BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

terça-feira, 21 de abril de 2009

48ª edição de 2009

Brasília Kubschek de Oliveira

Assim, veio à luz, aos 21 dias de abril do ano da graça de 1960, a nossa nova capital, fruto de um investimento megalomaníaco e ousado do governo da época, o Presidente JK, do qual me tornei fã, depois que assisti à série de TV que levava seu nome e que foi exibida há três anos. Descobri que ele, além de ser médico, sua vida também tinha outros pontos em comum com a minha.



Antes de começar, abro estes parênteses no texto para explicar que o verdadeiro motivo do feriado de hoje é a homenagem ao glorioso Tiradentes, membro da malograda Inconfidência Mineira, mártir e precursor da luta pela independência de nosso país. Até agora, nenhuma novidade. Você sabia que ele só se tornou herói nacional após a proclamação da república??? Depois de sua execução, seu nome caiu no esquecimento e não era interesse de D. Pedro I lembrar-se dele, ao dar seu famoso grito em 7 de setembro de 1822. Até porque o Império Brasileiro era filho direto da Coroa Portuguesa. Então a memória de Tiradentes foi resgatada pelos republicanos, quando eles precisavam de um símbolo para a causa republicana. Construíram toda uma lenda com a figura de Tiradentes, começando por atribuir-lhe a fisionomia clássica que é apresentada em livros de história, semelhante à de Jesus Cristo. Saiba mais sobre Tiradentes em:
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/historia/0022.html;
http://iaracaju.infonet.com.br/users/stocker/tiradentes.htm;
http://www.overmundo.com.br/banco/tiradentes-foi-boi-de-piranha-vilao-ou-heroi;
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/datas_hist.aspx?cod=445;
http://www.brasilazul.com.br/tiradentes-heroi-sem-rosto.asp;
http://www.mundodastribos.com/dia-de-tiradentes-21-de-abril-feriado.html.

Voltando a Brasília, nós perguntamos se JK fez a coisa certa. Será que Brasília realmente contribuiu para o desenvolvimento da nação? Quem saiu ganhando com a construção daquele recanto? Faria alguma diferença em nossas vidas se a capital fosse lá, se ela fosse em Fortaleza, se ela continuasse no Rio ou se fosse em qualquer outro canto? O fato é que aqueles que construíram a cidade talvez estivessem com a mente e o coração inundado de nobres intenções, mas com o tempo eles fracassaram. É o que se podia ver na série JK e o que diz http://tribunadonorte.com.br/noticia.php?id=1076.

Dom Bosco, o santo italiano padroeiro da juventude, no fim do século XIX, teria previsto a construção de Brasília. Depois de um sonho, ele profetizou:

Entre os paralelos de 15º e 20º havia uma depressão bastante larga e comprida, partindo de um ponto onde se formava um lago. Então, repetidamente, uma voz assim falou: “...quando vierem escavar as minas ocultas, no meio destas montanhas, surgirá aqui a terra prometida, vertendo leite e mel. Será uma riqueza inconcebível...”

Seria Brasília realmente essa “terra prometida”? Tentou JK reproduzi-la à sua maneira, apenas isso? Ou tudo não passa de mera coincidência? Se Brasília é o lugar que Dom Bosco visualizou, cadê as riquezas prometidas, então??? De coração, espero que Brasília seja mesmo esse lugar que Dom Bosco viu, pois é motivo de orgulho para todos os brasileiros saber que Deus algum dia se lembrou de maneira indireta que o Brasil existe e proferiu palavras bonitas a respeito de nossa terra, que é provavelmente a terra Dele também.

O Rio de Janeiro já era uma cidade avacalhada quando era capital, imagine agora, na ausência de uma autoridade. Brasília também é uma cidade longe de ser disciplinada, justa, pacífica e segura, mesmo com a presença próxima de uma grande autoridade, que por sinal é mal exercida. Dizem que se vive com mais qualidade de vida no Plano Piloto que em São Paulo. Pudera, a renda lá dentro é alta e o custo de vida mais ainda. Deve ser uma “Beverly Hills brasileira”. Mas o bicho pega mesmo é nas cidades-satélites. A canção “Faroeste caboclo” da Legião diz tudo. Isso é corroborado por um paciente que eu visitei há alguns anos. Ele nasceu por lá e me falou na existência de “esquadrões da morte”, que não eram ligados ao tráfico mas queriam apenas exercer com violência alguma autoridade nas comunidade pobres de lá e não admitiam a presença de forasteiros.



Resolvi escrever esta postagem nesta data propícia porque, ao pensar em Brasília, penso na Legião Urbana, a lendária banda de rock dos anos 80 que era capitaneada por Renato Russo, que surgiu por lá e que falava tanto daquela cidade em suas canções. Além disso, nunca estive lá, mas a vejo como uma espécie de “hub”, aquele acessório que liga vários computadores em rede, pois várias pessoas que cruzaram meu caminho ao longo de meus vinte e tantos anos vieram de lá ou estão indo para lá e todas falam muito bem de lá. Discursos tentadores, mas, se algum dia eu for para lá, quero ir direto para o Congresso Nacional, na condição de parlamentar, é claro, pois é de gente como eu que estão precisando por lá e não sabem, modéstia à parte.
Apresento a seguir mensagem enviada por uma companheira nossa de faculdade que migrou para lá, narrando suas impressões sobre a educação médica local:

Oi pessoal,
até que enfim mando notícias, né!?
Bom, para quem não sabe, estou fazendo um eletivo em Dermato aqui na UnB.
Ainda não consegui o convênio com a outra universidade distrital, e se não der certo, volto para Sobral em maio! Mas estou com grandes esperanças que as coisas vão dar certo!!
Vi alguns e-mails sobre a situação de nosso internato ai em Sobral. acho muito válido a mobilização de todos nós para que consigamos melhorias para nossa formação.
Aqui na UnB, estou rodando nos ambulatórios do HUB(hospital universitário de Brasília). Gente, a estrutura física consegue ser pior que a nossa! Sério!!! É tudo muito antigo, o hospital é minúsculo. São 34 para todas as especialidades clínicas (Neuro, Onco, Nefro, Geriatria, Dermato, Gastro, Pneumo...), ai ficam às vezes, 3 pacientes na gastro, 3 da neuro, 1 da geriatria, 3 da dermato... Enfim, vc acaba vendo pouco paciente. Além disso, a estrutura física deixa muito a desejar! não tem salinhas de internos ou residentes. O corpo da enfermagem é péssimo! O povo não gosta de trabalhar. Se vc quer um exame de urgência, vc vai lá, colhe e leva no laboratório!!! Acredita???
Eu murchei com essas coisas!!! Parece que os hospitais bons aqui são o Hospital de Base e o HRAM (ligados a secretaria de saúde).
Sobre o meu estágio: Eu estou gostando pelo simples fato de estar tendo orientação. Para compensar a estrutura física precária e o serviço desorganizado, os staffs são muito bons em sua maioria. Tem bem uns 10 dermatologistas que fazem ambulatórios. O fluxo de pessoas é enorme, então a gente vê muitos casos. Os residentes fazem muitos procedimentos (crioterapia, biópsia, pequena cirurgia, cauterização...)e eu estou vendo todos esses procedimentos e arriscando fazer alguns! Sou a única interna no serviço este mês.
O esquema de ambulatório é atender os pacientes e passar o caso para o staff, ai a gente discute a conduta!
Comparando aqui com Fortaleza, acho que é pau a pau ou Fortaleza melhor. Comparando com Sobral, a grande vantagem daqui é o acompanhamento pelos staffs.
Talvez, São Paulo seja realmente superior ao nosso Ceará. DF não é mesmo!
Estou com muita saudade dos meus amigos queridos, mas estou muito feliz com meu maridinho por perto!!!
Um beijão e tudo de bom para vcs!!!


A cidade também é berço da jurássica banda Aborto Elétrico, que se desfez mais ou menos quando eu nasci e que deu origem às bandas Capital Inicial, capitaneada por Dinho Ouro Preto, e Legião Urbana. Brasília é, portanto, a capital do rock, e Capital Inicial faz jus a isto em seu nome. Foi graças a Legião que ela atingiu esse patamar e por isso a Legião é uma heroína nacional. A Legião está para a juventude brasileira assim como os Beatles estão para a juventude mundial.



Por ser nossa capital nacional do rock, penso que a “filha caçula de JK” merece uma festa de arromba com um concerto de rock irado, dos grandes, prá fazer todo mundo tirar o pé do chão e prá entrar na história. E isto pode estar cada vez mais perto de acontecer. De acordo com as fontes a seguir, a banda irlandesa U2 deve vir ao Brasil no próximo ano e se fazer presente nas comemorações dos 50 anos de Brasília, e se for verdade, eu tô dentro:
http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/musica/2009/03/31/120271-u2-pode-vir-ao-brasil-no-cinquentenario-da-capital-nacional;
http://www.dudutomaselli.com/show-do-u2-na-festa-de-50-anos-de-brasilia/;
http://www.rockbrasilia.com.br/penny_drive/pennydrive.php?codigo=47;
http://whiplash.net/materias/news_877/086091-u2.html.

Para finalizar, deixo como homenagem à aniversariante uma canção dos Paralamas do Sucesso, banda que não é filha de Brasília, mas é como se fosse, por ter grandes laços de amizade com a Legião Urbana. Dedico também ao meu amigo Felipe, que todos os dias cruza Sobral em sua Titan Dark, e àqueles que eu sei que tem Brasília como ponto de encontro oficial. Espero que sejam felizes por lá. Deus abençoe.



Saiba mais sobre Brasília em:
http://www.brasilchannel.com.br/capitais/index.asp?nome=Bras%EDlia&area=arquitetura.
http://www.infobrasilia.com.br/bsb_h5p.htm.
http://www1.uol.com.br/bibliot/turismo/brasilia.htm.
http://www.grupolabor.com/congresso2006/br/brasilia_bemvindo.asp?link=Bem-Vindo%20a%20Brasília!.



*****

Manchetes do dia

 

Lula sanciona lei que transforma sequestro relâmpago em crime

 

Será que vai funcionar? Veja mais em http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u552533.shtml.

 

Municípios do norte do Ceará enfrentam "surto" de tremores de terra

 

Desta vez eu não senti. Veja em http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u552640.shtml.

 

Justiça de Goiás anula pena de condenado por estupro porque ele se casou com a vítima

 

Saída pela tangente. Confira em http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u552292.shtml.

 

Conselho decide suspender propaganda do Doritos após pedido de associação de gays

 

Mensagem subliminar ou equívoco? Saiba mais em http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u552247.shtml.

 

Passageira que chegou atrasada a encontro com o papa em SP recebe indenização

 

Muito bem pregado. Veja mais em http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u552404.shtml.

 

Médicos descobrem árvore crescendo em pulmão de paciente

Cirurgiões na Rússia acreditavam que iriam retirar um tumor do pulmão de um paciente de 28 anos. No entanto, eles encontraram uma planta - de cerca de 5 centímetros - crescendo no interior do órgão do paciente. 

O incidente ocorreu na região dos Urais, segundo o diário "Komsomolskaya Pravda". Artyom Sidorkin reclamava de dor no peito e relatava aos médicos que tossia sangue. 

"Quando me disseram que haviam encontrado uma árvore no meu pulmão, pisquei e acreditei que estava delirando", conta Sidorkin. 

Os médicos acreditam que Sidorkin tenha inalado uma semente de um abeto - uma árvore conífera comum na América do Norte, Ásia e Europa -, que depois começou a brotar em seu pulmão.

 

Veja em http://opiorblogdmundo.blogspot.com/2009/04/pulmao-ecologicamente-correto.html.

 

Imagens mostram agressão de funcionários contra passageiros de trens no Rio

 

Eles são seguranças, boiadeiros ou feitores de escravos??? Quem os autorizou a usar chicotes em uma estação de metrô de uma metrópole em pleno século XXI??? Veja em http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u550838.shtml. 

 

Juiz considera uma ‘carnificina’ na Capital

 

Ele deve ter razão. Deve entender disso melhor que eu. Não adianta só descarregar tudo nos menores. Tem é que deixar a covardia de lado e ir atrás de quem está armando os moleques. Veja em http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=632191.

 

Índios criam serviço de policiamento próprio em Tabatinga (AM)

 

O estado não cuida, eles resolvem. Veja mais em http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/04/20/ult5772u3663.jhtm.


Favelas começam a receber contas de luz no Rio de Janeiro

 

Tudo bem que ninguém gosta de ser explorado, ainda mais por essas companhias estrangeiras que vieram sugar nossas pobres riquezas, mas parece que a malandragem está com os dias contados. Saiba mais em http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2009/04/20/ult4469u40186.jhtm.

 

EUA lembram os dez anos do massacre do colégio Columbine

 

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1089208-5602,00-EUA+LEMBRAM+OS+DEZ+ANOS+DO+MASSACRE+DO+COLEGIO+COLUMBINE.html

 

Descontrole sobre armas nos EUA só aumentou desde Columbine

 

De lá prá cá, se repetiu muitas vezes. Veja mais em http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u552235.shtml.

 

Cabeleireira transforma assaltante em escravo sexual na Rússia

 

Que sirva de exemplo aos servos da Máfia Russa e aos delinqüentes brasileiros. Saiba mais em http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL1089645-6091,00-CABELEIREIRA+TRANSFORMA+ASSALTANTE+EM+ESCRAVO+SEXUAL+NA+RUSSIA.html.


Pastoral criada por padre morto em voo de balões recolhe doações após furto

 

Mais em http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1092011-5598,00-PASTORAL+CRIADA+POR+PADRE+MORTO+EM+VOO+DE+BALOES+RECOLHE+DOACOES+APOS+FURTO.html.
 

 

 

 

Evangelho de 21042009

 

João 3, 7-15

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos 7Não te maravilhes de que eu te tenha dito: Necessário vos é nascer de novo. 8O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito. 9Replicou Nicodemos: Como se pode fazer isso? 10Disse Jesus: És doutor em Israel e ignoras estas coisas!... 11Em verdade, em verdade te digo: dizemos o que sabemos e damos testemunho do que vimos, mas não recebeis o nosso testemunho. 12Se vos tenho falado das coisas terrenas e não me credes, como crereis se vos falar das celestiais?13Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu, o Filho do Homem que está no céu. 14Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem, 15para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna. - Palavra da salvação.

 

http://www.catolicanet.com/?system=liturgia&action=ver_liturgia&ano=2009&data=21-04.




*****

 

Nenhum comentário: