BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Postagem de 24022010


FALTAM 279 DIAS
Comunicado
Nos próximos dias, estarei suspendendo as atividades do blog "Consciência Acadêmica" e me transferindo para um novo espaço. Motivo: já explorei todas as possibilidades de trabalho, neste blog antigo, já o remodelei tantas vezes que ele já está descaracterizado, e o resultado final de meu trabalho desenvolvido aqui ainda não ficou da maneira que eu desejava. Além disso, o título "Consciência Acadêmica" é incongruente com as idéias defendidas aqui e com o design do blog. Era para ser um título provisório, mas eu o deixei, porque ele já estava consagrado. No entanto, não há nada mais incongruente do que o nome da série de TV "Malhação", que já está há quinze anos no ar, completamente descaracterizada. Ela só está ainda no ar porque se adaptou aos novos tempos e ainda atrai a audiência dos adolescentes.
Voltando ao nosso caso, em respeito a mim mesmo, ao meu trabalho desenvolvido até agora e ao meu público, não vou mais mexer neste blog. Meu projeto não ficou do jeito ideal, mas ficou bom. Se melhorar, estraga. Não quero modificá-lo, para não descaracterizá-lo mais ainda, nem apagá-lo, para que não tenha sido em vão. Prefiro deixá-lo "congelado", para que seja visto assim como ele é agora e para que seja lembrado assim. O "Consciência Acadêmica" (http://conscienciaacademica.blogspot.com/) continuará no ar, porém, não receberá mais novas postagens. Melhor assim. Faço como fizeram os Beatles, que souberam parar no momento certo, pois, se o grupo tivesse continuado no rumo em que estava, logo os sentidos de suas canções se esvaziariam e eles perderiam a graça.
Recomeçarei minha vida de blogueiro quase do zero, assim como estão obrigados a fazer muitos haitianos, que perderam quase tudo (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2010/02/terremotos.html). Por falar em Haiti, ainda temos muito a conversar sobre aqueles terremotos que ocorreram por lá. Aguarde.
Além de trabalhar em um novo blog, que divulgarei nos próximos dias, agora você também pode me encontrar no Twitter, onde postarei ensaios menores, as "postagens-relâmpagos", e deixarei os ensaios mais trabalhados e extensos para o blog maior, no qual terei cada vez menos tempo de postar. Meu endereço no Twitter é http://twitter.com/YnotNosirrah.


Súplica cearense
Ontem, o Brasil bateu o recorde de irradiação solar. Se distribuíssem células fotovoltaicas pelo território nacional, não faltaria energia solar e não haveria mais racionamento. O que aconteceu ontem foi que a incidência de raios ultravioleta esteve acima da média, em muitas capitais brasileiras, inclusive em Fortaleza, onde a radiação atingiu níveis extremos. Saiba mais em http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u697742.shtml.
De fato, em Fortaleza, a sensação térmica está elevada, mesmo à noite. Tem chovido muito pouco por aqui. Dizem que no interior do Estado está chovendo mais do que na capital. Há poucas expectativas de chuvas. Enfim, parece que estamos começando a sentir em nossa terra os efeitos globais do aquecimento global e da degeneração da camada de ozônio. O que podemos esperar agora?
Isso me lembra uma música de Luiz Gonzaga, o "rei do baião", que foi recentemente regravada pelo Rappa. Ela se chama "Súplica cearense". O "eu" da música é um sertanejo ingênuo que reza a Deus pedindo chuva, achando que a chuva é um fenômeno estritamente divino (há um componente divino na chuva, é claro) e, às vezes, culpando a si mesmo pela seca. Essa música é a cara da minha mãe, que parece uma mulher européia, apesar da origem sertaneja humilde. Ela é muito sensível ao calor. Vive reclamando do nosso clima, vive reclamando do calor, vive clamando à Deus por chuvas. E eu até lhe dou alguma razão. Eu também preciso de chuvas para viver. Todo mundo precisa. O homem do campo, para plantar e colher. As cidades, para que sejam lavadas e refrigeradas. Entretanto, temo que, no dia em que Deus ouvir suas preces, se crie uma situação fora de controle, como se verificou, ano passado, em alguns lugares de Fortaleza, onde o trânsito ficou mais caótico que o habitual, onde pessoas ficaram desabrigadas, e principalmente em Sobral e no resto da Zona Norte do Estado, com as vazantes dos rios e dos pântanos da região. Depois eu vou comentar sobre isso.
Em homenagem à minha mãezinha, que fez primaveras neste verão, no último dia onze, deixo aqui o clipe de "Súplica cearense", interpretado pelo Rappa.

Nenhum comentário: