BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Terremotos


FALTAM 289 DIAS.

Antes de qualquer coisa, peço desculpas àqueles que passaram por este espaço e que sentiram minha falta. Nunca mais tive tempo de escrever nem de publicar nada, porque tive que cuidar da criançada, que não me dava folga, nem me deixava pensar na vida direito. Vou aproveitar as férias para tentar tirar o atraso. Mês que vem, volto a cair nas mãos da criançada.
Pois bem, durante minha ausência, estava atento ao que aconteceu urbi ET orbi. Soube, por exemplo, que vários turistas, inclusive brasileiros, ficaram "ilhados" em Machu Pichu, no Peru, por conta das fortes chuvas na região, e que havia, inclusive, pessoas da minha faculdade (http://br.noticias.yahoo.com/s/28012010/25/mundo-peru-espera-resgatar-brasileiros-breve.html). Soube que cearenses que partiram para a Bolívia a fim de cursarem medicina, sem necessidade de prestar vestibular, estão comendo o pão que o diabo amassou, e a irmã de uma companheira nossa está naquele bolo (http://opovo.uol.com.br/internacional/947040.html). Soube da chicana em que um cidadão norte-americano requereu na Justiça Brasileira a guarda do filho que ele teve com uma brasileira que fugiu com ele para cá e ela veio a falecer (http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1429694-5602,00-DAVID+GOLDMAN+DIZ+QUE+TENTARA+REAVER+US+MIL+GASTOS+EM+BATALHA+JUDICIAL.html). Não posso julgar quem tinha razão na história, porque não sei como era a relação entre o garoto e seus parentes brasileiros e como era e como será a relação entre ele e o pai, e por que a mãe fugiu para o Brasil com o garoto, mas o fato é que ele ganhou a causa e levou o garoto. Como ele vai se adaptar por lá, só Deus sabe. Depois eu vou comentar a respeito dessa história de a vontade suprema dos americanos sempre prevalecer. Agora, eu acho que esse cidadão, pai do garoto Sean Goldman, que já conseguiu o queria, achar que vai conseguir arrancar cerca de 800 mil reais dos avós maternos de Sean, referentes às despesas com o processo, depois que já arrancou-lhes o menino, está sendo ingênuo e abusivo. Tudo bem que ele ficou na sarjeta, gastou o que não tinha e só conseguiu porque contou com o apoio de seus compatriotas, mas é melhor parar por aí (http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2009/12/30/ult1766u34445.jhtm). Soube também dos desmoronamentos de terra e de soterramentos que ocorreram no sul e no sudeste, por causa das chuvas, principalmente aquele que cobriu um hotel em Angra dos Reis, como já havia dito na postagem anterior (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2010/01/bem-vindo-2010.html).
O que me chocou mesmo, em janeiro, foi o terremoto no Haiti (http://br.noticias.yahoo.com/especiais/id_haiti). Nunca tinha ouvido falar de terremoto tão devastador quanto esse.

O que tenho a dizer sobre isto é que o que deve mesmo ser feito agora é sepultar os mortos, reconstruir o que foi construído e seguir em frente. No entanto, não basta apenas reconstruir. É preciso saber cuidar. A reconstrução deve ser feita de maneira racional, podendo ser inspirada em um modelo colombiano, por exemplo, que o governo haitiano já se apressou em conhecer (http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/100208/mundo/mundo_haiti_colombia). Por que eu digo isso? Porque não é a primeira vez que acontece um terremoto no Haiti e, infelizmente, talvez não seja a última. Aquele país ainda por cima é uma área sujeita à ação de furacões. Um país miserável e instável. Não adianta simplesmente reconstruir tudo agora para ser tudo destruído de novo, no próximo incidente. Bem, o ideal seria se o Haiti tivesse condições de se reestruturar e de se preparar para situações como esta, do mesmo modo que o Japão, que, logo após o terremoto que arrasou a cidade de Kobe, há quinze anos, conseguiu superar o incidente. Deveriam construir prédios adaptados às condições geológicas do lugar e treinar a população para agir aos novos tremores. Mas haja verba para tudo isso!!!
Saiba mais sobre aquele terremoto de Kobe em http://solangeemmatsue.blogspot.com/2008/05/memorial-do-grande-terremoto-hanshin.html, http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u80115.shtml, http://madeinjapan.uol.com.br/2010/01/18/homenagem-as-vitimas-do-terremoto-de-kobe/, http://www.ipcdigital.com/br/Noticias/Japao/Terremoto-de-Kobe-a-licao-que-nao-pode-ser-esquecida, http://curtindoojapao.com/relatos/log/eid21.html e http://pt.wikipedia.org/wiki/Kobe.

Quando a imprensa fala sobre este terremoto do Haiti, eles mostram apenas a situação devastadora em Porto Príncipe, a capital do país. Talvez eles generalizem a situação da capital para o resto do país, porque é um país pequeno, talvez menor que Sergipe, o menor Estado brasileiro, e a densidade demográfica é maior justamente nos arredores de Porto Príncipe, de onde o epicentro do terremoto estava bem próximo. Por isso, os estragos foram os maiores naquela área, e não há registros de danos em outros lugares onde o terremoto foi sentido, como em Cuba e na República Dominicana, que faz fronteira com o Haiti.
Este terremoto, somado a outros tremores de terra que têm surgido em diversos lugares do mundo, até mesmo onde eles são incomuns, como em Sobral (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/02/terremoto-em-edio-especial-ao-vivo.html e http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/03/terremoto-em-sobral-em-edio-especial-ao.html), no norte de Minas Gerais (http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,tremor-de-terra-deixa-uma-crianca-morta-em-minas-gerais,93085,0.htm e http://port.pravda.ru/news/cplp/brasil/10-12-2007/20738-terremoto-0) e em São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u394686.shtml), tem me deixado com a pulga atrás da orelha. Aquele de Minas foi o primeiro com vítima fatal no país. Nunca foram registrados tantos terremotos, especialmente de magnitudes consideráveis, em tão pouco tempo:
http://itacarenews.blogspot.com/2009/04/italia-terremoto-2009.html;
http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2009/03/23/ult1766u30309.jhtm;
http://www.tempodofim.com/un/terremotos_estatisticas.htm, http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2009/04/06/cronologia+os+piores+terremotos+dos+ultimos+anos+5362942.html;
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4010100-EI294,00-Terremoto+mata+mais+de+em+ilhas+da+Oceania.html;
http://www.dnbonline.com.br/blog/2010/01/05/todas-edicoes-do-terremoto-de-2009-pra-download/;
http://blogs.universia.com.br/sousaraujo/2009/04/16/terremotos/;
http://www.blogadao.com/terremoto-no-brasil-o-dia-que-o-pais-balancou/;
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL181695-5602,00-TERREMOTO+NO+CHILE+DEIXOU+MORTOS+E+MIL+DESABRIGADOS.html;
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Mundo&newsID=a2782230.xml;
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/01/100113_terremotos_americalatina_ss.shtml;
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2010/01/17/terremoto+de+magnitude+63+atinge+sul+da+costa+da+argentina+9337073.html;
http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2007/08/16/297298892.asp;
http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=49827&mdl=28;
http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=49647&mdl=28;
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT1186873-1655-1,00.html.
Dizia-se que seria pouco provável que acontecesse no Brasil algo parecido com o que aconteceu no Haiti, porque nosso país está relativamente afastado das bordas das placas tectônicas, que são áreas de maior instabilidade geológica, e por não haver vulcões ativos em nosso país, mas isto agora começa a ser questionado. O território brasileiro não é geologicamente uniforme, pois está cheio de "trincas" conhecidas como "falhas geológicas". Existem mais dessas falhas do que podíamos imaginar. Não por motivo de pânico, mas é possível encontrar avisos a respeito dos riscos de abalos sísmicos no Brasil em: http://vsites.unb.br/ig/sis/sisbra.htm, http://www.brasilescola.com/brasil/risco-terremotos-no-brasil.htm e http://www.sidneyrezende.com/noticia/70557+brasil+deve+considerar+possibilidade+de+fortes+terremotos+diz+geologo. Esta página alerta para os riscos de terremotos no Brasil, lança um prognóstico do que aconteceria com o Rio de Janeiro e diz o que poderia ser feito: http://ofca.com.br/artigos/2008/04/25/250408-terremoto-que-riscos-corremos/.

Os tremores que esporadicamente têm afetado Sobral, nos últimos dois anos, foram causados por uma falha geológica. Os terremotos de Porto Príncipe, também. Quase que concomitantemente com o terremoto haitiano, na tarde de 12 de janeiro deste ano, um pouco antes ou um pouco depois deste, coincidência ou não, houve alguns tremores em alguns pontos do Brasil:
http://hojeemdians.blogspot.com/2010/01/terremoto-atinge-natal.html;
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4198159-EI8139,00-Tremor+de+terra+no+RN+atinge+regiao+metropolitana+de+Natal.html;
http://odia.terra.com.br/portal/brasil/html/2010/1/terremoto_atinge_tres_estados_57906.html.
Daí se depreende nossa preocupação. Até que ponto a estrutura do planeta Terra foi abalada por nós ou por ela mesma??? Estariam todos esses incidentes relacionados entre eles??? Seriam sinais de vida do planeta, indicando preparação para algo maior???


Continua...


*****

Nenhum comentário: