BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Bug


FALTAM 334 DIAS.



Há dez anos, o mundo estava na expectativa da chegada do tão mítico, tão esperado e tão frustrante ano 2000 e, à primeira vista e por tabela, do terceiro milênio. "À primeira vista e por tabela". Por quê??? Ao contrário do que muita gente pensa, o terceiro milênio, o século XXI e a década de 2000 começaram apenas em primeiro de janeiro de 2001, e a próxima década começará em primeiro de janeiro de 2011. Entenda, as décadas, os séculos e os milênios terminam nos finais dos anos terminados em zero. Quanta ingenuidade se viu naquela época!!! Mas aquilo não diminuiu a importância do ano 2000, que já foi tão evocado pelos filmes de ficção científica de outros tempos e foi o ano dos 500 anos de descobrimento do Brasil. Deveria ter sido, entre duas eras, um ano de transição, mas se revelou uma decepção. O mundo não mudou para melhor. Continuou e continua se deteriorando e cozinhando em fogo lento. Serviu para mostrar que o futuro não é o que esperávamos que ele fosse. Partilho a opinião deste cidadão que postou em http://blogdokayser.blogspot.com/2007/09/de-volta-para-o-futuro.html. Nada de carros voadores, de robôs levando cachorros para passear, de policiais e bandidos trocando tiros com armas de raio laser, nem de viagens interplanetárias. O ano da graça de 2000 passou longe do que as pessoas em 1950 pensavam que ele seria, mas não tanto do que as pessoas em 1900 pensavam, pois o que existia em 2000 já representava um grande avanço em relação ao que existia 100 anos antes. Pode até ser que minhas expectativas em relação ao ano 2100 estejam certas. Daqui a um ano, quando esta década chegar ao fim, eu direi quais são. Isto me lembra que preciso voltar a ler as obras de Julio Verne. Recomendo que você faça o mesmo e entenderá esta postagem melhor.
O terceiro milênio só começou na prática em 11 de setembro de 2001 (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/09/11-de-setembro-de-2009.html, http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/09/conscincia-do-brasil.html e http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/09/11-de-setembro-de-2001.html), quando houve uma ruptura com aquela visão de mundo que pessoas e nações tinham no segundo milênio. Em outras palavras, todo mundo agora olha desconfiando.
Pois bem, no final de 1999, o clima era de apreensão no mundo, pois achava-se que, à meia-noite de primeiro de janeiro de 2000, como os computadores mudariam a data de 31/12/99 para 01/01/00, eles interpretariam isso como um retrocesso, como se voltássemos ao ano de 1900, ou simplesmente travariam. Foram vários os boatos que surgiram, dizendo que haveria um grande tumulto nas cidades, causados por um suposto "apagão" ou por caixas eletrônicos soltando dinheiro, entre outras confusões que poderiam ser geradas se os computadores parassem de funcionar. Aquele seria o famoso "bug" do milênio. Felizmente, nada disso aconteceu. O único fato inusitado que pude constatar na ocasião foi quando liguei meu computador naquela madrugada e ele marcava "04 de janeiro de 1980", até hoje sem explicação. Retifiquei a data e ficou tudo na paz. Entenda melhor sobre os "bugs" da computação em http://pt.wikipedia.org/wiki/Bug.
Apesar de a indústria da informática ter tomado as devidas providências para evitar uma pane global nos computadores naquela época, reestruturando seus sistemas operacionais, e de os especialistas terem explicado várias vezes que tudo estava sob controle e que todas as especulações sobre o que poderia acontecer eram infundadas, ainda havia muita preocupação com o "bug". A seguinte matéria do Fantástico mostra como o assunto foi explorado na época (http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1178025-7823.html):



Saiba mais sobre aquele momento em http://blog.brasilacademico.com/2008/11/o-bug-do-milnio-e-os-piores-bugs-da.html.
A expectativa com relação ao "bug" também se fez presente no videoclipe de "Waiting for tonight", de Jennifer Lopez:



A visão futurística que o publico em geral tinha a respeito do ano 2000 aparece em "Will 2k", de Will Smith:



Bem, mas vamos esquecer essa história de "bug" e de futurismo, porque hoje é dia de festa. Desejo um feliz 2010 a todos que passaram por aqui. Mais uma vez, renovam-se nossos votos de tudo de bom, ainda que seja impossível conseguir tudo de uma vez. Enfim, que Deus nos abençoe e nos ajude a fazer a diferença de agora em diante.





***

Nenhum comentário: