BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Pais e filhos 2

Antes que o mês de agosto se vá, deixe-me publicar aqui mais um pensamento meu sobre a paternidade. Reveja meu outro pensamento em http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/08/pais-e-filhos.html.

Estava matutando com meus botões sobre até que ponto valeria a pena ter filhos. Já expliquei aqui em outras ocasiões as conseqüências de ter muitos filhos. Elas poderiam ser piores para o mundo e para eles mesmo que para mim, como eu disse em http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/12/edio-bombstica-de-26-12-2008.html.


 



Já nascemos com o estigma de pecadores. Cada ser humano lançado neste mundo chega predestinado a pecar, porque ninguém nasce perfeito nem 100% puro. O preço a pagar pelo dom da vida é alto. Cada um que chega é marcado com uma cruz que deve carregar durante sua caminhada pela Terra, porque Jesus morreu na cruz para salvar a humanidade e o preço de seu sacrifício foi compulsoriamente distribuído entre todos os humanos que passaram ou que passarão pelo mundo. A cruz são os problemas e os efeitos colaterais intrínsecos à existência humana, dos quais teoricamente não temos o direito de nos livrarmos nem de aliviarmos nossa barra. Então, considerando que nenhum de nós pediu para nascer e ninguém veio ao mundo porque quis, sugiro a você que evite ter muitos filhos. Tenha no máximo uma criança para dar sentido à sua existência e ao seu casamento. Pois, quanto mais filhos você gerar, serão mais inocentes lançados ao mundo aos quais serão impingidos os tributos que a vida humana no planeta cobra e que chamamos de cruz. Você não gostaria de gerar alguém para fazer sofrer, não é? Não sou a favor do aborto. Se você engravidou alguém ou carrega uma criança em seu ventre, agora é tarde para chorar o leite derramado. Mais uma vida sofredora está em curso. Portanto, receba-a.

Quanto mais braços você tiver, mais exposto (a) você está, mais lesionado (a) será e mais perdas terá. Quanto mais filhos gerar, maiores as chances de ver algum deles ser corrompido pelo mundo, que já é mestre em engoli-los.

"Pois não fechou a porta do ventre que me trouxe, e não escondeu dos meus olhos tantos males! Por que não morri no ventre materno, ou não expirei logo ao sair das entranhas? Por que em dois joelhos fui acolhido e em dois peitos, amamentado? Pois agora, dormindo, eu estaria calado e repousaria no meu sono, com os reis e governadores da terra, que constroem para si mausoléus, ou com os nobres, que possuem ouro e enchem de prata suas casas."

Jó 3, 10-15



De fato, nossos méritos são mínimos, e nossas culpas grandes. Mas o que não podemos alcançar por nós, temos todo o direito de esperar que as preces de Nossa Senhora alcancem.



http://boletim-ultima-semana.blogspot.com/2009/03/sera-que-deus-ouve-as-suas-preces.html.


Acho, então, que aqui caberia a opinião do "poetinha":

POEMA ENJOADINHO

Vinícius de Morais

Filhos...Filhos?
Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-lo?
Se não os temos
Que de consulta
Quanto silêncio
Como o queremos!
Banho de mar
Diz que é um porrete...
Cônjuge voa
Transpõe o espaço
Engole água
Fica salgada
Se iodifica
Depois, que boa
Que morenaço
Que a esposa fica!
Resultado: filho.
E então começa
A aporrinhação:
Cocô está branco
Cocô está preto
Bebe amoníaco
Comeu botão.
Filho? Filhos
Melhor não tê-los
Noites de insônia
Cãs prematuras
Prantos convulsos
Meu Deus, salvai-o!
Filhos são o demo
Melhor não tê-los...
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Como saber
Que macieza
Nos seus cabelos
Que cheiro morno
Na sua carne
Que gosto doce
Na sua boca!
Chupam gilete
Bebem xampu
Ateiam fogo
No quarteirão
Porém, que coisa
Que coisa louca
Que coisa linda
Que os filhos são!



http://www.veraregina.com.br/cantinho/portugue/poe-bras/19.htm.



Agosto se vai, setembro está chegando com as chuvas do caju no Ceará e com a primavera no Centro-Sul do Brasil e encerro o mês com um vídeo em homenagem a minha mãe.

sábado, 29 de agosto de 2009

Comunicado 29082009

Como você já deve ter observado, nos dias em que estou conseguindo publicar alguma postagem, não estou mais postando o evangelho do dia. Não preciso mais fazê-lo porque ele já se encontra sendo publicado diariamente no rodapé da página, desde que descobri um gadget que faz esta atualização. Estou pesquisando recursos de HTML para ver se consigo trazer o evangelho para mais perto do topo da página.

Enquanto isso, eu aproveito para homenagear o amigo Adolfo Fujita, que fez primaveras ontem, com uma música que é a cara dele, e que ouvi bastante por esses dias.



 

domingo, 23 de agosto de 2009

Perguntas X Respostas

Ainda há pouco, li a notícia de que o Brasil foi campeão mundial de vôlei feminino, um ano após ser agraciado com o ouro em Pequim (http://esporte.uol.com.br/volei/ultimas/2009/08/23/ult4367u3491.jhtm). Então me bateram na mente as seguintes perguntas: por que a Seleção Brasileira de Vôlei Feminino só tem técnicos, mas nunca teve técnicas??? Será que as mulheres não são capazes de treinarem time algum???

Um dia desses me perguntaram se eu me incomodava em responder perguntas. Respondi que às vezes me irrito em ser perguntado, dependendo do tipo de pergunta e do meu estado de espírito no momento, mas nem por isso devem deixar de me fazer perguntas, por dois motivos: os atos de perguntar e de responder fazem parte da vida e, além disso, como diz uma chamada do canal Futura, não são as respostas que movem o mundo, mas as perguntas, sim. Veja esta e outras peças publicitárias da emissora em http://www.futura.org.br/admin/main.asp?View=%7BDE051889%2DCC5E%2D438D%2D9469%2D82C0BE26D7F6%7D&Team=&params=itemID=%7B4866B3D4%2D7B19%2D4A63%2DA448%2D04247991081E%7D%3BLumisAdmin=1%3B&UIPartUID=%7BD90F22DB%2D05D4%2D4644%2DA8F2%2DFAD4803C8898%7D.

Isto pode ser comprovado aqui, pois a principal razão de existir deste blog é minha capacidade de refletir e de questionar. Muitas de minhas postagens são filhas de pulgas que surgem atrás de minhas orelhas e das indagações que andam pela minha cabeça, a partir da minha experiência de vida e do momento em que tomo conhecimento de notícias. Vivo fazendo perguntas a mim mesmo, quase 24 horas por dia. Você deve achar que não gosto de tomar banho, quando digo que surgem pulgas atrás de minha orelha e que há indagações andando pela minha cabeça, pois, como diria o companheiro Wendel, quem anda pela cabeça dos outros é piolho. Saiba que, como todo bom brasileiro, gosto de tomar banho também, principalmente de mar, quando possível.

Como você pode ver, nesta manhã ensolarada de domingo em Sobral, acordei inspirado e finalmente consegui reunir tempo, paciência, calma e inspiração para organizar as idéias e escrever algo. Estou quase o tempo todo, em qualquer lugar, pensando e questionando, com vontade de anotar ou de escrever. Se estiver sozinho, acabo verbalizando as idéias. Infelizmente, quando me posiciono diante do computador, as idéias perdem parte da força que tinham na minha mente. Falando em manhã ensolarada, estou acompanhando o GP da Espanha de Fórmula 1. Galvão Bueno disse que a temperatura na cidade em que eles estão (Valência, se não me engano) é de 31 graus. Lá já deve ter passado do meio-dia, neste exato momento. Mal sabe ele que a temperatura aqui, nesta época do ano e de tarde, gira em torno dos 38°, à sombra. Vou aproveitar a disposição e o sol para lavar algumas roupas. Falando em Espanha, em outra oportunidade falarei sobre as crocodilagens dos espanhóis. Quem entende de Espanha melhor que eu são os amigos Felipe e Herbert. Espero que me ajudem.


 


 

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Calamidade 2

Estimado (a) leitor (a),

Gostaria de dois dedos de sua atenção para que você pudesse ler com carinho e atenção a postagem a seguir. Aproveitando que comentei na postagem anterior sobre o possível fim do mundo como o conhecemos, transcrevi uma mensagem de e-mail que minha irmã me enviou, há alguns meses. A mensagem tem sentido, se você reparar no que está acontecendo ao nosso redor. Como eu disse, o mundo está ficando insalubre e inóspito. Estamos cavando nossa própria sepultura, mas acho que não nos custaria muito tentar pôr em prática as sugestões que nos são propostas pelo texto para tentar evitar o pior e salvar a humanidade. Ela diz alguma coisa sobre o ano 2012. Coincidência ou não, há quem diga que a civilização maia também preconizou alguma coisa para 2012. Então, na dúvida, devemos correr contra o relógio. Peço a você que, por gentileza, se não for muito sacrifício, copie esta mensagem e divulgue-a, ou recomende esta postagem. Voltaremos a conversar sobre isto.


Bom meus amigos , eu tive um sonho meio estranho relacionado a isso, aos fins dos tempos , e foi assim do nada sabe? porque eu confesso que ainda estou tentando ser uma cristã mais fervorosa, mas eu não tenho pensado nisso..
Enfim espero que voces tenham paciência pra ler esse artigo! POR FAVOR LEIAM porque faz sentido!
Se alguem acreditar será otimo, tipo! acho q cada um pode fazer a sua parte rezando e lendo a Bíblia , porque Deus é bom e compassivo!
Jesus e Maria abençoem a todos nós e Deus tenha misericórdia do mundo!
Aqui vai o Terceiro Segredo de Fátima que recebi de um amigo. Pense isso não está muito longe de acontecer..... Terceiro Segredo de Fátima Cabe checar os versículos indicados da Bíblia. O que é sabido, é que a Igreja Católica, na época, prometeu revelar o terceiro segredo somente após a passagem das datas em questão (pelo menos isso fecha com este texto). E JÁ SE PASSARAM 88 ANOS DESDE A APARIÇÃO DE FÁTIMA! 1) Após o Papa Pio VI, haveria 12 papas que chegariam ao fim de seus papados: João Paulo II era o décimo segundo! 2) O papa que o precederia (o 11o) teria um período muito curto no papado (detalhe: o papado é vitalício): o Papa João Paulo I morreu um mês após ter sido eleito. 3) O 12o Papa teria um longo papado: João Paulo II ficou 27 anos no papado, de 1978-2005. O 3o papado mais longo da história. 4) O sucessor de João Paulo II, segundo a profecia, provocará uma revolução na própria Igreja Católica: (????) A IGREJA DEU PERMISSÃO DE REVELAR O TERCEIRO SEGREDO DE FÁTIMA. A igreja deu permissão de revelar aos fiéis uma parte da mensagem de Fátima. Maria, mãe de Jesus,apareceu a três crianças em 1917. Isto foi provado e manifestações extraordinárias ocorreram, sendo testemunhadas por dezenas de milhares de pessoas. Uma das meninas ainda vivia até recentemente, ela se chamava Lúcia (*Irmã Lúcia), freira que residia enclausurada em um convento na Europa. A irmã Lúcia deu a conhecer a mensagem primeiramente ao Papa Pio XII que, ao terminar de lê-la, estava tremendo, mas manteve a mensagem em segredo e não a deu ao conhecimento público. Ao tempo devido, também a leu o Papa João XXIII, que fez a mesma coisa. Eles agiram daquele modo porque sabiam que, quando revelado, isto causaria pânico mundial e desespero. Agora outra parte é revelada, NÃO PARA CAUSAR PÂNICO, MAS PORQUE AS PESSOAS DEVEM CONHECER ISTO PARA QUE SE PREPAREM. A Santa contou a Lúcia: "Veja minha filha, eu mostrei para o mundo o que acontecerá entre os anos 1950-2012. Os homens não estão pondo em prática os Mandamentos que Nosso Pai nos deu. Satã está dirigindo o mundo, semeando ódio e discórdia em todos lugares. Os homens fabricaram armas mortais que destruirão o mundo em minutos, a metade da humanidade será horrorosamente destruída, a guerra começará. Contra Roma, haverá conflitos entre ordens religiosas. Deus permitirá que todos os fenômenos naturais, como a fumaça, o granizo, o frio, a água, o fogo, as inundações, os terremotos, o tempo inclemente, desastres terríveis e invernos extremamente frios, acabem pouco a pouco com a Terra; estas coisas de qualquer maneira acontecerão nas proximidades do ano 2000. Esses que não querem acreditar, agora é tempo, a Mãe Sagrada da humanidade lhes fala. Pratique atos de caridade com seu próximo que necessita; dos que não se amam uns aos outros como meu Filho os tem amado, ALGUNS DESTES, PODERÃO SOBREVIVER, mas Eles quererão ter morrido, milhões destes perderão a vida em segundos. A classe de castigos que estão em frente a nós, na Terra, é inimaginável, e eles virão, não há nenhuma dúvida. Nosso Senhor castigará duramente a quem não creia nele, aos que o rejeitam, e aqueles que não tiveram tempo para Ele. Eu chamo a todos que venham para meu Filho Jesus Cristo; Deus é ajuda para o mundo, mas todo aquele que não der testemunho de fidelidade e lealdade, este será destruído de forma terrível". O Padre Agustín que reside em Fátima, diz que o Papa Paulo VI lhe deu permissão de visitar a irmã Lúcia, já que ela era monja de clausura, e não podia sair ou receber visitas. O Padre Agustín contou que ela o recebe de coração partido e lhe falou: 'Padre, Nossa Senhora está muito triste porque quase ninguém se interessou pela profecia dela em 1917; assim os bons têm que caminhar por uma estrada estreita e deste modo, os maus irão por uma estrada larga que os levará diretamente à própria destruição; e me acredite Padre, o castigo virá muito em breve. Muitas almas podem perder-se e muitas nações desaparecerão da Terra. Mas, apesar de tudo isso, se os homens meditarem, rezarem e levarem o término ações boas, o mundo poderá ser salvo. Caso contrário, se os homens insistirem em suas maldades, o mundo humano se perderá para sempre. Chegou o tempo para todos de transcrever a mensagem de Nossa Senhora para seus familiares, seus amigos, para os amigos deles e para o mundo inteiro. De começar a rezar, de elevar seus espíritos, de fazer penitências e de se sacrificar. Nós estamos a cerca de um minuto do último dia e a catástrofe se aproxima. Devido a isso, muitos que estão afastados se voltarão aos braços da Igreja de Jesus Cristo. Todos os países, Inglaterra, Rússia, China etc...,todos os Religiosos, os Protestantes, os Espíritas, os Muçulmanos, os Budistas e os Judeus, todos regressarão, adorarão e crerão em Deus, em seu enviado Jesus Cristo e em sua Santa mãe. Mas o que nós devemos esperar? Em todos lugares se fala de paz e tranqüilidade, mas o castigo virá. Profecia: UM HOMEM EM UMA POSIÇÃO MUITO ALTA SERÁ ASSASSINADO E ISTO CAUSARÁ A GUERRA. UMA ARMA PODEROSA CAMINHARÁ ATRAVÉS DA EUROPA E A GUERRA NUCLEAR COMEÇARÁ. Esta guerra destruirá tudo, a escuridão cairá sobre a Terra durante 72 horas(três dias). Apenas uma terça parte da humanidade sobreviverá a estas 72 horas de escuridão e terror e começará a viver em uma era nova, serão as pessoas boas. Em uma noite muito fria, 10 minutos antes da meia-noite, UM GRANDE TERREMOTO sacudirá a Terra durante 8 horas. Este será o terceiro sinal de que Deus é quem governa a Terra. Os bons, aqueles que propagarem esta mensagem, a profecia da Santa Mãe Maria anunciada em Fátima, não DEVEM TEMER, não TENHAM nenhum receio. O QUE FAZER? Ajoelhe-se peça perdão a Deus. Não deixe a sua casa e não deixe ninguém estranho entrar. Porque só o bom não estará em poder do mal e sobreviverá à catástrofe. De forma que você deve se preparar e permanecer com vida, como meus filhos que são, lhes darei os seguintes sinais: A NOITE SERÁ EXTREMAMENTE FRIA; SOPRARÃO VENTOS MUITO FORTES; HAVERÁ MUITA ANGÚSTIA E EM POUCO TEMPO COMEÇARÁ UM GRANDE TERREMOTO, QUE FARÁ ESTREMECER TODA A TERRA.. Em sua casa, feche portas e janelas e não fale com ninguém que não esteja em sua casa. Não olhe para fora, não seja curioso, porque esta é a ira do SENHOR. Acenda velas benditas, porque por três dias nenhuma outra luz se acenderá. O movimento da Terra será tão violento que moverá o eixo da Terra (23 graus); depois ela regressará à sua posição normal. Então uma escuridão absoluta e total cobrirá a Terra inteira. Todo espírito maligno andará solto, fazendo muito mal às almas que não quiseram escutar esta mensagem de advertência e para aqueles que não quiseram se arrepender. Que as almas benignas cristãs se lembrem de acender as velas santificadas, preparar um altar sagrado com um crucifixo para comunicar-se com Deus através de Seu Filho, e Lhe implorar sua infinita misericórdia. Tudo estará escuro. Então, uma grande Cruz Mística aparecerá no céu, lembrando o precioso preço que o Seu Filho pagou por amor à humanidade e pela nossa redenção. Na casa a única coisa que poderá dar luz são as VELAS SANTIFICADAS de cera, que uma vez acesas nada poderá apagar até que terminem os três dias de escuridão. Todos também devem ter consigo ÁGUA BENTA, que aspergirão pela casa inteira, em especial nas portas e janelas. O Senhor protegerá as propriedades dos eleitos. Ajoelhem-se diante da cruz poderosa do Seu divino Filho, rezem com devoção e depois digam o seguinte: "OH DEUS, PERDOAI NOSSOS PECADOS, SALVANDO-NOS DO FOGO DO INFERNO E LEVE PARA SEU LADO TODAS AS ALMAS, ESPECIALMENTE AQUELAS MAIS NECESSITADAS DE TUA MISERICÓRDIA. DOCE MÃE MARIA, INTERCEDA POR NÓS! NÓS A AMAMOS, SALVA NOSSO MUNDO." Rezem 05 Credos e o rosário que é o segredo do coração Imaculado de Maria. Aqueles que acreditam nas palavras acima, levem essa mensagem aos demais. OS JUSTOS NÃO DEVERÃO TEMER NADA NO GRANDE DIA DO SENHOR. Falem com todas as almas agora, enquanto ainda há tempo; os que permanecem calados agora serão responsáveis pelo grande número de almas que se perderão pela ignorância. Quando a Terra já não mais tremer, aqueles que ainda não crerem em Nosso Senhor morrerão horrivelmente. O vento trará gases e os espalhará por toda a parte, não sairá o sol. Pode ser que você viva depois desta catástrofe. Não esqueça que o castigo de Deus é Sagrado e que, uma vez começado, não devem olhar para fora, por qualquer razão, já que Deus não quer que nenhum de seus filhos veja quando castigar os pecadores renitentes. Tudo isso está nas Escrituras Sagradas, veja no Novo Testamento: S. Lucas (Capítulo 21, versos 5:11,12:19, 20:20, 29:33) - Carta de S. Paulo (Capítulo3,8-14). - O profeta Isaías (cap.40 ,1: 5:9). Deve-se entender que Deus permitirá que tudo isso aconteça. O Papa e os bispos estão esperando outra mensagem que falará de arrependimento e de oração. Lembre-se sempre que a palavra de Deus não é uma ameaça, mas uma boa notícia'. Por favor, reproduza esta folha e envie isto a quantos você conheça de forma que todos nós tenhamos oportunidade para nos arrependermos e sobreviver. Nós não sabemos se aqueles que estão recebendo esta mensagem acreditam ou não Nele, mas pense que se Deus permitirá que chegue a eles é porque os quer, seja qual for sua religião. Se você não acredita nesta mensagem, pelo menos a envie para outros, não lhe custa nada, de modo que aqueles que acreditarem, tenha uma oportunidade para decidir por si mesmo. Lembre-se de que tudo isso pode ser evitado se colocarmos em prática os Dez Mandamentos que Nosso Senhor nos deu. São 10 coisas tão simples que se TODOS nós puséssemos em prática, poderíamos obter Seu perdão. * A Irmã Lúcia, faleceu em 11 de fevereiro de 2005. Desde os anos 20, já tem sido alertado que esta profecia seria cumprida após a morte dessa Irmã."




terça-feira, 11 de agosto de 2009

Calamidade 1

Há dez anos, espalhou-se um boato de que Nostradamus havia previsto o fim do mundo para 11 de agosto de 1999. Embora eu não acreditasse no que Nostradamus teria dito, eu fiquei com as "barbas de molho". Sentei-me, comecei a pensar com meus botões, repassando minha vida e rezei. Tomei logo aquela atitude por precaução. Eu não acreditava muito naquela história, mas sentia que aconteceria alguma coisa diferente, naqueles dias. Eu tinha ouvido falar das aparições de Nossa Senhora em Medjugorjie, uma cidadezinha da ex-Iugoslávia, onde, por sinal, estava acontecendo, naquele ano, a Guerra de Kosovo. Aquelas aparições haviam se iniciado mais ou menos quando eu nasci. Se elas continuam, não sei. Nossa Senhora falava com um grupo de jovens e às vezes falava sobre o ocaso da história da humanidade, tal como a conhecemos. Foi por causa daquelas aparições que eu e minha família ficamos receosos. Comentei sobre isso com um padre, quando me confessei, e ele disse que aquelas aparições ainda não tinham o reconhecimento oficial do Vaticano. Não entendi o porquê disso. Por que Nossa Senhora não compareceu pessoalmente diante do papa, para que a Igreja acreditasse??? Talvez Deus, por meio de sua Corte Celeste, prefira se manifestar aos mais humildes cujas palavras são mais desacreditadas. Saiba mais sobre as aparições de Medjugorjie em:

http://www.catolicanet.com/?system=news&action=read&id=43919&eid=301.

http://www.medjugorjebrasil.com/?cat=artigos&id=228.

Naquele tempo, como você já sabe, eu cursava medicina veterinária. Ainda estava de férias naquela semana e seria realizado na minha faculdade, em Fortaleza, o Encontro Nacional dos Estudantes de Veterinária. Por causa daquela ameaça de fim de mundo, minha mãe não me deu dinheiro e não me deixou participar do encontro. Mas tudo bem. Não deve ter tido muita graça. Muita gente deixou de ir pelo mesmo motivo.

Realmente aconteceu algo diferente naqueles dias, mas nada que afetasse diretamente minha vida. Na manhã de 11 de agosto, por volta das nove, segundo o Horário de Brasília, houve um eclipse total do sol, que só foi visualizado por quem estava em alguns lugares do Hemisfério Norte, como a Turquia:

http://www.cdcc.usp.br/cda/eventos/1999/eclipse081199/eclipse08-11-99.html.

http://www.mat.uc.pt/~helios/Mestre/H02eclip.htm.

http://astro.if.ufrgs.br/fase/eclipse1999/index.html.

Teve gente que associou aquele eclipse ao fim do mundo. Quanta besteira! Esse fenômeno acontece há milhares de anos, desde que o sol e a lua existem.

Coincidência ou não, dias depois, houve um grande terremoto na Turquia, um dos locais onde o eclipse foi visto. Depois veio uma série de terremotos que afetou a região até o fim daquele ano (http://veja.abril.com.br/250899/p_050.html).

Os textos nos seguintes endereços comentam sobre essas histórias de profecias sobre o futuro que surgem de todos os lados e que causam tanta polêmica que nos deixam cegos a ponto de nos desesperarmos e nos esquecermos de viver nossas vidas e de fazer o melhor pelos semelhantes:

http://www.apocalipse2000.com.br/nostradamus.htm.

http://recantodasletras.uol.com.br/ensaios/1365073.

O texto da primeira página referida tenta desmentir lendas a respeito das supostas profecias de Nostradamus, haja vista que todas as tragédias do mundo moderno são atribuídas às tais profecias. Eu não acredito nelas. Talvez estejam atribuindo aleatoriamente frases dele à quaisquer eventos depois que eles ocorrem. Além disso, já atribuíram a ele diversas datas previstas para o fim do mundo.

Como diz o texto da última página referida, realmente o mundo já está se acabando. Eu já não reconheço mais os lugares por onde eu andava, nem os lugares onde eu vivi. Aqueles lugares já foram melhores. Já não posso mais sair de casa tranquilamente da maneira que eu quiser. Já não posso circular nem de carro, pois as ruas e estradas estão desaparecendo. Já não posso mais viver em casas sem grades nas portas e nas janelas, sem muro alto, sem cerca elétrica e sem cachorro bravo. Já não posso respirar até encher os pulmões de ar porque ele está cheio de fumaça ou de vírus. Já não posso comer uma fruta nem uma verdura porque estão cheias de agrotóxicos. Já não posso sair de casa sem protetor solar, sem roupas leves e sem que elas fiquem ensopadas de suor porque as árvores que eu plantei foram derrubadas e nos lugares delas plantaram concretos. Então me sinto sufocado, porque estou cercado por concretos e a atmosfera está cheia de gás calorento. O mundo está ficando inóspito e insalubre. Já não vejo mais a mesma graça que eu via no mundo quando eu era mais jovem. Fazer o quê? Dizem que águas passadas não movem moinhos.

O mesmo texto também diz que somos gado. E somos mesmo, porque deixamos que nos levem para qualquer lugar. Somos submissos demais e não sabemos nos libertar. Optamos pela idolatria e aceitamos tudo que nos oferecem. Achamos que tudo o que eles dizem ou fazem é sagrado. Não temos outro ponto de vista. Não temos alternativa a não ser dizer amém, quando o dono das terras se espreguiça no alpendre da casa grande e em seguida monta em seu cavalo. Ele sai galopando e dizendo o que cada cabeça de gado deve fazer, como se posicionar no pasto e como abaixar a cabeça para pastar e ruminar. Ele adora ser fotografado ou filmado enquanto está galopando entre seu rebanho. Para nós, o tempo parou, mas apesar de tudo, achamos que somos felizes. Como diria Zé Ramalho (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/07/56-edicao-de-2009.html), somos povo marcado, mas somos felizes por aceitarmos que o populismo nos governe.

Em uma próxima postagem, retomarei o raciocínio sobre o fim do mundo. Por enquanto, como hoje é dia do estudante, deleite-se com o vídeo de "Coração de estudante", por Nilton Nascimento e com a participação de Roberto Carlos.


 



 


 


 

 

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Pais e filhos

Sei que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre o assunto, mas vou falar mesmo assim o que penso. O que escrevo aqui vale para você que é pai e para você que é mãe, principalmente para você que é pai, devido à data oportuna.

Foi a convivência com a afilhadinha da minha namorada, uma adorável criança de quase 3 anos, que me fez pensar mais ainda a respeito da paternidade, nestes dias. A menina é uma graça e ainda é um bebezinho. O que nos cativa nela é sua inocência, sua meiguice e sua pequenez que lhe fazem parecer uma bonequinha indefesa e dá vontade de a gente carregar nos braços. Ela me lembra um pouco a minha irmãzinha caçula, quando era pequenininha, por ser tão dengosa, e me lembra também minha irmã do meio, por ser comilona, abrindo o bocão prá gente dar a comidinha na colher. A bichinha fica tão feliz quando me vê chegando que corre para abrir a porta do meu carro, sempre pensando que vou levá-la para a "alegria", ou seja, para brincar em alguma praça ou parque onde haja outras crianças brincando. Semana passada, eu estava cuidando dela, enquanto ela brincava no playground de um restaurante, na Serra da Meruoca, e ela me chamou de pai. Eu fiquei comovido demais com isso. Bem que eu queria que ela fosse mesmo minha filhinha. Realmente ela precisa de um pai. Ela sente uma pontinha de ciúmes de sua madrinha. Enquanto está acordada, não quer nos deixar a sós. Ela se deita no nosso colo, quando estamos sentados na poltrona, diante da TV, com uma chupeta na boca, toda dengosa, parecendo uma nenezinha. Às vezes ela tenta cantar a canção Let it be, dos Beatles, de tanto ouvi-la com a madrinha. Então aproveitamos a deixa e cantamos essa música para niná-la e fazê-la dormir. Imagine a cena. É muito linda. No próximo final de semana, nossa princesinha se vestirá de anjinho para coroar Nossa Senhora em uma festa religiosa, em Viçosa do Ceará. Gostaria muito de ver isto.

Há algumas semanas, escrevi sobre Michael Jackson (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/07/63-edicao-de-2009.html). Desde então, eu já vinha matutando com meus botões a respeito da relação pais x filhos. Enquanto o mundo inteiro condena o pai do cantor, eu questionei se tudo o que ele fez com os filhos foi por falta de caráter, por oportunismo ou apenas por querer ver os filhos bem-sucedidos. Em parte sou sensível como Michael. Não gosto de ver crianças chorando. Logo, me dá vontade de chorar também e de fazer alguma coisa para ajudar ou consolar, ainda mais se eu for culpado desse choro. Semana passada, tivemos que ser um pouco duros com minha "filhinha". Ela chorou quando não a levamos aos lugares aonde ela queria ir. Faz parte. Lamento ter que dizer isto, mas, infelizmente, não podemos sempre satisfazer todas as vontades das crianças, para o próprio bem delas. Espero que um dia elas entendam isso. Ao sair de casa com sua criança, prepare-se, porque toda criança, ao se engraçar com um objeto, com uma pessoa ou com um lugar, dificilmente vai querer largar o objeto ou se afastar da pessoa ou do lugar. Às vezes, a dor da separação é aguda e insuportável demais, até para os adultos, quando passam por situações similares. Portanto, não julgue mal a criança nem perca a paciência com ela. Sei que é de partir o coração ver uma situação dessas, mas temos que ser discretos, firmes, educados e gentis. Afinal, VOCÊ também já passou por isso, na sua infância. E EU também.

Sou contra bater em crianças. Confesso que tenho vontade de matar quem faz isso, ou pelo menos, de chamar a polícia. Penso assim pelos seguintes motivos:

1. Como dizia Shakespeare, se você está com raiva, você tem o direito de estar com raiva, mas não tem o direito de ser cruel.

2. Quem agride fisicamente uma criança é COVARDE. Isso mesmo. C-O-V-A-R-D-E. Está se aproveitando do seu porte físico contra uma pessoa mais fraca e incapaz de se defender.

3. No momento em que o sujeito agride a criança e percebe que está em vantagem sobre ela, tornando-a submissa à sua "autoridade", o que mais falta para esse sujeito começar a se aproveitar da situação e molestá-la sexualmente???

4. O sujeito bate nos filhos porque no fundo tem vontade de bater em algo ou alguém para descontar suas frustrações, principalmente quando bebe. Então, em princípio, tende a descontar no lado mais fraco. Com o tempo, passa a não se sentir mais satisfeito com isso e, como diz o adágio popular, costume de casa vai à praça, ou seja, não falta muito para que comece a agredir outras pessoas, dentro e fora de casa ou do trabalho, distribuindo porrada, como se fosse o Maçaranduba, do Casseta & Planeta.

Se existe muita bandidagem nas ruas hoje, a culpa não é tanto das supostas restrições às relações entre pais e filhos impostas pela lei. Ou seja, é uma teoria muito reducionista e medíocre dizer que existem mais bandidos porque os pais não podem mais bater nos filhos. Claro que às vezes acontece em parte pela falta de autoridade paterna, mas isto acontece mais por uma questão social. Eu, por exemplo, não fui criado apanhando dos meus pais, mas também não virei marginal. Conheço outro exemplo disso, acho que até já o mencionei aqui (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/12/edio-bombstica-de-26-12-2008.html). O cantor Cosme, membro da Renovação Carismática Católica no Rio de Janeiro, foi membro do Comando Vermelho na adolescência. Não foi por falta de surra que ele entrou no crime. Seu pai era um cachaceiro que chegava ao lar quase todo dia embriagado, quebrando tudo, agredindo a esposa e os filhos, além de molestá-los. O crápula tinha amantes e deixava propositadamente faltar comida em casa. Então Cosme começou a fumar maconha para não sentir fome. Até que um dia, para continuar com seus baseados, teve de começar a roubar. Assim nasceu o "Caveirinha".

De qualquer maneira, é importante estabelecer limites, assim como Deus estabeleceu para Adão e Eva o limite de não comerem as frutas de certa árvore do Éden. Explique ao seu filho que, se você está fixando limites para ele, não é porque você quer, mas é porque a sociedade e o mundo também nos impõem limites.

Mantenha sua autoridade paterna, mas não permita que seu filho pense que você é inimigo dele. Antes de pensar em puní-lo, faça questão de deixar bem claro que você o ama e que não vai deixar de amá-lo, só porque ele errou. Se você não proceder assim, saiba que até os piores crápulas da face da Terra são capazes de fazê-lo.

Concluo meu raciocínio, declarando meu desejo de que nossa sociedade se torne mais civilizada, com mais cortesia, com mais educação e com menos violência. Desejo também que opiniões arcaicas oriundas de áreas rurais e do Período Colonial se dissolvam, e que as pessoas que têm aquelas opiniões levem-nas para suas sepulturas. Espero que nunca mais se repitam tragédias como: a morte da menina Isabela Nardoni (http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/04/14/veja_a_cronologia_do_caso_isabella_nardoni_1271167.html e http://g1.globo.com/Sites/Especiais/0,,15528,00.html), um marginal chamado Marcelo Boreli, acusado de roubo à bancos, de seqüestros, de ter engravidado uma cantora mexicana que esteve presa no Brasil, há alguns anos, fazendo um vídeo agredindo um bebê (http://www.parana-online.com.br/editoria/policia/news/213345/ e http://anamariabraga.globo.com/home/forum/?p=67&cpage=1) e um seqüestrador catarinense ensinando o filho a assaltar (http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2009/06/05/sequestrador-ensina-filho-sobrinha-de-menos-4-anos-assaltar-matar-em-santa-catarina-756209843.asp e http://www.youtube.com/watch?v=TSEFNfMrrGE). Tragédias provocadas por péssimos exemplos de pais. Espero que você não seja um canalha como eles.

Espero que aqueles que passarem por aqui tenham tido um excelente dia dos pais. Em homenagem a eles, deixo a canção Pais e filhos da Legião Urbana.