BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

domingo, 22 de novembro de 2009

Sobral 3


Retomando a discussão feita em http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/10/sobral.html e http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/11/sobral-2.html sobre aquela reportagem da Veja que falou de Sobral, há quase dois meses (http://veja.abril.com.br/300909/the-united-states-of-sobral-p-144.shtml), nesta postagem quero finalizar minhas considerações sobre a reportagem.
Eles se referiram a Dom José, primeiro bispo da Diocese de Sobral, que se eternizou há exatos cinqüenta anos, como "um bispo que mandou e desmandou naquelas bandas durante a primeira metade do século XX", ou seja, referiram-se a ele como um coronel, dando-lhe um papel parecido com o de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. De acordo com meus parcos conhecimentos sobre a história do bispo, ele foi um empreendedor, porque não se preocupou apenas com a evolução espiritual de seu rebanho de fiéis sobralenses. Ele se preocupou também com o progresso da cidade. Entre suas realizações, estão: a criação do jornal mais antigo em circulação no Ceará (http://jornalcorreiodasemana.wordpress.com/), o incentivo à criação de um serviço de distribuição de água encanada, a criação de um museu onde reuniu um acervo de objetos que contam a história do Vale do Acaraú (http://www.sobral.ce.gov.br/cidade/museu_domjose.htm), as criações do primeiro colégio religioso do lugar e da Santa Casa de Misericórdia, entre outras. Sobre ele não repousa aquela atmosfera transcendental que reveste a imagem de Padre Cícero, levando-o a ser responsabilizado por milagres, mas Dom José ainda é muito querido pelo povo sobralense. Saiba mais sobre ele em:
http://iconacional.blogspot.com/2008/07/papa-joo-paulo-i.html.
http://www.cbg.org.br/arquivos_genealogicos_t_01.htm (ver número 50).
http://opovo.uol.com.br/opovo/colunas/sobral/729086.html.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Tupinamb%C3%A1_da_Frota.
http://blogdovicentejota.blogspot.com/2009/06/deputado-conclama-zona-norte-participar.html.
O governador Cid Gomes e seu irmão, o ministro Ciro Gomes, apesar de estarem filiados ao PSB (Partido Socialista Brasileiro), não são necessariamente socialistas. Você sabe que as ideologias dos partidos e de seus filiados nem sempre correspondem aos seus nomes. Ainda mais quando alguns políticos vivem migrando entre partidos de acordo com a situação política, assim como há jogadores e técnicos de futebol que trocam de time em todas as temporadas. Falarei mais sobre isto em breve.

Nos restaurantes da Meruoca, saboreiam-se fondues, sopas e chocolate quente. E um festival de inverno oferece atividades culturais aos turistas. É a Aspen do Ceará.

Olha, na Serra da Meruoca não faz tanto frio assim a ponto de se parecer com Campos do Jordão, nem a ponto de cair neve para a galera esquiar, como em Aspen. Conheço apenas um restaurante da serra que oferece essa diversidade no cardápio que a reportagem fala. Infelizmente a Serra da Meruoca não é tão movimentada culturalmente como a Serra de Guaramiranga, onde dizem que se encontra o pico mais alto do Ceará e eu também estive lá.

Hoje, boa parte do maior reduto eleitoral do ex-prefeito e atual governador ainda é abastecida por carros-pipa, não fornece água tratada a toda a população nem dispõe de saneamento. Em Sobral, as principais causas de morte são as doenças infecciosas e parasitárias. Mas as ruas são iluminadas e a polícia se desloca, no confortável estilo "Miami Vice", em carrões equipados com ar-condicionado e câmbio automático.

Olha, até onde eu sei, toda a sede do município e quase todos os distritos contam com saneamento básico. As principais causas de mortes por aqui são causas externas (acidentes e violência), em jovens, e doenças cardiovasculares, em pessoas mais velhas. Com relação aos carros de polícia "Miami Vice", isto não é exclusividade de Sobral. Trata-se do programa Ronda do Quarteirão, em andamento na Grande Fortaleza e em algumas das cidades mais populosas do interior, que já foi falado aqui (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/04/ronda-do-quarteiro-em-sobral.html) que se trata de uma modalidade de policiamento comunitário, que já está merecendo ser questionada. Falarei sobre isto em outra oportunidade.
Saiba mais sobre a repercussão daquela reportagem infame em:
http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/sobral-fara-protesto-contra-a-veja/.
http://gentedemidia.blogspot.com/2009/09/american-way-of-life-de-sobral-segundo.html.

Nenhum comentário: