How 'bout remembering your divinity?
How 'bout unabashedly bawling your eyes out?
How 'bout not equating death with stopping?

Thank you, India
Thank you, providence
Thank you, disillusionment
Thank you, nothingness
Thank you, clarity
Thank you, thank you, silence

http://letras.terra.com.br/alanis-morissette/129/.


 

Que tal sair fora desses antibióticos?
Que tal parar de comer quando eu já estiver cheia?
Que tal eles, cenouras pendentes e transparentes?
Que tal a sempre enganadora glória?

Obrigada, Índia
Obrigada, terror
Obrigada, desilusão
Obrigada, fragilidade
Obrigada, conseqüência
Obrigada, obrigada, silêncio

Que tal eu não lhe culpar por tudo?
Que tal eu aproveitar o momento de vez em quando?
Que tal a sensação de finalmente lhe perdoar?
Que tal chorar por tudo de uma só vez?

Obrigada, Índia
Obrigada, terror
Obrigada, desilusão
Obrigada, fragilidade
Obrigada, conseqüência
Obrigada, obrigada, silêncio

O momento que eu deixei para trás
Foi o momento em que eu dei um passo maior do que a perna
O momento em que eu caí
Foi o momento em que fui ao chão

Que tal não ser mais masoquista?
Que tal recordar sua divindade?
Que tal seus olhos chorarem muito desavergonhadamente?
Que tal não equacionar morte com o fim?

Obrigada, Índia
Obrigada, providência
Obrigada, desilusão
Obrigada, nulidade
Obrigada, claridade
Obrigada, obrigada, silêncio

http://letras.terra.com.br/alanis-morissette/77502/.


 

Pensamento do dia 23062008


 

"Dizem que Deus escreve reto por linhas tortas. Eu faço o contrário. Mesmo assim, como naquela música de Chico Buarque, vou até o fim."

Autor desconhecido


 

Evangelho de 23062008

O costume de julgar os outros

Mt 7,1-5

- Não julguem os outros para vocês não serem julgados por Deus. Porque Deus julgará vocês do mesmo modo que vocês julgarem os outros e usará com vocês a mesma medida que vocês usarem para medir os outros. Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho? Como é que você pode dizer ao seu irmão: "Me deixe tirar esse cisco do seu olho", quando você está com uma trave no seu próprio olho? Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão.

Palavra da Salvação, Glória à Vós, Senhor.

O amor ao próximo

O Sermão da Montanha é um roteiro para o harmonioso e feliz convívio comunitário no amor e na paz, como realização do Reino de Deus já presente no mundo. No texto de hoje, o enfoque é a remoção de juízos condenatórios que geram atritos e exclusões nas comunidades. Quem é dado a condenar os outros está se condenando a si mesmo. Aqui pode ser aplicada a máxima: "não faça aos outros o que não queres que lhe façam", que pode ser expressa também na forma positiva. O sentido profundo dessa máxima é que no outro encontramos nós mesmos.
O amor ao outro está intimamente associado ao amor a si mesmo. E nesses dois amores se realiza o amor de Deus. Quem rejeita o próximo rejeita a Deus. Trata-se também de remover a crítica sistemática aos outros (o cisco no olho deles), com a omissão da autocrítica (a trave no próprio olho). A qualificação de "hipócrita" leva a pensar que o dito original fosse dirigido aos fariseus, sendo, depois, aplicado à comunidade. Não se pode imitar o espírito fariseu que separa os homens entre justos e pecadores. É com amor e mansidão que nos vamos libertando das divisões e forjamos a união.

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=21%2f06%2f2008&EvangelhoID=2590.

O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem...

    Eu também tenho essa sensação inexplicável de que o tempo está cada vez mais acelerado. Sensação de que estou num redemoinho, cada vez mais próximo do núcleo.

    De acordo com a física moderna de Einstein, o tempo pode passar mais rápido ou mais devagar, de acordo com a velocidade. Falaram muito a respeito disso no Ensino Médio. Até agora, ninguém conseguiu provar, pois ninguém conseguiu acelerar algo material até a velocidade da luz.

    Você pode ler a seguir trecho de uma matéria interessante sobre o assunto. Para ler mais, dirija-se ao sítio http://cienciahoje.uol.com.br/122254.

O relógio toca insistentemente às 6h15. São exatamente 40 minutos para sair de casa e levar os filhos para a escola. Nenhum momento pode ser perdido, pois há sempre os problemas praticamente inevitáveis de todas as manhãs, como o trânsito. As crianças, ainda sonolentas, tomam o café da manhã e quase não há tempo para conversas. O tempo urge.

Ao sair de casa atrasado, encontra congestionamentos maiores que os de costume. Quando faltam apenas cinco minutos para começar a aula das crianças, a distância a ser percorrida é de três quilômetros. Olha incessantemente para o relógio, na esperança de que os ponteiros se movam mais devagar.

Depois de deixar as crianças em cima da hora na escola, outra corrida contra o relógio se inicia. Para chegar ao local de trabalho, uma nova batalha será travada. O tempo parece andar mais rapidamente justamente quando estamos atrasados. No trabalho, o ritmo continua acelerado. O tempo não é suficiente para as inúmeras tarefas que precisam ser executadas. O relógio – um algoz, por mais acelerado que seja o ritmo da rotina – indica que já está na hora do almoço.

Ao final do dia, quando retorna para casa, o trânsito faz com que a viagem de volta seja mais longa e lenta. De nada adianta ter pressa. O relógio marca 20h quando estaciona o carro na garagem, completando mais um ciclo que durou cerca de 14 horas. A sensação, que se repete todos os dias, é a de que o relógio andou muito rapidamente e que poucas coisas foram realizadas.

A situação descrita acima é semelhante à que a maioria das pessoas enfrenta nas grandes cidades. Todos nós, envolvidos cada vez mais com nossas atividades, sentimos essa sensação de que o tempo está passando mais rapidamente e que o relógio está sempre nos oprimindo. Mas será mesmo que o tempo está passando mais depressa? Será que o tempo realmente existe ou é uma criação humana?

    Para meu amigo Felipe, que gosta de tecnologias inovadoras: http://tecnologia.uol.com.br/album/20080612_roupastecno_album.jhtm?abrefoto=2.


 

Tabagismo feminino

    Por que elas fazem isso agora? Será que é porque seus corpos sentem as mesmas carências que os masculinos ou apenas porque querem ser iguais aos homens???

A Dra. Penha Uchoa Sales, Presidente da Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia, em entrevista ao Diário do Nordeste, fala sobre os danos causados pelo  fumo.
Ela explica que, quanto mais a mulher fuma, mais precocemente vem a menopausa, aumentam os índices de infertilidade e as chances de desenvolver câncer de pulmão, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e doença arterial coronariana. Acrescenta que as mulheres estão morrendo mais. No mundo, há 250 milhões de mulheres fumantes, com estimativa para chegar a 500 milhões em 2020. Fato justificado em virtude da maior taxa de fumantes na adolescência e maior número de mulheres fumantes em países populosos, a exemplo da China e da Índia, e que há indicativo de aumento da epidemia global tabágica feminina.
Conheça toda a entrevista, acessando o site:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=545807.

www.amc.med.br.

    E olha só o que o tabagismo anda fazendo com as mulheres. Vejam este "bom exemplo". Será que agora o povo não se sente induzido a parar???


Amy Winehouse está com enfisema desenvolvido por consumo de drogas

A cantora britânica Amy Winehouse está com enfisema, uma doença pulmonar crônica que desenvolveu ao fumar crack e cigarros, confirmou o pai da artista, Mitch Winehouse.

Em uma entrevista ao jornal "Sunday Mirror", o pai da cantora explicou que a doença de sua filha, internada na última segunda em um hospital de Londres após sofrer um desmaio, ainda está em uma fase inicial.

Leia mais em http://celebridades.uol.com.br/ultnot/efe/2008/06/22/ult4250u851.jhtm.


 


 


 

Preocupação ambiental

    O Rio Acaraú infelizmente nunca foi lá grande coisa. Apenas um açude perto do Rio São Francisco. Mesmo assim deu para perceber que ele está ficando meio minguado. Quando não é oito é oitocentos. Quando enche, ele inunda tudo ao redor, inclusive a rodoviária. Mas agora está perdendo a beleza. Temo que ele desapareça. É instável demais. Não entendo como os colonizadores conseguiram se estabelecer aqui e tocar esta civilização adiante, apesar da inconstância.


 

Cai nível hídrico do Rio Acaraú

Quem freqüenta a área urbanizada da margem Esquerda do Rio Acaraú, nas proximidades das históricas Igrejas das Dores e da Matriz, ou passa sobre as pontes Dr. José Euclides ou Otto de Alencar, tem reparado na drástica diminuição das águas e na formação de bancos de areia no leito do rio do principal cartão postal da cidade: o espelho d´água.

Aliado à visível mudança ambiental, quando ainda nem bem findou a quadra invernosa, alguns moradores das proximidades comentam, com freqüência, o fato de terem sido abertas as comportas que barram as águas do rio, antes do início das chuvas, e de, pelo menos até ontem, ainda não terem sido fechadas. Tem mais. Rumores entre moradores dão conta de que teriam sido roubadas peças responsáveis pela elevação mecânica das comportas. Daí o problema.

Leia mais em http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=547855.


 

Mais um programa de governo

    Será que este agora funciona??? Só o dinheiro é suficiente para resolver este tipo de problema???


 

Cid Gomes lança programa para acabar com filas para cirurgias

O Governo Estadual, em parceria com o Governo Federal, vai investir R$ 17 milhões neste ano no Programa Vida Nova, que busca reduzir o número de pacientes na fila de espera por cirurgias eletivas. O programa foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (20) no Hospital Universitário Walter Cantídio.

As filas de cirurgias eletivas estão acumuladas nos hospitais cearenses. O reconhecimento é do secretário de Saúde do Estado, João Ananias, durante o lançamento do Programa Vida Nova, do Governo Estadual. O programa define um convênio entre hospitais públicos, particulares e filantrópicos para a redução das filas de cirurgias eletivas e prevê investimentos que chegam a quase R$ 20 milhões.

A fila de cirurgias eletivas em todo o estado já passa das 22 mil pessoas. A demanda é maior nas áreas de ortopedia e otorrinolaringologia. Só no Hospital Universitário Walter Cantídio, são mais de 170 casos que aguardam pelo procedimento cirúrgico.

A unidade vai receber R$ 455 mil do programa. Os hospitais de Messejana, Albert Sabin, César Cals e o Hospital Geral, que também apresentam longas filas de pacientes na espera, também estão incluídos. Até o fim do ano, todas essas unidades vão realizar cirurgias durante os finais de semana.

http://verdesmares.globo.com/v3/canais/noticias.asp?codigo=224142&modulo=178.


 


 

Utilidade Pública de Hoje

Novo trambique de posto de gasolina - e comercio em geral


Os 'caras' são no mínimo muito criativos! Há muito tempo não uso cheque e quase não levo dinheiro vivo, só gasto no Electron. De tanto usar, a gente perde um pouco do cuidado e é aí que sofre com a falta de atenção!
No meu caso, me dei conta na hora, mas foi por sorte, pois, normalmente, não daria tanta atenção na hora de colocar a senha do cartão Abasteci o carro e na hora de pagar, o frentista fez a 'gentileza' de me alcançar a maquininha, só que nesse momento os dedos dele taparam o visor. Digitei a senha e ele colocou de volta na bancada, ai veio a minha sorte: por engano, digitei um número a menos e o cara sem querer falou: 'tá faltando um número'. Como eu estava ao lado, olhei rapidamente para o visor e minha senha estava ali digitada, ao invés dos tradicionais asteriscos!!!
Como já conheço o gerente do posto (Ipiranga) chamei-o na hora e perdi mais umas duas horas na delegacia.
Lá veio o esclarecimento do novo golpe: O atendente faz uma 'gentileza' e segura a máquina pra digitarmos a senha, neste momento, tapando o visor com a ponta dos dedos, na verdade ele não colocou o valor da compra, e os dígitos da senha aparecem no visor ficando expostos como se fossem o valor da compra.
Ele anota a senha e diz que não funcionou por qualquer motivo.
Faz novamente o procedimento só que correto e a gente paga a despesa.
PRONTO: O cara tem a senha anotada e o número do cartão que fica registrado na bobina. Segundo a delegada, em dois dias um cartão clonado com qualquer nome está na mão da quadrilha e os débitos caem direto na sua conta!!!
O frentista confessou que 'nem conhece quem são as pessoas por trás disso' um motoqueiro passou no posto, ofereceu R$ 400,00 por semana e passava lá pra pegar a lista de cartões e senhas e para deixar o dinheiro pro cara. Sorte a minha que me atrapalhei com os dedos.
Mas, OLHO VIVO PESSOAL!!
Segundo a delegada está acontecendo muito em barzinhos, botecos, danceterias, lojas de conveniência, posto de gasolina, etc.

Amazônia 6

    Essa aqui é show. Há tempos que eu li este texto e tenho vontade de repassá-lo. Trata-se do famoso trecho de uma palestra proferida pelo professor da UnB, ex-governador do Distrito Federal, ex-senador e ex-Ministro da Educação Cristovam Buarque nos Estados Unidos, defendendo nossos direitos sobre a Amazônia. É isso aí. Eles não abrem o que é deles ou o que acham que é só deles para o mundo, por que devemos abrir mão de nossa parte da Amazônia??? Agora nós precisamos ter moral, vergonha na cara e atitude para cuidar melhor do que é nosso, para não dar brecha a outras propostas indecentes. Por isso que eu digo que o Prof. Buarque é o cara.

    O texto original sofreu algumas alterações e foi publicado em diversos meios de comunicação. Chegou-se a questionar sua autenticidade, mas o próprio autor a confirmou e fez algumas retificações, como poderá observar nas fontes fornecidas ao final da leitura. Esta versão foi extraída de http://www2.uol.com.br/aprendiz/n_colunas/c_buarque/id261000.htm.


A internacionalização do mundo

Fui questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazônia, durante um debate recente, nos Estados Unidos. O jovem introduziu sua pergunta dizendo que esperava a resposta de um humanista e não de um brasileiro. Foi a primeira vez que um debatedor determinou a ótica humanista como o ponto de partida para uma resposta minha.

De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso.

Respondi que, como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazônia, podia imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a humanidade.

Se a Amazônia, sob uma ótica humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro. O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazônia é para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extração de petróleo e subir ou não o seu preço. Os ricos do mundo, no direito de queimar esse imenso patrimônio da humanidade.

Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amazônia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país. Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.

Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França. Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo gênio humano. Não se pode deixar que esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural amazônico, possa ser manipulado e destruído pelo gosto de um proprietário ou de um país. Não faz muito, um milionário japonês decidiu enterrar com ele um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado.

Durante o encontro em que recebi a pergunta, as Nações Unidas reuniam o Fórum do Milênio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu disse que Nova York, como sede das Nações Unidas, deveria ser internacionalizada. Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua história do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.

Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maior do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil.

Nos seus debates, os atuais candidatos à presidência dos EUA têm defendido a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do mundo tenha possibilidade de ir à escola. Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro. Ainda mais do que merece a Amazônia. Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do mundo como um patrimônio da humanidade, eles não deixarão que elas trabalhem quando deveriam estudar; que morram quando deveriam viver.

Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa. Só nossa.

http://www.almacarioca.com.br/cro38.htm

http://www.novomilenio.inf.br/humor/0111f002.htm


 


 

domingo, 22 de junho de 2008

Arraiá da Medicina 2008 em Sobral

Pensamento do dia 22062008


 

"Dizem que devemos procurar Deus nos irmãos. Eu faço o contrário, porque parece ser mais fácil."

Autor desconhecido


 


 

Utilidade Pública

Repassando para relembrar!

 
 

URGENTISSIMO...

QUEM NÃO TEM TV POR ASSINATURA , POR FAVOR REPASSE ASSIM MESMO, POIS PODERÁ AJUDAR A ABRIR OS OLHOS DE ALGUÉM.


ASSALTO PROGRAMADO/TV ASSINATURA e MSN



A criatividade dos marginais chega às alturas.
Agora, principalmente em SP e RJ, estão enviando pelo correio, uma carta com papel timbrado da NET, TVA, SKY, Directv ou outro qualquer canal de TV por assinatura.
Na carta, que por sinal é muito bem elaborada , onde diz que estão modernizando a sua tecnologia e que será necessária a substituição de equipamento dentro da casa do assinante. Eles colocam um número de telefone (de um comparsa) para o agendamento.
Se a pessoa (assinante) não conhece o golpe e não telefona para o verdadeiro número da Operadora de TV, para confirmar se isto procede
mesmo, os marginais praticam o assalto em sua residência com hora
marcada e com você abrindo a porta e servindo um cafezinho.
Viram onde chegou a ousadia dos bandidos?
As próprias vítimas marcam o dia em que sua residência vai ser assaltada!!!!!
Por favor, repassem aos seus amigos, tenham eles NET, TVA, SKY, Directv ou qualquer outro canal de TV por assinatura, para que eles passem adiante esta mensagem também. E se receberem a tal carta, que confirmem com o telefone que consta na sua fatura mensal*, nunca com o número de telefone da carta recebida


Cuidado com este detalhe. É muito importante!
VC TEM MSN? ENTÃO... ATENÇÃO!!!!
LEIA E REPASSE COM URGÊNCIA A TODOS AMIGOS.

____________________________________________

SOBRE O MSN - GRAVE!!!!!!
Se você receber e-mail pedindo pra atualizar o MSN para a versão 8.0 , não clique, pois é um vírus.
E também, se alguém chamado
felipegadeia@hotmail.com quiser te adicionar no MSN, NÃO aceite. É um vírus que apaga em 3 minutos todo o HD.
Conte a todos que você tem no seu MSN porque, se alguém na tua lista adiciona, você também pega o vírus
.

Evangelho de 22062008

De quem devemos ter medo

Mt 10,26-33

- Portanto, não tenham medo de ninguém. Tudo o que está coberto vai ser descoberto; e tudo o que está escondido será conhecido. O que estou dizendo a vocês na escuridão repitam na luz do dia. E o que vocês ouviram em segredo anunciem abertamente. Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Porém tenham medo de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo. Por acaso não é verdade que dois passarinhos são vendidos por algumas moedinhas? Porém nenhum deles cai no chão se o Pai de vocês não deixar que isso aconteça. Quanto a vocês, até os fios dos seus cabelos estão todos contados. Portanto, não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos.
- Se uma pessoa afirmar publicamente que pertence a mim, eu também, no Dia do Juízo, afirmarei diante do meu Pai, que está no céu, que ela pertence a mim. Mas, se uma pessoa disser publicamente que não pertence a mim, eu também, no Dia do Juízo, direi diante do meu Pai, que está no céu, que ela não pertence a mim.

Palavra da Salvação, Glória à Vós, Senhor.

Não tenhais medo daqueles que matam o corpo

Após as instruções aos doze discípulos enviados em missão, Jesus adverte-os sobre as dificuldades e perseguições que sofrerão dos chefes religiosos de Israel. Essas advertências coletadas por Mateus destinam-se ao fortalecimento e estímulo de suas comunidades. O texto de Mateus, na sua forma literária, utiliza o contraste para acentuar a dimensão do anúncio: oculto x revelado; escuridão x luz do dia; ao pé do ouvido x sobre os telhados.
Os discípulos, com despojamento, devem proclamar o anúncio libertador que receberam de Jesus, sem nenhum temor daqueles que detêm o poder, pois o Pai os tem em conta mais do que tudo. Não se trata de disputar o poder com o opressor, mas sim de nunca deixar de proclamar a mensagem libertadora dos oprimidos, sem ódio, nem medo da própria morte.
A novidade de Jesus suscitará represálias e perseguições dos que estão instalados no poder e na sua tradição. É a vivência das bem-aventuranças. São os pobres, anunciadores da paz, que sofrem perseguições por sua sede de justiça e por sua fidelidade a Jesus. O testemunho profético de Jeremias e seu abandono nas mãos de Deus (primeira leitura) pode confortar os que são fiéis e perseverantes em sua missão. Jesus não sugere que os discípulos se fixem em um confronto direto com os perseguidores. A prática a ser adotada é a perseverança no testemunho do amor libertador e vivificante, no convívio com os pobres e excluídos. O Pai não abandona seus amados. Mais do que aos pássaros, o Pai está atento e cuida dos discípulos (cf. Mt 6,25-34). A repressão sofrida pelos discípulos pode ser tão violenta a ponto de serem mortos. Porém a morte, fruto do pecado, é superada pela graça de Deus (segunda leitura). A insegurança, não só diante da morte, mas diante da própria vida, comumente leva ao apego aos bens terrenos. Porém o abandono confiante nas mãos de Deus liberta para o seguimento de Jesus no serviço à vida, na comunhão de amor com o Pai. A quem se declarar por Jesus diante dos homens, é dado o dom da vida eterna, pois Jesus se declarará por ele diante do Pai.

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=21%2f06%2f2008&EvangelhoID=2590.


 

“Bem-aventurada” seja a Justiça

    Há quase quinze anos, um playbozinho "filhinho de papai" voltava de uma festa durante a madrugada e se envolveu em um acidente de trânsito. Então ele sacou uma arma, atirou no que viu, mas acertou o que não viu: uma moça de 20 anos de idade que estava no outro veículo.

    Nesta semana que passou, ele foi julgado. Para defendê-lo, disseram que o "coitadinho" só agiu assim porque se sentiu ameaçado, estava em perseguição ao veículo que o fechou e que atirou em "legítima defesa". Essa o júri engoliu e o absolveu. Talvez alguém tenha dito aos jurados que o cara era um policial que estava em perseguição de uns suspeitos e que a bailarina estaria armada e que iria matá-lo. Duvido que tudo isso seja verdade. Dizem que o cara é um herói e ainda tem gente que acredita.

    Veja mais em http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=548278.

    O que mais falta para as autoridades brasileiras pedirem de vez à Igreja Católica a revogação de alguns dos Dez Mandamentos ou até mesmo de todos??? O que mais se faz aqui é matar, fornicar e roubar. É isso que ensinam as crianças na escola, independente de classe social. Quanto mais os pregadores de qualquer religião dizem para as pessoas não agirem assim, ainda tem gente que entende o contrário. Está se tornando socialmente aceitável o crime. Vocês estão vendo por exemplos como esse do assassinato da bailarina que qualquer desculpa, mesmo que seja falsa, é uma boa desculpa para matar alguém. Daqui a pouco, quem rouba e quem trafica vai receber uma medalha também. Inversão de valores. Há lugar para gente como eu num mundo assim???

Amazônia 5

    Será que a Amazônia vai deixar mesmo de ser nossa??? Segundo estas páginas, sim.

Chegou a hora de privatizar a Amazônia

http://www.hoshi.com.br/content/view/121/77/lang,brazilian_portuguese/

http://www.telegraph.co.uk/news/main.jhtml?xml=/news/2006/10/01/namazon01.xml

"INDIGNAÇÃO        Para ficar indignado!               No dia 24/5 o jornal  "Estadão"  publicou sem destaque nenhum, e em três minúsculas linhas, a denúncia gravíssima de uma brasileira residente nos EUA. Os livros de geografia de lá, estão mostrando o mapa do Brasil amputado, sem o Amazonas e o Pantanal.  Eles estão ensinando nas escolas, que estas áreas são internacionais... ou seja, em outras palavras, eles estão preparando a opinião pública deles, para dentro de alguns anos se apoderarem de nosso território com legitimidade. Nós somos brasileiros e, no mínimo, temos de nos indignar com esta afronta. Vamos passar este e-mail para o maior número de pessoas que conhecermos, e para que eles saibam que, embora eles não noticiem o fato, nós, povo, estamos sabendo.        Celso Santos        Editora Abril S/A        Revista Casa Claudia        Fone: 11 3037-5925        Fax: 11 3037-5277        e-mail: cesantos@abril.com.br". Leia mais em http://www.uniaonet.com/amsbamdiv02.htm.

    Mas segundo estas páginas, não. Elas afirmam que a história de que os livros de geografia impressos nos EUA mostram a Amazônia como uma área à parte não passa de boato.

"A Amazônia não é dos EUA nem aqui nem na China

Ja tem um certo tempo, circula um manual escolar americano, que traz um mapa da Amazônia transformada numa "reserva internacional" sob a tutela dos Estados Unidos . . .

Eu ja tinha ouvido falar sobre isto ha certo tempo, porém hoje navegando a toa na net trombei com esta imagem retirada de um livro da escola primária dos EUA. Estou simplesmente desacreditado. Onde vai parar a ambição norte americana?

Vão se fuder. só isto que tenho a falar."

http://outthere.blogger.com.br/

Amazônia (ainda) não é área internacional – I

http://www.novomilenio.inf.br/humor/0111f002.htm

Internet espalha boato sobre internacionalização da floresta amazônica.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u409041.shtml.


 

sábado, 21 de junho de 2008

Pensamento de 21062008

"Não fales bem de ti aos outros, pois não os convencerás. Não fales mal, pois te julgarão muito pior do que és."

Confúcio

Barbárie da civilização

    Como vocês já sabem, um cidadão foi agredido na porta de uma boate por uma gangue. Começaram a agredi-lo dentro da boate e lá foram chutaram-no diversas vezes, chegando a pular em cima de sua cabeça. Copiei o vídeo e colei-o abaixo. As imagens são fortes. Apesar de não estarem bem nítidas, é possível perceber claramente os danos que foram causados na vítima.

    Sem querer ser machista, mas, pelo que me consta, tudo isto aconteceu por causa de uma mulher. Por isso que boate é um dos piores lugares para conquistar alguém. Não se sabe com que tipo de gente se está lidando. Não se conhece direito essa gente. Melhor tentar conquistar alguém que se conheça melhor, que a gente saiba que tem caráter e que esteja realmente disponível e a fim de um relacionamento sério. A maioria das pessoas que vão às baladas vão apenas para se divertir. Se houver alguém ali que esteja aberto ou aberta para conhecer alguém, deve ser só para "ficar", ainda que seja de maneira infiel. Estar de peito aberto não quer dizer que o coração também esteja. Em um ambiente assim, todo cuidado é pouco.

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL596284-5605,00.html.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/06/16/ult4469u27011.jhtm.

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL603900-5605,00-POLICIA+PROCURA+DOIS+SUSPEITOS+DE+AGRESSAO+EM+CASA+NOTURNA+EM+SOROCABA.html.

Resumo da história em http://br.youtube.com/watch?feature=related&v=En4oAeFjDU8.

De humanos a robôs


"Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo. Morre lentamente quem destrói o amor próprio, quem não se deixa ajudar. Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajetos, que não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor ou não conversa com quem não conhece. Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru. Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o negro sobre o branco e os pontos sobre os "is" em detrimento de um redemoinho de emoções, justamente as que resgatam o brilho dos olhos, corações aos tropeços e sentimentos. Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida fugir dos conselhos sensatos. Morre lentamente quem passa o dia queixando-se da sua má-sorte ou da chuva incessante. Morre lentamente quem abandona um projeto antes de iniciá-lo, não pergunta sobre um assunto que desconhece, ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe. Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior que o simples fato de respirar."

    Este texto que encontrei no Orkut (http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=905128936726207135), me fez refletir sobre a miséria atual e progressiva da condição humana. Certas coisas que o ser humano adquiriu ao longo da história, como certos objetos, certos hábitos e certas maneiras de pensar e de ver o mundo, na verdade podem significar um retrocesso. Ficamos menos naturais, mais artificiais e racionais demais. Deus deve ter nos criado para sermos de um jeito, mas acabamos nos tornando de outro.

    Nossa alimentação atual é muito industrializada, com muita fritura e muito condimento. Nosso trato gastrointestinal talvez não tenha sido feito para isso.

    Com o tempo, adquirimos o hábito de usar roupas e isto acabou virando lei. Tudo bem que existem vantagens nisso, mas talvez não tenhamos sido criados para isso. Adão e Eva que o digam.

    Fazemos sexo usando preservativos por questões de saúde pública. O ideal seria que não precisássemos deles, pois não fomos feitos para isso.

    O perfil da morte também mudou. A morte também foi artificializada porque as doenças crônicas tornaram-se as principais causas de morte e as pessoas estão sendo deixadas para morrer em hospitais e suas vidas no leito são prolongadas de maneira inútil e dolorosa. Ninguém morria assim, longe da família.

    O que mais impressiona na nossa evolução é a artificialização dos pensamentos e dos sentimentos. Somos obrigados a descaracterizar nossas idéias ou suprimi-las, para nos adaptarmos ao contexto social. Somos obrigados a cercear nossos sentimentos e isso é o que mais dói. Muitos de nossos sentimentos surgem simplesmente porque sentimos, não porque queremos. Quem sente sofre, e ninguém quer sofrer, ninguém quer sentir dor. Ninguém foi criado para isso. E por que sofremos pelos sentimentos? Porque nem sempre o ambiente nos permite usufruir nossos sentimentos. Eles podem ser mais ilegais do que qualquer entorpecente porque eles podem contrariar o senso comum. A seguinte frase, retirada do texto acima, resume isto: "Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o negro sobre o branco e os pontos sobre os "is" em detrimento de um redemoinho de emoções, justamente as que resgatam o brilho dos olhos, corações aos tropeços e sentimentos." Racionalizamos nossos sentimentos para nos adaptarmos às convenções sociais e não nos sentirmos uns idiotas. Por isso que poucos têm a coragem de se assumirem românticos. Esses indivíduos são desprezados. Não vale a pena manifestar seus sentimentos na frente de qualquer pessoa, pois nem todo mundo os compreende. Por isso que, às vezes, invejo àqueles que acham que tem o coração de pedra. Ou não. Talvez um dia, metam o dedo na ferida daquelas pessoas e a dor que elas sentirão será maior. A frustração será maior.


    Em suma, ninguém é livre para ser o que quiser, pensar o que quiser e sentir o que quiser, pois vai sempre ter o azar de encontrar alguém que gosta de menosprezar os outros, alguém que faz os outros se sentirem idiotas, voluntária ou involuntariamente, e dificilmente terá a sorte de ser compreendido. A tendência é aumentar a artificialização do ser humano, pois o planeta está sendo artificializado. Veja o que estão fazendo com as florestas, com as calotas polares, com os rios, com os mares, com os animais e com a camada de ozônio. E teremos que virar astronautas, se quisermos sobreviver.



David Byrne – Like humans do



For millions of years, In millions of homes
A man loved a woman, A child it was born
It learned how to hurt and it learned how to cry
Like Humans Do
I'm breathin in
I'm breathin out
So slip inside this funky house
Dishes in the sink
The TV's in repair
Don't look at the floor
Don't go up the stairs

I'm achin
I'm shakin
I'm breakin
Like Humans Do

I work & I sleep & I dance & I'm dead
I'm eatin, I'm laughin & I'm lovin myself
We're eatin off plates & and we kiss with our tongue
Like Humans Do

I'm breathin in
I'm breathin out
So slip inside this funky house
Dishes in the sink
The TV's in repair
Don't look at the floor
Don't go up the stairs

I'm achin
I'm shakin
I'm breakin
Like Humans Do

I'm breathin in
I'm breathin out
So slip Inside this funky house
Wiggle while you work
Anybody can
The rain is pourin in on a woman & a man

I'm achin
I'm shakin
I'm breakin
Like Humans Do
I'm breathin in
I'm breathin out

Scorpions no Brasil

    Me parece que a turnê deles no Brasil foi ampliada. Achei que eles iam só para Goiânia. O lugar mais próximo daqui onde estarão é Recife. Que legal. Mesmo assim, acho que não vai dar. Mas conheço gente que vai. Essa é pro Felipe, pro George, meu primo, e prá quem mais interessar.

Confira a agenda de shows do Scorpions durante sua passagem pelo país.

30/08/08 - Rio de Janeiro
Local: Apoteose

31/08/08 - Goiânia
Local: Ginásio Goiânia Arena

03/09/08 - Belém
Local: Cidade Folia

04/09/08 - Manaus
Local: Arena Amadeu Teixeira

06/09/08 - São Paulo
Local: Credicard Hall

07/09/08 - Recife
Local: Chevrolet Hall
 
10/09/08 - Belo Horizonte
Local: Mineirinho

12/09/08 - Ponta Grossa
Local:  Centro de Eventos

14/09/08 - Ribeirão Preto
Local: Centro de Eventos do Hotel Taiwan

Veja mais em http://cifraclub.terra.com.br/noticias/7741-turne-brasileira-do-scorpions-ganha-nova-data.html.


 







 


 

Wind Of Change

Scorpions

Composição: Klaus Meine / Rudolph Shencker

I follow the Moskva
Down to Gorky Park
Listening to the wind of change
An August summer night
Soldiers passing by
Listening to the wind of change

The world is closing in
Did you ever think?
That we could be so close, like brothers
The future's in the air
I can feel it everywhere
Blowing with the wind of change

[Chorus:]
Take me to the magic of the moment
On a glory night
Where the children of tomorrow dream away
In the wind of change

Walking down the street
Distant memories
Are buried in the past forever

I follow the Moskva
Down to Gorky Park
Listening to the wind of change

Take me to the magic of the moment
On a glory night
Where the children of tomorrow share their dreams
With you and me

Take me to the magic of the moment
On a glory night
Where the children of tomorrow dream away
In the wind of change

The wind of change blows straight
Into the face of time
Like a stormwind that will ring
The freedom bell for peace of mind
Let your balalaika sing
What my guitar wants to say

Take me to the magic of the moment
On a glory night
Where the children of tomorrow share their dreams
With you and me

Take me to the magic of the moment
On a glory night
Where the children of tomorrow dream away
In the wind of change

http://letras.terra.com.br/scorpions/35387/.


 

Vento da Mudança

Eu sigo o Moskva
Até o Parque Gorki
Escutando o vento da mudança
Uma noite de verão de agosto
Soldados passando
Escutando o vento da mudança

O mundo está se aproximando
Você já imaginou
Que pudéssemos estar tão próximos como irmãos?
O futuro está no ar
Eu posso senti-lo em todos os lugares
Soprando com o vento da mudança

Leve-me à magia do momento
Na noite de glória
Onde as crianças do amanhã sonham
Com o vento da mudança

Caminhando pela rua
Recordações distantes
Estão enterradas no passado, para sempre
Eu sigo o Moskva
Até o Parque Gorki
Escutando o vento da mudança

Leve-me à magia do momento
Na noite de glória
Onde as crianças do amanhã compartilham seus sonhos
Com você e comigo
Leve-me à magia do momento
Na noite de glória
Onde as crianças de amanhã sonham
Com o vento da mudança

O vento da mudança sopra direto
Na face do tempo
Como uma tempestade que tocará
O sino de liberdade para a paz de mente
Deixe sua balalaica cantar
O que minha guitarra quer dizer

Leve-me à magia do momento
Na noite de glória
Onde as crianças do amanhã compartilham seus sonhos
Com você e comigo
Leve-me à magia do momento
Na noite de glória
Onde as crianças de amanhã sonham
Com o vento da mudança

http://letras.terra.com.br/scorpions/69026/.