BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

terça-feira, 31 de março de 2009

44ª edição de 2009

Força-tarefa contra a malária

Acredito que essa pesquisa engendrada por pesquisadores de sete Estados seria também de grande importância para a Zona Norte do Ceará, onde já foram notificadas algumas epidemias de malária, nos últimos três séculos. Portanto eu acho que o Ceará deveria fazer parte desse grupo.

Em iniciativa inédita, fundações de amparo à pesquisa de sete Estados - São Paulo, Minas, Amazonas, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Rio - uniram-se para criar uma rede de estudos sobre a malária. A proposta baseia-se na implementação de um comitê científico, com dois pesquisadores de cada fundação, para o desenvolvimento de pesquisas integradas sobre a doença, voltadas para a busca de novas drogas, mapeamento genético dos vetores e aprimoramento de serviços de atendimento à população.


Leia mais em http://www.sobralportaldenoticias.com/new/index.php?option=com_content&view=article&id=181:fundacoes-de-7-estados-se-unem-para-estudar-&catid=53:noticias&Itemid=46.



*****

Debaixo dos caracóis

Going back…





*****

Evangelho de 31-03-2009

João 8, 21-30

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 21Jesus disse-lhes: Eu me vou, e procurar-me-eis e morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir. 22Perguntavam os judeus: Será que ele se vai matar, pois diz: Para onde eu vou, vós não podeis ir? 23Ele lhes disse: Vós sois cá de baixo, eu sou lá de cima. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24Por isso vos disse: morrereis no vosso pecado; porque, se não crerdes o que eu sou, morrereis no vosso pecado. 25Quem és tu?, perguntaram-lhe eles então. Jesus respondeu: Exatamente o que eu vos declaro. 26Tenho muitas coisas a dizer e a julgar a vosso respeito, mas o que me enviou é verdadeiro e o que dele ouvi eu o digo ao mundo. 27Eles, porém, não compreenderam que ele lhes falava do Pai. 28Jesus então lhes disse: Quando tiverdes levantado o Filho do Homem, então conhecereis quem sou e que nada faço de mim mesmo, mas falo do modo como o Pai me ensinou. 29Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho, porque faço sempre o que é do seu agrado. 30Tendo proferido essas palavras, muitos creram nele. - Palavra da salvação.

http://www.catolicanet.com/?system=liturgia&action=ver_liturgia&ano=2009&data=31-03.



*****

domingo, 29 de março de 2009

43ª edição de 2009

E-farsas

Você já deve ter recebido ao longo de sua carreira como internauta várias mensagens enviadas em massa, algumas vezes com correntes de oração, outras vezes com histórias dramáticas e pedindo ajuda financeira, como no exemplo a seguir, que recebi ontem:

Sinceramente, espero que o nosso graozinho de areia por reenviar isto tao triste, sirva para poder ajudar a esta criatura. So alguem sem coracao pode eliminar este mail, nao custa nada colaborar.
obrigado plo teu tempo e plo teu coracao.



xamo-me Cleto e tenho 5 anos...ajuda-me! por favor.
>So reenvía-o, por caridade. (e da gracas a Deus se tens filhos saos).

Cleto e um menino de Bogotá Colombia, tem cinco anos de idade e desde os dois anos sofre de uma rara enfermidade xamada elefantiasis cumerdi, o mesmo que nos seus bracos, devido a grande desnutricao, sofreu uma malformacao dos ossos. Te pedimos de todo o coracao a tua ajuda.¿Como?
Reenviando este e-mail a quantos contactos tenhas no teu livro de
direccoes. Por cada e-mail que se reenvíe, Cleto receberá uma qantidade de
dinheiro o qual se destinará a ajuda-lo na sua recuperacao e terapias.
Cleto mais que ninguem e os seus papás te agradecerao infinitamente.
Seguro…..Deus te bendezirá.


Eu até fiquei sensibilizado e achando que fosse verdade. De fato, o garoto da foto, seja quem for, deve ter alguma doença grave e incapacitante. Entretanto, minha experiência me levou a pesquisar um pouco, antes de passar a história adiante. O que descobri é surpreendente: a doença mencionada não existe, pelo menos com a palavra “cumerdi”. Elefantíase, também conhecida como filariose, existe, mas ela não afeta os ossos, mas a circulação linfática dos membros inferiores. Além disso, não haveria como uma suposta entidade beneficente monitorar os endereços eletrônicos para os quais a mensagem teria sido enviada e fazer os devidos pagamentos. Note que essa entidade sequer é mencionada. Acho que, se alguém fosse ganhar dinheiro assim, seria o próprio autor da mensagem. Note também a redação grosseira da mensagem, que me parece estar escrita em portunhol. Talvez o autor tenha tentado escrever em espanhol para passar alguma credibilidade. Saiba mais em:
http://www.e-farsas.com/corrente_cleto.htm.
http://www.quatrocantos.com/LENDAS/66_cleto_bogota.htm.

Há quase um ano, recebi uma mensagem falando sobre uma criança do interior de SP, que precisava de tratamento na Itália. A mensagem tinha até logotipos de fábricas de calçados.

"Pessoal, meu nome é Cristina dos Santos, sou moradora da cidade de Birigui a alguns anos, e preciso da ajuda de todos vocês, pois não sei mais o que fazer. Eu sempre sonhei em ter um monte de filhos, adoro crianças, mas embora eu e meu marido tentássemos sempre, nunca conseguiamos
engravidar.
Ao custo de muito esforço, juntamos dinheiro e eu fiz um tratamento com o Dr.Sérgio Marttoreli, e finalmente consegui realizar meu sonho e ter um bebê. Há cerca de um ano atrás nasceu a minha Ana Cláudia, meu anjinho, que trouxe uma nova alegria pra minha vida, e me proporcionou algo indescritivel..
A Ana Claudia crescia normalmente, até que completou 6 meses de vida, e eu comecei a estranhar que ela não se mexia muito, era muito quietinha.
O médico fez alguns exames nela, não conseguiu detectar nada, mas mesmo assim pediu alguns exames mais detalhado.
Quando o resultado chegou,minha vida desabou, pois Ana Claudia tem uma rara doença que vai paralisando seu corpo lentamente, fazendo que seus órgãos internos parem pouco a pouco de funcionar, até que o doente morra sufocado, pois o pulmão não consegue mais respirar.
Eu fiquei desesperada, sem saber o que fazer, pois o médico me garantiu que não existia nem tratamento para tal doença, que tudo que podiamos fazer seria sentar e esperar pela morte da minha menina, só assistindo ela definhar dia a dia. Não me conformando com a situação eu pedi demissão do meu emprego e comecei a pesquisar, até que descobri que um médico italiano desenvolveu um tratamento que pode salvar minha filha; só que para que ela tenha alguma chance nós precisamos ir para a Itália, e morar lá por cerca de um ano, que é quanto dura o tratamento.
Imagina meu desespero ao saber que meu anjo poderia ser salvo, mas eu não tinha condi ções nem de ir para a Italia, quanto mais morar lá.
Num ato de desespero supremo saí de fábrica em fábrica da cidade pedindo ajuda, e finalmente c onsegui ajuda de 7 grandes fábricas, que vão mandar eu e minha filha pra itália e nos sustentar
l pelo tempo necessário do tratamento, mas, para que eles não saiam perdendo, eu preciso fazer minha parte, que é a propaganda dessas fábricas.
Conversei com um provedor aqui de minha cidade e eles vão me auxiliar; tudo eu preciso fazer mandar essa mensagem para o maior número possível de pessoas, e pedir encarecidamente que
elas mandem para o maior numero possível de conhecidos, e quando atingir a marca de 10 mil emails enviados, eu poderei ir para a Itália salvar minha filha ..

Por favor, mandem essa mensagem pra todos os seus conhecidos, quanto mais mensagens vc mandar, mais chance minha filha tem de sobreviver.

Obrigado.

Cristina."



Depois descobri que era uma farsa. Outros internautas que passaram pelo blog também desconfiaram. Você pode conferi-la em http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/04/fazendo-minha-parte.html.

Enfim, o que eles ganham fazendo isso??? Já existem tantas informações úteis e inúteis na Rede, por que acrescentar mais???



*****

Evangelho de 30-03-2009

João 8, 1-11

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 1Dirigiu-se Jesus para o monte das Oliveiras. 2Ao romper da manhã, voltou ao templo e todo o povo veio a ele. Assentou-se e começou a ensinar. 3Os escribas e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher que fora apanhada em adultério. 4Puseram-na no meio da multidão e disseram a Jesus: Mestre, agora mesmo esta mulher foi apanhada em adultério. 5Moisés mandou-nos na lei que apedrejássemos tais mulheres. Que dizes tu a isso? 6Perguntavam-lhe isso, a fim de pô-lo à prova e poderem acusá-lo. Jesus, porém, se inclinou para a frente e escrevia com o dedo na terra. 7Como eles insistissem, ergueu-se e disse-lhes: Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra. 8Inclinando-se novamente, escrevia na terra. 9A essas palavras, sentindo-se acusados pela sua própria consciência, eles se foram retirando um por um, até o último, a começar pelos mais idosos, de sorte que Jesus ficou sozinho, com a mulher diante dele. 10Então ele se ergueu e vendo ali apenas a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou? 11Respondeu ela: Ninguém, Senhor. Disse-lhe então Jesus: Nem eu te condeno. Vai e não tornes a pecar. - Palavra da salvação.

http://www.catolicanet.com/?system=liturgia&action=ver_liturgia&ano=2009&data=30-03.



*****

42ª edição de 2009

Policiamento no Rio é reforçado para "Hora do Planeta"

Bem bolada essa idéia, pois, se essa penumbra de uma hora deve ser boa para quem quer namorar, também deve ser boa para quem quer aproveitar e fazer mal contra o próximo.


“Ora, este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, pois as suas obras eram más. Porquanto todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas aquele que pratica a verdade, vem para a luz. Torna-se assim claro que as suas obras são feitas em Deus.”

João 3, 19 – 21


Para minha surpresa, mais gente do que eu podia imaginar já estava sabendo da campanha em Fortaleza. Em alguns lugares daqui, como na fonte da Praça do Ferreira, no Centro, e a Praça Portugal, na Aldeota, as luzes foram apagadas. A rede de supermercados Bompreço também participou. Eu estava em uma das filiais na hora. Para saber mais sobre a repercussão da campanha no Ceará, acesse:
http://eliomardelima.blogspot.com/2009/03/hora-de-apagar-luz-pelo-planeta.html.
http://eliomardelima.blogspot.com/2009/03/vamos-apagar-as-luzes-da-cidade.html.

Em Sobral, infelizmente não tenho notícias sobre o andamento da campanha por lá, se é que ela chegou lá. Se alguém souber, por favor, me avise. Mandei a seguinte mensagem para a prefeitura de lá:

“Espero que, ano que vem, Sobral participe da campanha "Hora do Planeta", promovida pela WWF uma vez por ano, quando pessoas e instituições voluntariamente aderem e se comprometem a apagar suas luzes durante uma hora, em um determinado dia e hora. Quando cidades, Estados e países aderem oficialmente, eles apagam as luzes de seus principais monumentos e prédios por uma hora. Trata-se de uma campanha pela redução do aquecimento global. Em Fortaleza, houve grande adesão por parte de pessoas e de empresas. Pelo menos umas 77 cidades brasileiras, a maioria do interior, aderiram oficialmente. Me entristeceu não encontrar Sobral na lista.
Saiba mais em http://www.horadoplaneta.org.br/.”


Por um lado, nos preocupamos em apagar as luzes para minimizar o aquecimento global. Por outro lado, ainda há muita gente neste mundo vivemos nas trevas, em todos os sentidos. Além de os serviços de energia elétrica ainda não chegarem regularmente a todos os recantos do globo, ainda há muitos que não vivem na luz porque não querem, porque talvez não conheçam a verdade. Então, esperamos que, ao longo dos anos, apaguemos mais as lâmpadas de nossos lares, porque logo perceberemos que não precisamos delas tanto assim, e acendamos as lâmpadas de nossas almas.

“Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”

João 8, 12


Durante o apagão da ação "Hora do Planeta", contra o aquecimento global, que acontece neste sábado entre 20h30 e 21h30, haverá reforço no policiamento em pontos da zona sul do Rio de Janeiro.
O evento é organizado pela ONG WWF com o intuito de chamar a atenção da população para os problemas acarretados pelas mudanças climáticas.
O reforço da Polícia Militar (PM) conta com policias em carros, motocicletas e a pé.

Mais em http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3665730-EI5030,00.html.

Saiba mais sobre a repercussão da campanha “Hora do Planeta” no Brasil e no mundo em:
http://search.msn.com.br/news/results.aspx?q=hora+do+planeta&a=&n=&e=&FORM=MSNH55&mkt=pt-BR&web=.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u542207.shtml.
http://www.sobralportaldenoticias.com/new/index.php?option=com_content&view=article&id=1283:principais-cidades-do-mundo-apagam-as-luzes-contra-a-mudanca-climatica&catid=53:noticias&Itemid=46.



*****

Estou voltando

Dedicado especialmente à Ane e aos demais que estarão na expectativa, aguardando com faixas, cartazes e balões meu desembarque esta semana.





*****

Evangelho de 29-03-2009

João 12, 20-33

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 20Havia alguns gregos entre os que subiram para adorar durante a festa. 21Estes se aproximaram de Filipe (aquele de Betsaida da Galiléia) e rogaram-lhe: Senhor, quiséramos ver Jesus. 22Filipe foi e falou com André. Então André e Filipe o disseram ao Senhor. 23Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora para o Filho do Homem ser glorificado. 24Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto. 25Quem ama a sua vida, perdê-la-á; mas quem odeia a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me; e, onde eu estiver, estará ali também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. 27Presentemente, a minha alma está perturbada. Mas que direi?... Pai, salva-me desta hora... Mas é exatamente para isso que vim a esta hora. 28Pai, glorifica o teu nome! Nisto veio do céu uma voz: Já o glorifiquei e tornarei a glorificá-lo. 29Ora, a multidão que ali estava, ao ouvir isso, dizia ter havido um trovão. Outros replicavam: Um anjo falou-lhe. 30Jesus disse: Essa voz não veio por mim, mas sim por vossa causa. 31Agora é o juízo deste mundo; agora será lançado fora o príncipe deste mundo. 32E quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim. 33Dizia, porém, isto, significando de que morte havia de morrer. - Palavra da salvação.

http://www.catolicanet.com/?system=liturgia&action=ver_liturgia&ano=2009&data=29-03.



*****

sábado, 28 de março de 2009

41ª edição de 2009

Hora da Terra


Cadastre-se na Hora do Planeta! - PARTICIPANTE: Tony Harrison Oliveira Nascimento Nosirrah

   WWF Hora do Planeta 2009 - Cadastre-se na Hora do Planeta!


Este ano, haverá novamente a campanha de mobilização internacional “Earth Hour” ou “Hora do Planeta”, que consiste em uma grande corrente internacional de conscientização da necessidade de reduções no consumo de energia elétrica e na emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa. Neste sábado, em várias cidades do mundo inteiro, luzes de monumentos consagrados e de prédios públicos serão apagadas durante uma hora, entre 20h30 e 21h30 no horário local. Muitas pessoas farão o mesmo em seus lares, deixando também seus eletrodomésticos desligados das tomadas durante uma hora.

Conforme relatei, ano passado, aqui neste canal (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/03/earth-hour.html), a participação do Brasil foi muito débil, se é que ela existiu. Mas desta vez, deve ser diferente. A divulgação está sendo mais ampla em nosso país, contando com o apoio de celebridades e de políticos. Em algumas partidas de futebol que serão realizadas hoje, de Oiapoque ao Chuí, o evento será lembrado. Pelo menos 77 cidades brasileiras aderiram oficialmente ao evento, incluindo diversas cidades do interior, como Salgueiro-PE e Itajaí-SC. No Ceará, apenas Juazeiro do Norte foi incluída. Veja a lista completa em http://www.wwf.org.br/informacoes/horadoplaneta/quem_ja_aderiu/.

Peço perdão por não ter feito melhor a minha parte, por não ter divulgado mais e ter deixado para comentar aqui, em cima da hora. Mas quem me acompanha com certa periodicidade deve ter percebido um banner alusivo à campanha na coluna da direita da página. Mesmo assim, eu devia ter falado mais sobre isso. O problema é que minha vida está mais corrida do que estava no ano passado.

Então está dado o recado. Será esta noite, às 8:30 (oito e meia) da noite, no fuso horário do lugar em que você estiver. Se puder, participe. O mundo agradece.



Isso e muito mais, você pode conferir em:

http://www.earthhour.org/news/br:pt-BR.
http://www.wwf.org.br/informacoes/horadoplaneta/.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u541880.shtml.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u541473.shtml.
http://verdesmares.globo.com/v3/canais/noticias.asp?codigo=252996&modulo=178.
http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1184106.
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?newsID=a2454096.xml&tab=00085&uf=2.
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=161171.
http://www.qgnet.com.br/2009/03/hora-do-planeta/.
http://acasadamaejoana.wordpress.com/2009/03/27/hora-do-planeta/.
http://www.saberebomdemais.com/wwf-e-a-hora-do-planeta/.
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/energia/conteudo_417890.shtml.
http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2009/3/hora_do_planeta_promete_participacao_em_massa_dos_cariocas_2710.html.



*****

Radicalizando

“O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”.

Martin Luther King


O que eles querem ganhar com isso???

ALERTA GERAL: SENADOR AZEREDO AUMENTA PRESSÃO PARA APROVAR SEU PROJETO DE VIOLAÇÃO DA LIBERDADE E IMPLANTAÇÃO DO VIGILANTISMO NA INTERNET

O Senador Azeredo, eleito presidente da Comissão de Relações Internacionais do Senado, no dia 4 de março, a partir de sua nova posição está pressionando o governo para apoiar a aprovação do seu projeto de criminalização da Internet na Câmara.

No dia 5 de março, o deputado conservador ligado ao PSDB, Regis de Oliveira (PSC-SP), conseguiu aprovar seu parecer favorável ao projeto do Senador Azeredo na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. O Parecer afirma que o projeto vigilantista e violador da privacidade na rede é constitucional e clama pela sua aprovação.


Mais em http://samadeu.blogspot.com/2009/03/alerta-geral-senador-azeredo-aumenta.html.



*****

Evangelho de 28-03-2009

João 7, 40-53

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo,40Ouvindo essas palavras, alguns daquela multidão diziam: Este é realmente o profeta. 41Outros diziam: Este é o Cristo. Mas outros protestavam: É acaso da Galiléia que há de vir o Cristo? 42Não diz a Escritura: O Cristo há de vir da família de Davi, e da aldeia de Belém, onde vivia Davi? 43Houve por isso divisão entre o povo por causa dele. 44Alguns deles queriam prendê-lo, mas ninguém lhe lançou as mãos. 45Voltaram os guardas para junto dos príncipes dos sacerdotes e fariseus, que lhes perguntaram: Por que não o trouxestes?46Os guardas responderam: Jamais homem algum falou como este homem!... 47Replicaram os fariseus: Porventura também vós fostes seduzidos? 48Há, acaso, alguém dentre as autoridades ou fariseus que acreditou nele? 49Este poviléu que não conhece a lei é amaldiçoado!...50Replicou-lhes Nicodemos, um deles, o mesmo que de noite o fora procurar:51Condena acaso a nossa lei algum homem, antes de o ouvir e conhecer o que ele faz? 52Responderam-lhe: Porventura és também tu galileu? Informa-te bem e verás que da Galiléia não saiu profeta. 53E voltaram, cada um para sua casa. - Palavra da salvação.

http://www.catolicanet.com/?system=liturgia&action=ver_liturgia&ano=2009&data=28-03.



*****

quinta-feira, 26 de março de 2009

40ª edição de 2009

Regras do bem viver

1. Afirme somente se tiver certeza; acredite somente se lhe derem fatos; gaste somente se souber de onde tirar os fundos; coma somente se tiver fome; durma somente se tiver sono e, em caso de dúvida, fique na sua e siga seu próprio nariz.

2. Abrace muito, beije mais ainda e ria, já que a vida é de graça.

3. Peça - sempre haverá alguém que lhe dará o que você está precisando.

4. Despeça-se do que já passou - quem vive de passado é museu.

5. Pare de se preocupar. Suas desgraças nunca serão do tamanho que você pensa. Nem seus êxitos.

6. Perdoe-se por suas burrices e fracassos. Se você não se perdoar, vai ser inútil pedir desculpas ou dizer "sinto muito" a quem quer que seja.

7. Reze para agradecer, nunca para pedir. Você já recebeu mais do que suficiente para crescer e ser feliz.
8. Não perca tempo em discussões inúteis. Ao invés de brigar, cante uma canção do Zeca Pagodinho, tome um banho frio ou vá dar uma volta de bicicleta no parque.

9. Desista de fazer a cabeça dos outros - o que eles pensam de você não é da sua conta. Adote a filosofia do CAVALO NA PARADA DE 7 DE SETEMBRO "cagando, andando e sendo aplaudido".

10. Cuide de si mesmo como se estivesse cuidando do seu melhor amigo.

11. Expresse a sua individualidade. Transe a sua sexualidade. Apóie-se em seus talentos e virtudes.

12. Faça alguma coisa que sempre desejou fazer, que pode fazer, mas que tinha vergonha.

13. Cometa erros novos.

14. Simplifique sua vida.

15. Deixe bagunçado.

16. Pare de frescura.

17. Acredite no amor; nada no mundo é mais digno de crédito. AME! Não é vexame nenhum.

18. Nunca pense que o amor é uma "água morna" onde há amor há respeito pelas diferenças, onde as diferenças são aceitas. Existem pontos de vista contrários, e onde existem pontos de vista contrários, há conflitos e desentendimentos.

19. Não se intrometa na vida dos outros, nem julgue as pessoas de jeito nenhum. Deixe-as ser como são e curta o melhor de cada uma.

20. Grandes amizades não se perdem em pequenas disputas. Se elas se perderem, é porque não eram nem amizades, muito menos grandes amizades.

21. Leia o que está escrito, ouça o que é dito e, se não compreender, pergunte. Não tenha vergonha de perguntar o que não sabe. É assim que se aprende.



*****

Smashmouth – Walking on the sun





*****

O sujo falando do mal lavado

Pensa que sentimos saudades dele. Pior é que tem gente que sente. Hipócrita!!!

Para Fernando Henrique, o presidente Lula está "passando a mão na cabeça de quem faz a coisa errada"

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso voltou a acusar o governo de permitir que “cupins” corroam a política brasileira, numa comparação da ação dos insetos na máquina pública federal que ele considera partidarizada.

No seminário promovido pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) 15 Anos de Plano Real, FCH disse, mais uma vez, que o presidente Lula está “passando a mão na cabeça de quem faz a coisa errada”. “A corrupção existe em todos os governos, mas eu nunca me compadeci dela”, disse o ex-presidente.


Leia mais em http://www.opovo.com.br/politica/864969.html.



*****

Evangelho de 27-03-2009

João 7, 1-2.10.25-30

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 1Jesus percorria a Galiléia. Ele não queria deter-se na Judéia, porque os judeus procuravam tirar-lhe a vida. 2Aproximava-se a festa dos judeus chamada dos Tabernáculos. 10Mas quando os seus irmãos tinham subido, então subiu também ele à festa, não em público, mas despercebidamente. 25Algumas das pessoas de Jerusalém diziam: Não é este aquele a quem procuram tirar a vida? 26Todavia, ei-lo que fala em público e não lhe dizem coisa alguma. Porventura reconheceram de fato as autoridades que ele é o Cristo? 27Mas este nós sabemos de onde vem. Do Cristo, porém, quando vier, ninguém saberá de onde seja. 28Enquanto ensinava no templo, Jesus exclamou: Ah! Vós me conheceis e sabeis de onde eu sou!... Entretanto, não vim de mim mesmo, mas é verdadeiro aquele que me enviou, e vós não o conheceis. 29Eu o conheço, porque venho dele e ele me enviou. 30Procuraram prendê-lo, mas ninguém lhe deitou as mãos, porque ainda não era chegada a sua hora. - Palavra da salvação.

http://www.catolicanet.com/?system=liturgia&action=ver_liturgia&ano=2009&data=27-03.



*****
BlogBlogs.Com.Br

39ª edição de 2009

Crônica do cotidiano 5

Na manhã de ontem, quando cheguei ao hospital, fui abordado por jovens militantes de um partido de esquerda, que estavam vendendo exemplares de um jornal criado pelo partido. Abri a mão e dei um real pelo jornal, não necessariamente para ajudar a causa, mas porque fiquei curioso em conhecer um pouco das idéias deles. Vieram as notícias do tipo que eu esperava: greves, movimento estudantil, corrupção, e na primeira página, a manchete afirmava que o presidente dos EUA (aquele mesmo cuja posse foi tão concorrida quanto à do presidente Lula, porque o povo norte-americano depositou nele as mesmas esperanças que nós depositamos no nosso) está se articulando para tomar o nosso “Pré-Sal”, ou seja, ele quer que o petróleo brasileiro passe a ser administrado por um pequeno grupo de companhias estrangeiras. Não sei até que ponto isso é verdade, mas até que faz algum sentido, considerando a importância estratégica daquela hipotética bacia de petróleo.

Não é querendo fazer coro com o jornal, mas o futuro político do Brasil me preocupa. O PT “queimou o filme” (ou o cartão de memória ou o pixel, como preferir) e a esquerda não tem nenhum outro nome de peso com carisma nacional suficiente para polarizar as atenções. Depois que Lula sair do Planalto, não faço a mínima idéia de quem o substituirá. Temo que os seus opositores se fortaleçam e o neoliberalismo consiga retomar o poder, se é que alguma vez ele o perdeu. Então veremos o que é entreguismo de verdade. Não confio nos políticos da direita conservadora porque historicamente a maioria deles só defende efetivamente os interesses da elite, em detrimento da liberdade do trabalhador e da sociedade em geral. Eles criticam agora o governo atual, mas agem da mesma maneira quando estão “por cima”. Portanto não me surpreendo se a próxima gestão, sendo neoliberal, privatizar a Petrobras e arrumar uma maneira legal de entregar o “Pré-Sal” aos gringos.

Agora que estou de volta do transe que me fez escrever essa opinião, digo-lhe que, apesar de essas fontes de comunicação apresentarem alguma veracidade, é perigoso ver o mundo apenas por um ângulo. Ou você se torna passivo demais ou se torna radical demais. Dos dois modos você pode se tornar insensato e acabar fazendo loucura.

Esses partidos de esquerda radical parecem fazer apologia a eventos polêmicos, como a Revolução Russa de 1917 e a Revolução Cubana, por exemplo. Tudo bem que foram eventos necessários e que realizaram mudanças profundas e necessárias. Os países envolvidos necessitavam daquelas mudanças. Mas fazer revoluções assim no Brasil, sou contra. Até porque muitos dos idealizadores daquelas revoluções, com o tempo, revelaram-se uns oportunistas.

Peguei a deixa para falar de socialismo ou de comunismo, por causa de um paciente que me apareceu no ambulatório, semana passada. Antes de começar, importante diferenciar as duas coisas. Socialismo é o regime de governo em que existem algumas propriedades privadas, mas o Estado controla tudo, principalmente os meios de produção. O comunismo é o último estágio da evolução do socialismo, no qual já não há mais governo e tudo é comum a todos, tudo é de todos, tudo é comunitário. Não há mais propriedade privada alguma, quando mais se aproxima daquele lema da Revolução Francesa: “Igualdade, liberdade e fraternidade”. O modelo de sociedade que mais se aproxima desse modelo é o dos índios, especialmente aqueles que tiveram pouco ou nenhum contato com o “homem branco”. Essas nações que se dizem comunistas são apenas nações socialistas que não quiseram evoluir para o comunismo, porque seus governantes se acomodaram no poder e passaram a fazer uso dele apenas em benefício próprio e se perpetuarem nele o máximo possível. Temos bons exemplos disso até hoje. A Venezuela, por exemplo, só quem está lá dentro mesmo é que sabe o que se passa lá. As mudanças que o presidente deles tem feito nos quase dez anos, com vertentes aparentemente socialistas, estão dividindo o país.

Voltando ao caso daquele paciente, ele se dizia filiado a um partido de esquerda e demonstrava ambivalência em relação à duas personalidades do partido. Se por um lado, ele as admirava, por outro, tinha vontade de telefonar para ofendê-las. Ele apresentava certo retardo mental e tinha umas idéias delirantes, como achar que o mundo devia a ele. O médico psiquiatra que me acompanhava disse que ele teria simpatizado com o socialismo por ser uma vertente política que teoricamente congrega os rejeitados do sistema social vigente e que luta por seus direitos. Esse médico disse que já freqüentou um comitê de um daqueles partidos e viu que, na prática, dentro deles também há segregação, formando-se as famosas panelinhas. Logo aquele paciente “quebrará a cara”, cedo ou tarde. Ele foi diagnosticado com transtorno paranóide, pois possui alguns dos seguintes critérios:

• Excessiva sensibilidade em ser desprezado.
• Tendência a guardar rancores recusando-se a perdoar insultos, injúrias ou injustiças cometidas.
• Interpretações errôneas de atitudes neutras ou amistosas de outras pessoas, tendo respostas hostis ou desdenhosas. Tendência a distorcer e interpretar maléficamente os atos dos outros.
• Combativo e obstinado senso de direitos pessoais em desproporção à situação real.
• Repetidas suspeitas injustificadas relativas à fidelidade do parceiro conjugal.
• Tendência a se autovalorizar excessivamente.
• Preocupações com fofocas, intrigas e conspirações infundadas a partir dos acontecimentos circundantes.

Saiba mais sobre transtornos de personalidade em:
http://www.psicosite.com.br/tra/out/personalidade.htm.
http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?sec=91&art=152.
http://virtualpsy.locaweb.com.br/dsm_janela.php?cod=166.


“A grande crise econômica atual é uma crise global de Humanidade que não se resolverá com nenhum tipo de capitalismo, porque não é possível um capitalismo humano; o capitalismo continua a ser homicida, ecocida, suicida. Não há modo de servir simultaneamente ao deus dos bancos e ao Deus da Vida, conjugar a prepotência e a usura com a convivência fraterna. A questão axial é: Trata-se de salvar o Sistema ou se trata de salvar a Humanidade?”

Dom Pedro Casaldáliga, em Circular 2009


Por que os padres ainda não podem se manifestar contra o neoliberalismo e a favor dos direitos humanos e dos trabalhadores e a favor da vida, senão são taxados de adeptos da teologia de libertação??? Gente, chega de rotulação. Por que tem gente que, em vez de reconhecer que as palavras do bispo fazem sentido, preferem estigmatizá-lo??? Concordo que não se deve colocar interesses políticos acima da espiritualidade, mas fazer vista grossa ao que está acontecendo no mundo é burrice. Nem os últimos papas concordaram com isso.

Não aceito regimes políticos que suprimam a espiritualidade do povo, por acharem que as religiões são culpadas pela nossa miséria e que Deus foi inventado para nos explorar. Em outra oportunidade comentarei sobre a importância das religiões nas sociedades.

Falando nisso, Leonardo Boff esteve em Fortaleza, onde proferiu uma palestra no Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, em maio do ano passado. Ele não falou de religião. Falou basicamente de meio ambiente. Infelizmente não recordo detalhes. Só sei que foram palavras sensatas.

Buscar uma fonte segura de informações que seja imparcial e sem viés é difícil. Todo mundo descreve o que vê da melhor maneira que vê. Como disse Pilatos a Jesus, o que é a verdade, afinal???

Sem querer fazer propaganda, mas, se quer conhecer o jornal a que me refiro, sugiro que leia http://www.averdade.org.br/.



*****

Mamãe

Veja como o Poder Judiciário é uma mãe e que nos ampara tão bem, nas ocasiões em que mais precisamos. Ela mandou soltar um pistoleiro e seqüestrador por “excesso de prazo”. Afinal, o coitado já tinha passado tempo demais naquele estresse da prisão, não é? ;)

Justiça manda soltar sequestrador de empresário

Acusado de crimes de pistolagem e sequestro Erismar Mariz de Oliveira, o Camilo, foi posto em liberdade do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira (IPPOO II), em Itaitinga, ontem à tarde, pela sentença do juiz Luiz Bessa Neto, da Vara de Execução Penal e Corregedoria dos Presídios, que julgou extinta a punibilidade em relação a pena de 10 anos e seis meses de prisão contra ele por um homicídio praticado na Região Jaguaribana no ano de 1994.

Camilo estava preso no IPP0O II desde setembro de 2006, quando integrou a quadrilha, que um mês antes havia sequestrado, em Fortaleza, o empresario Ricardo Rodrigues Rolim, que foi mantido em cativeiro durante 25 dias no município de Itapipoca, a 136 quilômetros da Capital.

No caso acima referido, o Supremo Tribunal Federal (STF), já havia concedido em novembro do ano passado, uma ordem de soltura em favor de Camilo pelo excesso de prazo na formação da culpa. No entanto, como ele tinha mandado de prisão pelo crime de Jaguaribe continuou preso.


Mais em http://www.opovo.com.br/opovo/fortaleza/862560.html.



*****

Evangelho de 26-03-2009

João 5, 31-47

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 31Se eu der testemunho de mim mesmo, não é digno de fé o meu testemunho. 32Há outro que dá testemunho de mim, e sei que é digno de fé o testemunho que dá de mim. 33Vós enviastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Não invoco, porém, o testemunho de homem algum. Digo-vos essas coisas, a fim de que sejais salvos. 35João era uma lâmpada que arde e ilumina; vós, porém, só por uma hora quisestes alegrar-vos com a sua luz. 36Mas tenho maior testemunho do que o de João, porque as obras que meu Pai me deu para executar - essas mesmas obras que faço - testemunham a meu respeito que o Pai me enviou. 37E o Pai que me enviou, ele mesmo deu testemunho de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz nem vistes a sua face... 38e não tendes a sua palavra permanente em vós, pois não credes naquele que ele enviou. 39Vós perscrutais as Escrituras, julgando encontrar nelas a vida eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de mim. 40E vós não quereis vir a mim para que tenhais a vida... 41Não espero a minha glória dos homens, 42mas sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Vim em nome de meu Pai, mas não me recebeis. Se vier outro em seu próprio nome, haveis de recebê-lo... 44Como podeis crer, vós que recebeis a glória uns dos outros, e não buscais a glória que é só de Deus? 45Não julgueis que vos hei de acusar diante do Pai; há quem vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. 46Pois se crêsseis em Moisés, certamente creríeis em mim, porque ele escreveu a meu respeito. 47Mas, se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis nas minhas palavras? - Palavra da salvação.

http://www.catolicanet.com/?system=liturgia&action=ver_liturgia&ano=2009&data=26-03.



*****

quarta-feira, 25 de março de 2009

38ª edição de 2009

Condolências

Fiquei sabendo tardiamente que, no último fim-de-semana, “eternizou-se” a progenitora do prefeito de Sobral e do decano da escola médica da cidade. Deixo aqui minhas condolências aos familiares e aos povos de Sobral e de Coreaú. Que Deus a tenha!!!

Para mais informações, acesse:
http://wilsonreporter.blogspot.com/2009/03/o-corpo-da-genitora-do-prefeito-de.html.
http://www.sobralportaldenoticias.com/new/index.php?option=com_content&view=article&id=1226:morre-genitora-do-prefeito-de-sobral-&catid=19:noticias&Itemid=47.



*****

Falando em Sobral

O governador Cid Gomes esteve sexta-feira em Sobral e não gostou de ver o atraso na construção do prédio para instalar a sede do Centro Integrado de Operações Policiais e de Segurança –Ciops. Cid mostrou-se incomodado com o andar das obras e com a demora na desocupação das casas que ficam aos fundos do terreno. Com isso, o próprio governador Cid Gomes resolveu conversar com as famílias.


Se ele não gostou, imagine o povo de Sobral. Pelo menos ele teve a atitude diplomática de ir conversar pessoalmente com os donos dos imóveis.

Veja mais em http://wilsonreporter.blogspot.com/2009/03/cid-nao-gostou-do-que-viu-em-sobral.html.



*****

Mais uma do judiciário

JORNAL O POVO É CENSURADO POR LIMINAR

"O POVO está sob o baque de uma censura prévia. Na noite da última quinta-feira, 19 de março, pouco depois das 22 horas, quando o plantão de feriado de São José já estava quase concluído e o fechamento da edição seguia nos momentos finais, a Redação do jornal recebeu a visita de uma oficial de justiça com uma liminar que proibia previamente a publicação de uma matéria, sob pena de o jornal ser multado diariamente em R$ 10 mil. A decisão, que ainda vigora e abrange também outras mídias do Grupo de Comunicação O POVO (rádios, TV e Internet), foi assinada pelo juiz plantonista Benedito Helder Afonso Ibiapina, da 16ª Vara Cível. Cercear o dever de informar fere a liberdade de imprensa e de expressão, princípios básicos da Constituição Federal. A matéria seria publicada na edição de hoje e informaria sobre movimentações financeiras bloqueadas pela Justiça Federal, numa operação da Polícia Federal contra o jogo do bicho. Em sua decisão, o juiz estadual atendeu a uma ação cautelar inominada movida por advogados de um empresário local, que alegou estar sofrendo risco de ter seu sigilo bancário quebrado pela reportagem. O curioso é que os detalhes do despacho judicial federal que O POVO se encontra impedido de publicar estão disponibilizados, oficialmente, desde a manhã de ontem, no site da Justiça Federal e podem ser acessados em qualquer parte do mundo, mas não podem ser publicados como matéria jornalística. Ao contrário do que considerou o juiz da 16ª Vara Cível, o caso manteve-se sob sigilo apenas durante a investigação policial.


Leia mais em http://eliomardelima.blogspot.com/2009/03/jornal-o-povo-e-censurado-por-liminar.html.

Presidente do TJ critica censura

A censura prévia que está mantida a uma matéria do O POVO, decisão tomada pelo juiz Benedito Helder Afonso Ibiapina durante plantão no último dia 19, e imposta ao jornal, foi lamentada ontem pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ), desembargador Ernani Barreira Porto. “Me causa certa preocupação, a circunstância de uma matéria encontrar-se oferecida a todo um público que interessasse através da internet (no site da Justiça Federal) ser obstada de publicação em relação à imprensa”, afirmou ontem. O desembargador embarcou ontem para o Rio de Janeiro, onde participou de homenagem na Academia Brasileira de Letras Jurídicas ao presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), César Asfor Rocha.


Leia mais em http://www.opovo.com.br/opovo/politica/864892.html.

Câmara repudia decisão

Em repúdio à censura sofrida pelo O POVO, uma comissão de vereadores compareceu ontem à sede do jornal, no objetivo de manifestar apoio ao Grupo de Comunicação O POVO.

Os vereadores Walter Cavalcante (PHS), Guilherme Sampaio (PT), Acrísio Sena (PT), Ronivaldo Maia (PT), Eliana Gomes (PCdoB), Joaquim Rocha (PV) e Mairton Félix (DEM), que participaram da visita representando a Câmara Municipal, foram unânimes ao condenar a censura. “É um fato triste”, comentou Eliana Gomes.


Leia mais em http://www.opovo.com.br/opovo/politica/864893.html.



*****

Evangelho de 25-03-2009

Lucas 1, 26-38

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. 28Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. 29Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. 30O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. 32Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, 33e o seu reino não terá fim. 34Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? 35Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, 37porque a Deus nenhuma coisa é impossível. 38Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela. - Palavra da salvação.

http://www.catolicanet.com/?system=liturgia&action=ver_liturgia&ano=2009&data=25-03.



*****

terça-feira, 24 de março de 2009

37ª edição de 2009

CNJ decide que servidores do Judiciário poderão ganhar acima do teto

Eles podem. Nós, não.

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) decidiu que os funcionários públicos do Judiciário poderão ganhar mais do que o limite do teto remuneratório, fixado em R$ 24,5 mil.
O benefício será concedido a servidores que acumulam mais de um emprego público. A decisão do CNJ se deve à análise do pedido do Sindjus-DF (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário e Ministério Público da União).
Segundo o conselho, o texto da resolução nº 14/2006, que regula a incidência do teto remuneratório nos casos de acumulação de cargos, vai esclarecer que não estão sujeitas ao teto as verbas recebidas pelos servidores do Poder Judiciário resultantes da acumulação de cargos.
O sindicato pediu que os servidores do Judiciário não se sujeitassem ao teto remuneratório, quando acumulassem cargos públicos permitidos pela Constituição Federal.
Para o Sindjus-DF, se a acumulação se submetesse ao teto afrontaria os direitos e garantias individuais.
Atualmente, o teto não incide nos subsídios dos magistrados que exercem cumulativamente o magistério ou recebem gratificação pelo exercício de função eleitoral. O sindicato afirmou que não oferecer o mesmo tratamento aos servidores do Judiciário ofenderia o princípio da isonomia.
A decisão do CNJ foi publicada na última sexta-feira no "Diário da Justiça".


Veja em http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u487205.shtml.



*****

As dez piores drogas do mundo

Reportagem publicada no Yahoo, que é de extrema importância para a opinião pública e por isso acho que merece ser repassada.

Um estudo liderado pelo professor David Nutt, da Universidade de Bristol, no sudeste da Inglaterra, analisou 20 drogas ilícitas e lícitas e as classificou numa escala do nível de dependência, efeitos no organismo e interação social. Confira as dez piores drogas:

1º. Heroína:
A heroína, ou diacetilmorfina, é uma droga opióide natural ou sintética, produzida e derivada do ópio, que é extraído da cápsula (fruto) de algumas espécies de papoula. Foi usada enquanto fármaco de 1898 até 1910, ironicamente (uma vez que é muito mais aditiva), no tratamento de dependentes de ópio e também como antitússico para crianças. A heroína foi proibida nos países ocidentais no início do século XX devido aos comportamentos violentos que estimulava nos seus consumidores. Em forma líquida, ela é usada com uma seringa, que injeta a droga direto nas veias, mas também pode ser inalada.


Veja o restante das drogas em
http://br.noticias.yahoo.com/s/23032009/48/entretenimento-dez-piores-drogas-mundo.html.



*****

Evangelho de 24-03-2009

João 5, 1-16

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 1Houve uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. 2Há em Jerusalém, junto à porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, que tem cinco pórticos. 3Nestes pórticos jazia um grande número de enfermos, de cegos, de coxos e de paralíticos, que esperavam o movimento da água. 4[Pois de tempos em tempos um anjo do Senhor descia ao tanque e a água se punha em movimento. E o primeiro que entrasse no tanque, depois da agitação da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse.] 5Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. 6Vendo-o deitado e sabendo que já havia muito tempo que estava enfermo, perguntou-lhe Jesus: Queres ficar curado? 7O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; enquanto vou, já outro desceu antes de mim. 8Ordenou-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. 9No mesmo instante, aquele homem ficou curado, tomou o seu leito e foi andando. Ora, aquele dia era sábado. 10E os judeus diziam ao homem curado: E sábado, não te é permitido carregar o teu leito. 11Respondeu-lhes ele: Aquele que me curou disse: Toma o teu leito e anda. 12Perguntaram-lhe eles: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda? 13O que havia sido curado, porém, não sabia quem era, porque Jesus se havia retirado da multidão que estava naquele lugar. 14Mais tarde, Jesus o achou no templo e lhe disse: Eis que ficaste são; já não peques, para não te acontecer coisa pior. 15Aquele homem foi então contar aos judeus que fora Jesus quem o havia curado. 16Por esse motivo, os judeus perseguiam Jesus, porque fazia esses milagres no dia de sábado. - Palavra da salvação.

http://www.catolicanet.com/?system=liturgia&action=ver_liturgia&ano=2009&data=24-03.



*****

segunda-feira, 23 de março de 2009

36ª edição de 2009

Relembrando o velho Gestus

Para quem não se lembra, eu fazia parte de um grupo de pesquisa e extensão em saúde mental que havia em minha faculdade, há três anos, e aquele grupo de chamava “Gestus Mentis”. Para saber mais sobre ele, leia:
http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/03/gestus-mentis.html
http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/03/gestus-mentis-2.html
http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/03/gestus-mentis-3.html.

Costumávamos publicar artigos sobre saúde mental em um jornal semanal de Sobral. O texto abaixo, de minha autoria, foi um deles.


Alucinações e delírios

Tony Harrison Oliveira Nascimento
Acadêmico de Medicina (UFC-Sobral),
membro do Gestus Mentis, projeto de extensão da UFC.

Alucinação é a percepção de um objeto que a pessoa crê que seja real por ser palpável aos seus sentidos. Esta percepção é de origem interna e independe de fatores ambientais, como a iluminação, sendo, portanto, o objeto imaginado mais palpável que objetos reais. Já na ilusão, existe um objeto real, cuja percepção é alterada por fatores ambientais e físicos ou pela condição psicológica do observador. Ao produzir alucinações, o cérebro trabalha com um conjunto de estímulos sensitivos captados ao longo da vida, principalmente audiovisuais, do mesmo modo que são produzidos os sonhos.
A interpretação errônea das alucinações e a percepção errônea da realidade na qual a pessoa crê, sem possibilidade de mudar de idéia e sem conseguir se fazer compreendida são caracterizadas como delírios. O que mais caracteriza o delírio não é a plausibilidade, mas a impossibilidade da pessoa em considerar uma opção alternativa. Um exemplo claro é o delírio de ciúmes, no qual a pessoa crê estar sendo traída (e até pode estar). O fato da pessoa acreditar, sem evidências claras, que o fato é real, e sem poder admitir alternativas é o que define, no caso, a atividade delirante. Vale mencionar, é claro, que isso nem sempre é fácil de se perceber.
Alucinações e delírios são sintomas de esquizofrenia, paranóia, transtornos afetivos, como a depressão, psicose reativa ou transitória e alucinose orgânica, que pode ser causada por drogas, doenças físicas ou lesões cerebrais. Podem também caracterizar o delirium, que é uma síndrome cerebral orgânica e mais complexa. Não se sabe ao certo qual a gênese das alucinações psicogênicas. Acredita-se que sejam projeções do subconsciente e do inconsciente, assim como os sonhos.
Não se deve ignorar as queixas de alucinações ou delírios de um paciente, por achar que ele está apenas inventando coisas. Toda sensação ilusória tem uma causa e merece ser investigada. Para isso, deve-se procurar o mais rapidamente possível um serviço de saúde para uma avaliação.

PARA SABER MAIS:
PsiqWeb – Portal de Psiquiatria:
http://www.psiqweb.med.br/alucin.html




*****

Evangelho de 23-03-2009

João 4, 43-54

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 43Passados os dois dias, Jesus partiu para a Galiléia. 44(Ele mesmo havia declarado que um profeta não é honrado na sua pátria.) 45Chegando à Galiléia, acolheram-no os galileus, porque tinham visto tudo o que fizera durante a festa em Jerusalém; pois também eles tinham ido à festa. 46Ele voltou, pois, a Caná da Galiléia, onde transformara água em vinho. Havia então em Cafarnaum um oficial do rei, cujo filho estava doente. 47Ao ouvir que Jesus vinha da Judéia para a Galiléia, foi a ele e rogou-lhe que descesse e curasse seu filho, que estava prestes a morrer. 48Disse-lhe Jesus: Se não virdes milagres e prodígios, não credes... 49Pediu-lhe o oficial: Senhor, desce antes que meu filho morra! 50Vai, disse-lhe Jesus, o teu filho está passando bem! O homem acreditou na palavra de Jesus e partiu. 51Enquanto ia descendo, os criados vieram-lhe ao encontro e lhe disseram: Teu filho está passando bem. 52Indagou então deles a hora em que se sentira melhor. Responderam-lhe: Ontem à sétima hora a febre o deixou. 53Reconheceu o pai ser a mesma hora em que Jesus dissera: Teu filho está passando bem. E creu tanto ele como toda a sua casa. 54Esse foi o segundo milagre que Jesus fez, depois de voltar da Judéia para a Galiléia. - Palavra da salvação.

http://www.catolicanet.com/?system=liturgia&action=ver_liturgia&ano=2009&data=23-03.



*****

sábado, 21 de março de 2009

35ª edição de 2009

Notícia boa

No dia 24/6, foi publicada no Diário Oficial da União Lei regulamentando a carga tributária dos Laboratórios de Análises Clínicas. A Lei nº 11.273, que havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados no dia 29/4, passa a alíquota do Imposto de Renda e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) de 32 para 8% (mesmo patamar dos hospitais e clínicas), alterando o texto da Lei nº 9.249 (de 26 de dezembro de 1995).

O Instituto Hermes Pardini participou ativamente da iniciativa que culminou na Lei junto com o SindLab-MG e a Frente Parlamentar de Saúde. Serão beneficiados os laboratórios que fazem a declaração de Imposto de Renda pelo lucro presumido.


Leia em http://www.hermespardini.com.br/novidades/novidades_.php?cod_noticia=159.

Isso quer dizer que, pelo menos teoricamente, os custos de exames laboratoriais devem diminuir.



*****

Evangelho de 21-03-2009

Lucas 18, 9-14

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 9Jesus lhes disse ainda esta parábola a respeito de alguns que se vangloriavam como se fossem justos, e desprezavam os outros: 10Subiram dois homens ao templo para orar. Um era fariseu; o outro, publicano. 11O fariseu, em pé, orava no seu interior desta forma: Graças te dou, ó Deus, que não sou como os demais homens: ladrões, injustos e adúlteros; nem como o publicano que está ali. 12Jejuo duas vezes na semana e pago o dízimo de todos os meus lucros. 13O publicano, porém, mantendo-se à distância, não ousava sequer levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador! 14Digo-vos: este voltou para casa justificado, e não o outro. Pois todo o que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado. - Palavra da salvação.

http://www.catolicanet.com/?system=liturgia&action=ver_liturgia&ano=2009&data=21-03.



*****

sexta-feira, 20 de março de 2009

34ª edição de 2009

Essa eu pago prá ver

O dia primeiro de abril ainda não chegou, mas já andam divulgando manchetes como esta:

INSS vai devolver dinheiro a mais que pegou do aposentado

Meus pais aguardarão essa restituição até o dia 31 de fevereiro do próximo ano, juntamente com a devolução do que lhes foi tirado com o Plano Collor.

Leia mais em http://portalubauna.blogspot.com/2009/03/inss-vai-devolver-dinheiro-mais-que.html.



*****

Saindo da depressão

Estava passeando pelo portal www.catolicanet.com quando me deparei com um texto que, à primeira vista, achei que fosse o depoimento de um homem com transtorno depressivo, mas me surpreendi porque havia muito mais.

O eixo que perdemos - 09/03/2009 - 08:28

Há dias já não encontro ânimo para ler ou ouvir os noticiários do mundo. Protesto silencioso, que nada altera, a não ser a necessidade de buscar (e encontrar) novos horizontes. Então me afundo em leituras mais construtivas, na ânsia de descobrir pistas para o mundo novo que sonhamos.
Fuga, essa minha? Não, creio que não, pois uma pausa para meditar, em especial no período quaresmal, é sempre uma salutar maneira de recarregar as energias debilitadas. Todos nós precisamos dessa pausa de quando em vez. Afinal, não somos de ferro. Se não nos dermos esse tempo, em meio ao turbilhão da vida e à crescente proliferação das más notícias, como ouvir os apelos de Deus?


Leia o restante e se surpreenda em http://www.catolicanet.com/?system=news&action=read&id=51630&eid=301.

Ainda no mesmo sítio encontrei uma notícia que vale a pena ser repassada. Trata-se do lançamento de um portal de notícias católico, voltado para a propagação de uma mídia saudável e construtiva. Eu visitei e recomendo:

Brasil lança agência católica de notícias - 19/03/2009 - 10:24

Foi lançada uma nova agência católica de notícias em português. A «Gaudium Press» é o novo veiculo de informação na Internet disponível a partir de São Paulo, no Brasil.

A agência de notícias apresenta-se constituída por fiéis leigos de vida consagrada, profissionais e voluntários e afirma-se como “uma agência de notícias que através da difusão rápida e eficaz de acontecimentos e realidades da Igreja tem como objetivo mostrar ao mundo a riqueza inesgotável da obra evangelizadora”. Apresenta ainda como objetivo veicular notícias de interesse humanitário, ecológico e social, que interessam ao público espalhado pelos cinco continentes.

A escolha do nome, numa ligação com a encíclica «Gaudium et Spes», prende-se com o desejo de “informar com alegria e esperança”, missão assumida pela agência.

A primeira viagem de Bento XVI a África é assumida como o grande desafio de lançamento da agência de notícias. O diretor da agência, o diácono Juan Carlos Caste, disse que a «Gaudium Press» começa oficialmente o seu serviço na cobertura “de forma intensa este tão grande acontecimento”.

Disponível em www.gaudiumpress.org a agência de notícias apresenta a informação religiosa do Brasil, da América Latina e do mundo.


Leia mais em http://www.catolicanet.com/?system=news&action=read&id=51799&eid=142.



*****

Evangelho de 20-03-2009

Marcos 12, 28-34

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Naquele tempo, 28Achegou-se dele um dos escribas que os ouvira discutir e, vendo que lhes respondera bem, indagou dele: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? 29Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é este: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor; 30amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito e de todas as tuas forças. 31Eis aqui o segundo: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior do que estes não existe. 32Disse-lhe o escriba: Perfeitamente, Mestre, disseste bem que Deus é um só e que não há outro além dele. 33E amá-lo de todo o coração, de todo o pensamento, de toda a alma e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, excede a todos os holocaustos e sacrifícios. 34Vendo Jesus que ele falara sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do Reino de Deus. E já ninguém ousava fazer-lhe perguntas. - Palavra da salvação.

http://www.catolicanet.com/?system=liturgia&action=ver_liturgia&ano=2009&data=20-03.



*****

quinta-feira, 19 de março de 2009

33ª edição de 2009

Novo concurso da Petrobrás

De fato, haverá este ano um novo concurso para a Petrobrás. Basta conferir os links:
http://concursosnobrasil.com.br/concurso-publico/petrobras-2009/.
http://www.sopojo.com/concurso-petrobras-2009.html.
http://www.concursos2009.com/.
http://www.mundodastribos.com/concurso-petrobras-2009-inscricao-edital-apostilas-gabarito.html.

Mesmo assim, fiquei bastante intrigado com o e-mail curioso que recebi. Desde quando uma estatal envia convites por e-mail, convidando pessoas a participarem de concurso público???
O convite foi enviado a partir de consursopetrobras@petrobras.com.br. Esse endereço não existe. Enviei mensagem para ele e não houve resposta.

A Petrobras, maior empresa estatal do país, está com
inscrições abertas para concurso que visa ao
preenchimento de 20.000 vagas em todo o país,
para os níveis médio, médio técnico e superior.
As inscrições é gratis.
Os interessados em participar podem fazer as inscrições
até o dia 20/05/2009. Com salário de até R$ 8.000,00 para
cargos de níveis médio/técnico e de R$ 12.000,00 para os cargos de nível superior.
Os salários iniciais chegam a R$ 2.800,00 de acordo com o cargo pretendido.
Aproveite! Boa remuneração, benefícios e a estabilidade
profissional que você precisa para planejar seu futuro.

CLIQUE AQUI PARA VER O EDITAL E FAZER SUA
INSCRIÇÃO ONLINE (http://h1.ripway.com/concursopetrobras200/Edital.scr)


Eu não tive coragem de clicar no link proposto. Vai, clica lá, se sentir firmeza na proposta. Boa sorte!!!

Falando em petróleo, achei um texto escrito por um cônego católico, elogiando Artur Bernardes, que foi presidente do Brasil, no fim dos anos 20, e que defendia a exploração nacional do petróleo:

Arthur Bernardes e o patriotismo - 17/03/2009 - 09:03

Arthur da Silva Bernardes legou à posteridade lições de acrisolado amor à pátria. Nele se vislumbra o patriotismo encarnado, feito vida, concretizado em ações luminosas e decisivas. Fruto de enraizada convicção, seu amor à pátria se revelou como algo imanente que se identificou com sua personalidade. Falar, de fato, em Arthur Bernardes é logo pensar no Brasil. Nem se pode falar em Brasil sem evocar a figura ímpar de um dos maiores estadistas que consagraram a República Velha. Ele podia afirmar: “Não conheço dever mais alto do que cooperar na construção de um Brasil cada vez mais forte, mais unido, fraternalmente, nas diversas unidades autônomas, que o constituem”. Herdou este patriotismo de seus ardorosos antepassados. Transformou-o em empreendimentos grandiosos. As páginas da história comprovam tal assertiva. Defendeu nossas riquezas. Lutou por preservar o rico subsolo brasileiro, pugnando para que concessões não fossem feitas aos estrangeiros em detrimento de nossa hegemonia. Em 1930 podia declarar com ufanismo na Câmara dos Deputados: “Há mais de trinta anos que acompanho os movimentos de um grupo de estrangeiros, interessados em apossar-se do patrimônio econômico da Nação, representado pelas nossas jazidas de minério de ferro”. Como Deputado Estadual ou Presidente de Minas Gerais, como Deputado Federal ou Senador, e, sobretudo, como Presidente da República, tudo fez para que a economia nacional não fosse prejudicada pelos trustes internacionais. Com destemor, em 1937, proclamava na Câmara dos Deputados, no que tange ao minério: “Cumpre reservar aos nacionais a indústria da sua extração, a do seu transporte e a do seu comércio, porque o Brasil tem nesse minério a sua riqueza maior e mais durável”. Pela imprensa com rara coragem, nas tribunas com aguerrido entusiasmo, protestou sempre contra qualquer capitulação. Apogeu desta luta titânica foi a questão da Hiléia Amazônica. Veemente seu clamor, em 1950, na Câmara dos Deputados: “O Instituto da Hiléia não é um caso de ninguém, nem é questão partidária, mas nacional! É o Brasil em causa! Renovo graças ao Criador por viver ainda e poder denunciar esse perigo à Nação, a tempo de se poder conjurá-lo na votação em plenário”. No ano seguinte fazia no Clube Militar, do Rio de Janeiro, vibrante conferência apontando a solércia da internacionalização da Amazônia e esclarecia: “Como haja certo desconhecimento do que seja Hiléia, e muitos me interpelem a esse respeito, desejo esclarecer que Hiléia Amazônica é o conjunto das florestas tropicais que cobrem as Bacias do Rio Amazonas e de seus 14 afluentes, desde os Andes até o Oceano. Essas florestas abrangem uma área de 7 milhões e quase 500 mil quilômetros quadrados, dos quais 3 milhões e cerca de 500 mil pertencem ao Brasil”. A Transamazônica relembra vitoriosa campanha deste patriota infatigável. Além disto, quando, tantas vezes, a crise do petróleo atinge o mundo inteiro, honra e glória a Arthur Bernardes que, nacionalista sem jaça, combateu o “entreguismo”, verberando a exploração do petróleo brasileiro de forma que significasse a dilapidação das potencialidades do país. Foi o profeta que apontava no ouro negro força da redenção econômica. A Providência deu-lhe o grande consolo de ver confirmada sua tese com o funcionamento das primeiras refinarias de petróleo. Com visão profética preconizava o uso do álcool, o que pregava desde 1908, quando entravam os primeiros automóveis no Brasil e lamentava: “Os interessados no comércio da gasolina espalharam, porém, que o álcool estragaria o motor; e nós, brasileiros, de boa-fé, vivemos durante mais de cinqüenta anos a repetir esta balela... Eu próprio dou testemunho de que na usina açucareira que então fundamos, utilizamos o álcool para transporte de caminhões e outros veículos com excelentes resultados”. Equilibrado, porém, como era, combateu o extremo oposto que era a aversão doentia ao estrangeiro. Se ocupou altos cargos públicos, isto lhe foi uma imposição de sua consciência cívica. Em 1918 afirmava: “Filhos de um país que adotou as instituições democráticas sob a forma republicana federativa como sistema de governo, é dever irrecusável de todos os republicanos servir e honrar a República”. Seu único alvo era ser útil à pátria. Por ser patriota extremo, ele sacrificou sua popularidade no serviço de seu país.
* Professor no Seminário de Mariana de 1967 a 2008.

Última Alteração: 09:03:00

Fonte: Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho
Local:Mariana (MG)


http://www.catolicanet.com/?system=news&action=read&id=51768&eid=301.



*****

Evangelho de 19-03-2009

Mateus 1, 16.18-21.24

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 16Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo. 18Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo. 19José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. 20Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados. 24Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa. - Palavra da salvação.

http://www.catolicanet.com/?system=liturgia&action=ver_liturgia&ano=2009&data=19-03.



*****

segunda-feira, 16 de março de 2009

32ª edição de 2009

Cadê a campanha???



Não sei se é impressão minha, se é porque só vou à missa aos domingos e quase sempre na mesma paróquia, mas estou achando muito fraca a Campanha da Fraternidade deste ano. Para mim, ela está meio esvaziada. Não vejo debate algum sobre ela, nem na imprensa, e os padres mal falam do tema nas celebrações. Talvez a polêmica criada pelo arcebispo de Recife tenha desviado a atenção do que realmente interessava discutir neste momento. Está na hora de a Igreja Católica descruzar os braços e se manifestar sobre esse grande calcanhar de Aquiles da civilização brasileira, que é a insegurança. Não dá mais para continuar fazendo recomendações aos fiéis, fazendo vista grossa para as dificuldades que eles, e a própria igreja, enfrentam.
Existe uma pastoral carcerária para defender os direitos humanos dos detentos. Mas quem defende os direitos humanos dos fiéis e dos demais cidadãos de bem??? Não me levem a mal, mas eu acho que alguns grupos religiosos defendem demais os criminosos. Tudo bem, eu entendo que eles devem mesmo se posicionar contra tudo que vai contra a vida, como o aborto e a pena de morte, a favor de um tratamento digno dispensado aos pecadores e pela conversão deles, embora não seja possível converter todos, mas eles também devem se dedicar mais a causa de uma vida longa e digna aos cidadãos de bem. Os bandidos não são tão pobres coitados assim como eles pensam, mesmo morando em favela. Já falei isso aqui. Nem todo favelado é pobre coitado. Com o risco que essas pessoas oferecem ao serem soltas em sociedade, não dá para folgar com eles. Nem sempre dá para ter piedade deles. Não dá mais para engolir essa história de que um adolescente que passa algum tempo no banheiro se masturbando seja pior que um narcotraficante, por exemplo. Claro que ele também está agindo errado, mas ele não tem culpa de você sentir medo de sair de casa à noite. A polícia não vai invadir a casa dele por isso.

PREGADORES DE QUALQUER RELIGIÃO, ABRAM OS OLHOS E REVEJAM O FOCO DE SUAS PREGAÇÕES, PORQUE VOCÊS NÃO MORAM NA DISNEY. LEMBREM AOS BRASILEIROS QUE OS DEZ MANDAMENTOS, PRINCIPALMENTE O 5º, O 6º E O 7º, NÃO FORAM REVOGADOS. MANDEM-NOS PARAREM DE BUSCAREM LUCRO NO PREJUÍZO ALHEIO, PARAREM DE SEREM TÃO DESONESTOS E DE SEREM CÚMPLICES DE QUEM AGE ASSIM, POR FAVOR.

Para saber mais sobre a Campanha da Fraternidade, acesse:

http://www.cot.org.br/igreja/campanha-de-fraternidade-2009.php.
http://www.cnbb.org.br/ns/modules/mastop_publish/?tac=623.
http://blog.cancaonova.com/dominusvobiscum/2008/06/12/campanha-da-fraternidade-2009/.
http://www.projetocrescer.org.br/dblog/articolo.asp?articolo=248.

Já que eu mencionei Disney, lembrei-me de uma notícia que vi recentemente sobre um grande “ganho” cultural para a juventude cearense: um especial de TV com um conterrâneo nosso dando uma de Eliana dos Dedinhos na Disney. Dedicado especialmente aos adolescentes marmanjos bobos e endinheirados da classe média cearense. Não acredito que ainda vai gente daqui prá lá. As crianças de hoje não são como as de minha geração. Elas já não se interessam mais pelos desenhos de Mickey e Donald, por exemplo, preferem os desenhos japoneses. Os adolescentes de minha geração, meu caro, já não gostavam tanto dos desenhos da Disney também. Eles iam para a Flórida conhecer o parque mais como uma oportunidade de adentrar a Terra do Tio Sam e prestarem seus cultos ao deus do capitalismo e da suposta democracia.

E o jornalista Patriolino Ribeiro Neto vai mostrar, em seu programa Intensidade (TV Cidade-Canal 8), uma série de quatro programas especiais sobre os parques da Disney (Flórida-EUA) e, principalmente, os bastidores das diversões mais visitados no mundo. O primeiro programa vai ao ar, a partir das 10h45min deste sábado.

Patriolino, um jovem que, com seu jeito descontraído, registra altos índices de audiência no Esporte Cidade, da mesma emissora, apresentará parques como o Animal Kingdom, o Epcot Center, Hollywood Studios e Magic Kingdom.

Ele viajou para essa aventura como convidado de Juliana Cádiz, a Relações Públicas da Disney para a América Latina.

DETALHE - É a primeira vez que uma equipe de TV do Ceará faz esse tipo de cobertura na Disney. O moço promete novas investidas.


Mais em http://eliomardelima.blogspot.com/2009/03/tv-cidade-apresenta-serie-de-programas.html.



*****

Evangelho de 17-03-2009

Mateus 18, 21-35

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 21Pedro se aproximou dele e disse: Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? 22Respondeu Jesus: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Por isso, o Reino dos céus é comparado a um rei que quis ajustar contas com seus servos. 24Quando começou a ajustá-las, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. 25Como ele não tinha com que pagar, seu senhor ordenou que fosse vendido, ele, sua mulher, seus filhos e todos os seus bens para pagar a dívida. 26Este servo, então, prostrou-se por terra diante dele e suplicava-lhe: Dá-me um prazo, e eu te pagarei tudo! 27Cheio de compaixão, o senhor o deixou ir embora e perdoou-lhe a dívida. 28Mas êste servo, tendo saído, encontrou um dos seus companheiors, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando-lhe a mão, o sufocava, dizendo: Paga o que me deves. 29O outro caiu-lhe aos pés e pediu-lhe: Dá-me um prazo e eu te pagarei! 30Mas, sem nada querer ouvir, este homem o fez lançar na prisão, até que tivesse pago sua dívida. 31Vendo isto, os outros servos, profundamente tristes, vieram contar a seu senhor o que se tinha passado. 32Então o senhor o chamou e lhe disse: Servo mau, eu te perdoei toda sua dívida, porque me suplicaste; 33Não devias também tu compadecer-te de teu companheiro de serviço, como eu tive piedade de ti? 34E o senhor, encolerizado, entregou-o aos algozes, até que pagasse toda a sua dívida. 35Assim vos tratará meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão, de todo seu coração. - Palavra da salvação.

http://www.catolicanet.com/?system=liturgia&action=ver_liturgia&ano=2009&data=17-03.



*****

31ª edição de 2009

Aborto

Declaro que sou católico e que sou contra o aborto. Eu, como médico e como ser humano, jamais faria um aborto. Entretanto, não posso ficar calado diante de uma injustiça. Sobre a polêmica envolvendo uma moça de 9 anos que engravidou após ser molestada pelo padrasto, de seus filhos gêmeos terem sido abortados e de o arcebispo de Recife ter tomado a atitude precipitada de excomungar os pais e os médicos que provocaram o aborto, tenho algo a dizer: precipitada, inconseqüente, irresponsável, prepotente e covarde. Tudo bem que o arcebispo agiu dentro do que as leis da Igreja permitem, mas faltou bom senso. Ele tem noção do que significa uma excomunhão? Ele faz idéia das repercussões disso na vida das pessoas prejudicadas?
No século XXI, a Igreja Católica é mais humana, mais tolerante, mais aberta, mais generosa e mais prudente, perdeu aquele costume de excomungar pessoas, de uma hora prá outra, como fazia no século XVI. O último caso de excomunhão que tinha ouvido falar foi o da Madonna. A atitude de Dom Cardoso foi isolada. Nem o Vaticano aprovou. Quando Jesus Cristo criou a Igreja, praticamente delegou a Pedro, que era seu braço direito, e por tabela aos sucessores dele (cardeais, arcebispos e bispos) autoridade para praticamente decidir quem entra no Céu e expressar as opiniões de Deus nas questões terrenas. Será que esses poderes estão sendo bem empregados???

“E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.”

Mateus 16, 18-19


Esse arcebispo me deixou com um pouco de vergonha de ser católico. Mesmo assim, não pretendo abandonar minha fé. Não gosto de generalizações, como aqueles que acham que todos os padres são hipócritas e pedófilos, por causa das atitudes isoladas de alguns.

Por outro lado, os médicos que fazem abortos não estão certos. Historicamente, a medicina é uma profissão antagônica ao aborto. Se ele tem de ser feito, que seja por outro profissional de saúde. Segundo o famoso Juramento de Hipócrates, no seu texto integral original, traduzido do grego, a medicina deve defender a vida, portanto nenhum médico deve induzir aborto:

“JURO, por Apolo, médico, por Esculápio, Higeia e Panaceia, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.
Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo, a nenhuma mulher darei substância abortiva.
Conservarei imaculada minha vida e minha arte.
Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.
Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.
Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.
Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça.”


Na versão tradicional usada no Brasil, a parte referente ao aborto foi suprimida. Parece que os médicos viraram agentes 007, com licença para matar:

“Prometo que, ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência.
Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra.
Nunca me servirei da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime.
Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu, para sempre, a minha vida e a minha arte, com boa reputação entre os homens.
Se o infringir ou dele afastar-me, suceda-me o contrário.”


Veja mais sobre o Juramento de Hipócrates em:
http://www.pbs.org/wgbh/nova/doctors/oath_classical.html (versão completa do juramento em inglês).
http://usuarios.cultura.com.br/jmrezende/juramento.htm.
http://sardinhainnaldo.spaceblog.com.br/219617/JURAMENTO-DE-HIPOCRATES/.
http://medicinadoestilodevida.com.br/?p=1.

Achei um texto interessante, escrito pela Comunidade Católica Shalom, que também exemplifica com um trecho do texto original do Juramento de Hipócrates o valor da vida humana e ressalta que esse valor está perdido, nos dias atuais:

Nesses nossos dias em que o valor da vida humana está tão baixo, vale a pena relembrar o juramento daquele filósofo grego, que viveu 400 anos antes de Cristo, o "pai da medicina".
Já naquele tempo, muito antes de Jesus descer do céu para nos falar da transcendência e do valor enorme de cada vida humana " pela qual derramou o seu Sangue (Gal 2,20) " o filósofo já tinha o sentimento natural da grandeza da vida, que deve ser mantida intocável desde a concepção no ventre da mãe até o último suspiro. Eis seu célebre juramento, repetido pelos médicos:

"Eu juro ... que não darei a nenhuma pessoa remédio mortal, ainda que seja por ela pedido, nem darei conselhos que induzam à destruição: também não darei, a mulher alguma, substância ou objeto destinado a provocar abortamento.

Manterei a minha vida com pureza e santidade.(...)”


Leia mais em http://www.comshalom.org/formacao/exibir.php?form_id=3448.

A seguir, trechos de textos relacionados ao caso de Recife.

MÉDICO DRAUZIO VARELLA E A INCOERÊNCIA CATÓLICA
Eis artigo intitulado "Incoerência Católica" assinado pelo médico Drauzio Varella, nome dos mais conhecidos no País por suas participações no Programa Fantástico, da Rede Globo. Ele lamenta o episódio do arcebispo de Olinda e Recife e a excomunhão de médicos que fizeram aborto em criança de 9 anos. Confira:

AOS COLEGAS de Pernambuco responsáveis pelo abortamento na menina de nove anos, quero dar os parabéns. Nossa profissão foi criada para aliviar o sofrimento humano; exatamente o que vocês fizeram dentro da lei ao interromper a prenhez gemelar numa criança franzina.
Apesar da ausência de qualquer gesto de solidariedade por parte de nossas associações, conselhos regionais ou federais, estou certo de que lhes presto esta homenagem em nome de milhares de colegas nossos. Não se deixem abater, é preciso entender as normas da Igreja Católica. Seu compromisso é com a vida depois da morte. Para ela, o sofrimento é purificador: "Chorai e gemei neste vale de lágrimas, porque vosso será o reino dos céus", não é o que pregam?
É uma cosmovisão antagônica à da medicina. Nenhum de nós daria tal conselho em lugar de analgésicos para alguém com cólica renal. Nosso compromisso profissional é com a vida terrena, o deles, com a eterna. Enquanto nossos pacientes cobram resultados concretos, os fiéis que os seguem precisam antes morrer para ter o direito de fazê-lo. Podemos acusar a Igreja Católica de inúmeros equívocos e de crimes contra a humanidade, jamais de incoerência. Incoerentes são os católicos que esperam dela atitudes incompatíveis com os princípios que a regem desde os tempos da Inquisição.
Se os católicos consideram o embrião sagrado, já que a alma se instalaria no instante em que o espermatozoide se esgueira entre os poros da membrana que reveste o óvulo, como podem estranhar que um prelado reaja com agressividade contra a interrupção de uma gravidez, ainda que a vida da mãe estuprada corra perigo extremo?


Continue lendo a declaração em http://eliomardelima.blogspot.com/2009/03/medico-drauzio-varella-e-incoerencia.html.

Falando em Dráuzio Varella, apresento-lhe um trecho de um texto em que ele critica o Juramento de Hipócrates, por julgá-lo antiquado e incompatível com nossa realidade:

“O exercício da medicina por mais de 30 anos me concede a liberdade de aconselhar os médicos mais jovens, mesmo consciente da péssima reputação de que os conselhos gratuitos gozam. É que o passar dos anos desperta nos mais velhos o desejo compulsivo de recomendar aos que ensaiam os primeiros passos que sejam mais espertos e evitem os erros que a ingenuidade nos fez cometer.
Está na hora de acabar com o ritual do juramento de Hipócrates nas cerimônias de formatura. Para que manter essa tradição? Os advogados, por acaso, juram que defenderão a justiça? Engenheiros e arquitetos precisam jurar construir casas que não caiam?
O juramento de Hipócrates está tão antiquado que soa ridículo ouvir jovens recém-formados repetirem-no feito papagaios.”


Continue lendo em http://drauziovarella.ig.com.br/artigos/jhipocrates.asp.

Em artigo, Vaticano critica excomunhão de envolvidos em aborto em menina brasileira

CIDADE DO VATICANO, 14 MAR (ANSA) - O Vaticano afirmou que antes de pensar na excomunhão dos envolvidos no aborto feito na garota brasileira de 9 anos que ficou grávida de gêmeos após ser violentada pelo padrasto, "seria necessário e urgente salvaguardar sua vida inocente".


Leia mais em http://otortoeadireita.blogspot.com/2009/03/aborto-em-recife-o-vaticano-condena.html.

Veja também em http://verdesmares.globo.com/v3/canais/noticias.asp?codigo=251896&modulo=964.

DOM JOSÉ CARDOSO E UMA ENTREVISTA NA VEJA PARA ENCERRAR A POLÊMICA
E a entrevista de "Páginas Amarelas" da Veja desta semana é o arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso. Confira:

Ao longo de 2 000 anos de história, duas forças, ora conflitantes, ora complementares, moldaram a Igreja Católica: a doutrina do amor e o amor pela doutrina. Dom José Cardoso Sobrinho, arcebispo de Olinda e Recife, é sem dúvida um homem da segunda força. Aos 75 anos, pequenino e orgulhosamente teimoso, ele reitera ponto por ponto as declarações que o transformaram na figura mais criticada no caso da menina de 9 anos estuprada pelo padrasto que engravidou de gêmeos e fez um aborto legal. A excomunhão dos adultos envolvidos é exigida pelas leis da Igreja, diz dom José, que considera ter cumprido o seu dever. "Estou tranquilíssimo", repete nesta entrevista, concedida na casa da arquidiocese na presença de outras cinco pessoas – um advogado, uma psicóloga, um médico e sua mulher, e um vigário. "Eles estão me dando apoio", explicou.


Leia mais em http://eliomardelima.blogspot.com/2009/03/dom-jose-cardoso-e-uma-entrevista-na.html.

EXCOMUNHÃO - REPRESENTANTE DO VATICANO CRITICA ATO DE DOM JOSÉ CARDOSO
"Antes de pensar em excomunhões seria necessário e urgente salvaguardar sua vida inocente, devolvendo a ela um nível de humanidade", disse o presidente da Pontifícia Academia para a Vida, monsenhor Salvatore Rino Fisichella, em artigo publicado pelo jornal vaticano L'Osservatore Romano com data de domingo, 15/3. As declarações de Fisichella contrastam com a decisão do arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, que dias após o aborto da menina anunciou a excomunhão de sua mãe, dos médicos e dos integrantes de ONG's envolvidos no caso. "A terrível historia da violência cotidiana" da qual a menina foi vitima, sofrendo abusos frequentes por parte de seu padrasto, "teria passado despercebida com a intervenção do bispo", observa o presidente da Pontifícia Academia para a Vida. Para o representante do Vaticano, a menina brasileira "deveria ter sido defendida antes de tudo", mas "não foi feito isto, lamentavelmente, prejudicando a credibilidade de nossas instruções que, para muitos, parecem marcadas por insensibilidade, incompreensão e falta de misericórdia".


Leia mais em http://eliomardelima.blogspot.com/2009/03/excomunhao-representante-do-vaticano.html.

A Arquidiocese de Olinda e Recife preparou uma nota oficial para tratar da polêmica do aborto da menina de Alagoinha. A carta está sendo enviada aos padres pelos Correios, devendo também ser publicada em jornais locais nesta sexta-feira.
Veja em primeira mão o conteúdo:

Declaração da Cúria Metropolitana do Recife
Considerando a ampla divulgação do caso recente, ocorrido na cidade do Recife, de uma menina de apenas nove anos que foi submetida a um aborto, a Cúria Metropolitana declara:

1- Todos os esforços desta Arquidiocese foram no sentido de salvar a vida das TRÊS crianças.
2- Nossa Santa Igreja sempre condenou todas as violações graves da Lei de Deus (por exemplo, injustiças, homicídios, pedofilia, estupro, etc) mas colocou em evidência quais são as violações mais graves, sobretudo o aborto que é a supressão de uma vida de um ser humano inocente e indefeso. Para cumprir mais eficazmente a sua missão de convencer os fiéis a observarem esta lei de Deus, a Igreja estabeleceu a penalidade medicinal da excomunhão Latae setentiae, isto é, que se incorre automaticamente pelo simples fato de cometer o delito.
3- Não foi, portanto, o Arcebispo Dom José Cardoso que excomungou alguém. Depois do fato consumado, o Arcebispo simplesmente mencionou a lei vigente que se encontra no cânone 1398 do Código do Direito Canônico: Quem provoca aborto, seguindo-se o efeito, incorre em excomunhão Latae setentiae.
4- Esta excomunhão, aplicada, automaticamente aoa adultos, portanto não à menina de 9 anos, tem como finalidade a conversão de quem praticou o aborto, pois é missão da Igreja levar todos à salvação, já realizada por Nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, não é uma exclusão defintiva da Nossa Santa igreja Católica, desde que os envolvidos se arrependam de seus atos.
5- Esta disciplina foi estabelecida pela Nossa Santa Igreja em todos os tempos. Recordamos o que diz o Catecismo da Igreja Católica no número 2271 (promulgado oficialmente pelo Papa João Paulo II: “Desde o século 1, a Igreja afirmou a maldade moral de todo aborto provocado. Este ensinamento não mudou. Continua invariável. O aborto direto, quer dizer querido como um fim ou como um meio, é gravemente contrário à lei moral”.
O Papa cita em seguida as palavras do documento Didaché do I século: Não matarás o embrião por aborto e não farás perecer o recém-nascido.
Em seguida, o catecismo da Igreja Católica cita as seguintes palavras do Concílio Vaticano II: “Deus, senhor da vida, confiou aos homens o nobre encargo de preservar a vida, para ser exercido de maneira condigna ao homem. Por isto, a vida deve ser protegida com o máximo cuidado desde a concepção. O aborto e o infanticídio são crimes nefandos”. E acrescenta: “O inalienável direito à vida de todo o indivíduo humano inocente é um elemento constituitivo da sociedade civil e de sua legislação”. Recordemos emfim as palavras dirigidas pelo Papa Bento XVI no passado dia 9 de fevereiro ao novo embaixador do Brasil junto à Santa Sé. “desejo reiterar aqui o desejo de que, em conformidade com os princípios que zelam pela dignidade humana, dos quais o Brasil sempre se fez paladino, se continue a fomentar e divulgar os valores humanos fundamentais, sobretudo quando se trata de reconhecer de maneira explícita a santidade da vida familiar e a salvaguarda do nascituro, desde o momento de sua concepção até o seu termo natural. Pari passu, no que diz respeito às experiências biológicas, a Santa Sé vem promovendo a defesa de uma ética que não deturpe e proteja a existência do embrião e o seu direito de nascer”

Recife, 10 de março de 2009.
Padre Cícero Ferreira de Paula
Chanceler e professor de Direto Canônico.

(Este Blog com Blog de Jamildo - JC)


Veja em http://eliomardelima.blogspot.com/2009/03/arquidiocese-de-olinda-e-recife-divulga.html.



*****

Evangelho de 16-03-2009

Lucas 4, 24-30

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 24Jesus acrescentou: Em verdade vos digo: nenhum profeta é bem aceito na sua pátria. 25Em verdade vos digo: muitas viúvas havia em Israel, no tempo de Elias, quando se fechou o céu por três anos e meio e houve grande fome por toda a terra; 26mas a nenhuma delas foi mandado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. 27Igualmente havia muitos leprosos em Israel, no tempo do profeta Eliseu; mas nenhum deles foi limpo, senão o sírio Naamã. 28A estas palavras, encheram-se todos de cólera na sinagoga. 29Levantaram-se e lançaram-no fora da cidade; e conduziram-no até o alto do monte sobre o qual estava construída a sua cidade, e queriam precipitá-lo dali abaixo. 30Ele, porém, passou por entre eles e retirou-se. - Palavra da salvação.

http://www.catolicanet.com/?system=liturgia&action=ver_liturgia&ano=2009&data=16-03.



*****

domingo, 15 de março de 2009

30ª edição de 2009

Ainda gosto dela





*****

Crônica do cotidiano 4

Você já reparou que a maioria das pessoas, quando estão falando ao celular, tem o cacoete de ficar andando de um lado para o outro ou de ficarem encurvadas e de cabeça baixa??? E ainda há aqueles que têm o mau hábito de dirigirem falando ao celular. Acho tudo isso muito ridículo. Por isso que eu tenho vergonha de atender celular em público. Prefiro me sentar em local tranqüilo e falar a vontade, sem precisar sussurrar, a não ser que meu amor esteja no outro lado da linha. Faço questão de sussurrar no ouvido dela.



*****

Evangelho de 15-03-2009

Jo 2,13-25

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Alguns dias antes da Páscoa dos judeus, Jesus foi até a cidade de Jerusalém. No pátio do Templo encontrou pessoas vendendo bois, ovelhas e pombas; e viu também os que, sentados às suas mesas, trocavam dinheiro para o povo. Então ele fez um chicote de cordas e expulsou toda aquela gente dali e também as ovelhas e os bois. Virou as mesas dos que trocavam dinheiro, e as moedas se espalharam pelo chão. E disse aos que vendiam pombas:
- Tirem tudo isto daqui! Parem de fazer da casa do meu Pai um mercado!
Então os discípulos dele lembraram das palavras das Escrituras Sagradas que dizem: "O meu amor pela tua casa, ó Deus, queima dentro de mim como fogo."
Aí os líderes judeus perguntaram:
- Que milagre você pode fazer para nos provar que tem autoridade para fazer isso?
Jesus respondeu:
- Derrubem este Templo, e eu o construirei de novo em três dias!
Eles disseram:
- A construção deste Templo levou quarenta e seis anos, e você diz que vai construí-lo de novo em três dias?
Porém o templo do qual Jesus estava falando era o seu próprio corpo. Quando Jesus foi ressuscitado, os seus discípulos lembraram que ele tinha dito isso e então creram nas Escrituras Sagradas e nas palavras dele.
Jesus sabe o que as pessoas pensam
Quando Jesus estava em Jerusalém, durante a Festa da Páscoa, muitos creram nele porque viram os milagres que ele fazia. Mas Jesus não confiava neles, pois os conhecia muito bem. E ninguém precisava falar com ele sobre qualquer pessoa, pois ele sabia o que cada pessoa pensava.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=13%2f03%2f2009&EvangelhoID=2883.



*****

sábado, 14 de março de 2009

29ª Edição de 2009

Canção do exílio

Mais uma postagem dedicada à minha querida Ane e ao povo que deixei na expectativa de me ver de novo em Sobral. Dedico também àqueles que estão longe de mim e eu longe deles.
O vídeo a seguir apresenta a declamação do célebre poema de Gonçalves Dias, que, se não me engano estava em Portugal, quando escreveu o texto. Não conseguiu saciar seu desejo de pisar novamente em terras brasileiras. Seu navio naufragou perto do litoral do Maranhão. Saiba mais em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gon%C3%A7alves_Dias
http://orbita.starmedia.com/~poemapage/Dias.htm.






*****

Evangelho de 14-03-2009

Lc 15,1-3.11-32

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Certa ocasião, muitos cobradores de impostos e outras pessoas de má fama chegaram perto de Jesus para o ouvir. Os fariseus e os mestres da Lei criticavam Jesus, dizendo:
- Este homem se mistura com gente de má fama e toma refeições com eles.
Então Jesus contou esta parábola:

E Jesus disse ainda:
- Um homem tinha dois filhos. Certo dia o mais moço disse ao pai: "Pai, quero que o senhor me dê agora a minha parte da herança."
- E o pai repartiu os bens entre os dois. Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntou tudo o que era seu e partiu para um país que ficava muito longe. Ali viveu uma vida cheia de pecado e desperdiçou tudo o que tinha.
- O rapaz já havia gastado tudo, quando houve uma grande fome naquele país, e ele começou a passar necessidade. Então procurou um dos moradores daquela terra e pediu ajuda. Este o mandou para a sua fazenda a fim de tratar dos porcos. Ali, com fome, ele tinha vontade de comer o que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. Caindo em si, ele pensou: "Quantos trabalhadores do meu pai têm comida de sobra, e eu estou aqui morrendo de fome! Vou voltar para a casa do meu pai e dizer: 'Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado de seu filho. Me aceite como um dos seus trabalhadores.' " Então saiu dali e voltou para a casa do pai.
- Quando o rapaz ainda estava longe de casa, o pai o avistou. E, com muita pena do filho, correu, e o abraçou, e beijou. E o filho disse: "Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado de seu filho!"
- Mas o pai ordenou aos empregados: "Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Ponham um anel no dedo dele e sandálias nos seus pés. Também tragam e matem o bezerro gordo. Vamos começar a festejar porque este meu filho estava morto e viveu de novo; estava perdido e foi achado."
- E começaram a festa.
- Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando ele voltou e chegou perto da casa, ouviu a música e o barulho da dança. Então chamou um empregado e perguntou: "O que é que está acontecendo?"
- O empregado respondeu: "O seu irmão voltou para casa vivo e com saúde. Por isso o seu pai mandou matar o bezerro gordo."
- O filho mais velho ficou zangado e não quis entrar. Então o pai veio para fora e insistiu com ele para que entrasse. Mas ele respondeu: "Faz tantos anos que trabalho como um escravo para o senhor e nunca desobedeci a uma ordem sua. Mesmo assim o senhor nunca me deu nem ao menos um cabrito para eu fazer uma festa com os meus amigos. Porém esse seu filho desperdiçou tudo o que era do senhor, gastando dinheiro com prostitutas. E agora ele volta, e o senhor manda matar o bezerro gordo!"
- Então o pai respondeu: "Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que é meu é seu. Mas era preciso fazer esta festa para mostrar a nossa alegria. Pois este seu irmão estava morto e viveu de novo; estava perdido e foi achado."

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=13%2f03%2f2009&EvangelhoID=2883.



*****